Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Publicações

Revista Extensão 

cover issue 152 pt BR 1 compressed

A Revista Extensão tem como compromisso consolidar a indissociabilidade do conhecimento por meio de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, resenhas, relatos de experiências e entrevistas. É um periódico semestral que valida o conhecimento tradicional associado ao científico.

REVISTA EXTENSÃO VOL. 23 

EDIÇÕES ANTERIORES

Guia da Curricularização da Extensão

feed instagram AT 2

A Pró-Reitoria de Extensão - PROEXT, a Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD e a Superintendência de Registros Acadêmicos - SURRAC apresentam o Guia da Curricularização da Extensão: Orientações Gerais para os Cursos de Graduação da UFRB, sistematizado a partir das discussões realizadas no período de 2016 a 2021, durante a construção e a implementação da Política de Curricularização da Extensão da UFRB.

O Guia apresenta as orientações gerais para operacionalização da curricularização da extensão na UFRB, construídas no debate com as especificidades das diferentes áreas dos cursos de graduação, com respeito às trajetórias e à autonomia pedagógica. O objetivo é orientar sobre a operacionalização da Resolução n° 025/2021 CONAC/UFRB.

ACESSE O GUIA DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO AQUI

Mapeamento Participativo do Vale do Iguape

 mapeamento participativo

A publicação do ebook Mapeamento Participativo das Comunidades Remanescentes de Quilombos e Conflitos Ambientais do Vale do Iguape faz parte do Projeto Terra de Direitos, executado entre 2017 e 2021. O projeto buscou fortalecer a organização, a articulação e o reconhecimento das comunidades remanescentes do quilombo do vale do iguape, em Cachoeira, Bahia. Terra de Direitos foi realizado pela organização italiana Cospe Onlus, em parceria com CECVI, UFRB e UFBA, com apoio financeiro da União Europeia. Contou com participação de docentes do CETENS, CECULT, CAHL e CCAAB, e a coordenação de Marcelo Araújo (UFRB), Ananias Viana (CECVI) , Tatiana Velloso (UFRB), Martina Molinu (COSPE) e Leonardo Di Blanda (COSPE).

ACESSE O EBOOK AQUI

 Almanaque Pedagógico Quilombola

almanaque pedagogico

A publicação do ebook  Almanaque Pedagógico Quilombola faz parte do Projeto Terra de Direitos, executado entre 2017 e 2021. O projeto buscou fortalecer a organização, a articulação e o reconhecimento das comunidades remanescentes do quilombo do vale do iguape, em Cachoeira, Bahia. Terra de Direitos foi realizado pela organização italiana Cospe Onlus, em parceria com CECVI, UFRB e UFBA, com apoio financeiro da União Europeia. Contou com participação de docentes do CETENS, CECULT, CAHL e CCAAB, e a coordenação de Marcelo Araújo (UFRB), Ananias Viana (CECVI) , Tatiana Velloso (UFRB), Martina Molinu (COSPE) e Leonardo Di Blanda (COSPE).

 ACESSE O EBOOK AQUI

 Catálogo do Measb

capa catálogo 2018

No ano de 2018, o acervo do Measb passou por um processo de Documentação Museológica, criação de Política de Aquisição do Acervo e publicação de materiais gráfico, com financiamento do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. O Catálogo e folder institucional pode ler lido e/ou baixado nos links:

Catálogo do Measb

Folder do Measb

Catálogo Pibex - Vol. II

capa2

 

Cique aqui para baixar e ler o livro Catálogo PIBEX - Volume II

 

Extensão Universitária na UFRB - Volume 2

extensão volume 2

O segundo volume do Livro 10 anos da extensão complementa a apresentação de trabalhos extensionistas desenvolvidos ao longo destes dez anos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia pelos próprios sujeitos que os fazem: professores, estudantes e servidores técnicos. Segue-se em mais uma edição, mas certamente longe de esgotar a expressão de tudo que fora e vem sendo desenvolvido por esta Universidade que se fortalece nesta relação pulsante com os territórios em que se insere e cada vez mais se expandindo às regiões mais distantes. 

Clique aqui para ler e/ou baixar o livro Extensão Universitária na UFRB - Volume 2

 Catálogo Pibex - Vol. I

Sem pibex

 

O primeiro volume do Catálogo PIBEX é uma publicação digital da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), que apresenta resumos e informações dos 223 projetos e programas desenvolvidos por docentes e discentes dos Centros de Ensino da UFRB, entre 2009 e 2014, apoiados pelo Programa Institucional de Bolsa de Extensão − PIBEX.

Baixe aqui para baixar e ler o livro Catálogo PIBEX - Volume I

 

Extensão Universitária na UFRB

capa-extensao

O livro apresenta a trajetória de algumas experiências de ações de extensão universitária no decênio da Proext/UFRB, que foram enraizando a UFRB junto às comunidades urbanas, rurais, tradicionais, a partir de ações, projetos, programas e eventos que discutem as demandas, as potencialidades e as perspectivas locais, buscando auxiliar na compreensão e na intervenção dos desafios socioambientais e culturais. São experiências nas áreas temáticas de Educação, Cultura, Saúde, Meio Ambiente e Trabalho e Produção, as quais refletem um conjunto de práticas que promovem a convivência e a interatividade ativa entre os saberes.

Baixe aqui para ler e baixar o livro Extensão Universitária na UFRB

 

Kit Pedagógico - Bia e Vítor Missão Zica Zero

DivulgacaoWeb

O kit pedagógico foi produzido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi) do Mec.

Trata-se de um conjunto de material composto por revista em quadrinhos, atividades lúdicas, cartazes e adesivos que está disponível para download no site do combate ao Aedes.

Na história em quadrinhos, Bia e Vitor são os personagens que vão se prevenir com roupas apropriadas, raquete, repelente e ainda com a ajuda dos superamigos da natureza, o sapo e a libélula, lembrando da importância do controle biológico e natural das pragas urbanas. Também ensinam como combater os focos e impedir que o mosquito se prolifere. Ao final, convidam o leitor a também fazer parte da “turma mosquitodestruidora”. 

Clique aqui para baixar todos os produtos do kit!

 

Coletânea de Esclarecimentos - Orçamentos em Projetos e Programas de Extensão

esclarecimentos

A cartilha orienta sobre orçamento em projetos e programas de extensão. Trata-se de uma ferramenta para facilitar o trabalho acadêmico de nossa comunidade interna, sem pretender esgotar a temática do orçamento público, tampouco os normativos existentes. Dentre os temas trabalhados estão: captação de recursos extraorçamentários; natureza da despesa (distinção entre materiais permanentes e de consumo); composição do orçamento público; serviços e materiais que podem ser solicitados em um orçamento; trâmite institucional para solicitação de materiais; trâmite institucional para execução do recurso; modalidades de compra (dispensa, licitação, pregão, carta convite); empenho; execução, liquidação; consolidação; limite global; procedimentos para solicitar diárias e passagens; remuneração para pesquisador, docente, técnico-administrativo e estudante; ateste de material; tombamento de material e entrega do bem ou serviço ao projeto/programa de extensão.

O guia pode ser baixado aqui.

 

Cartilha CINEMA, CINECLUBE EDUCAÇÃO: Material para educadores

cinema educ

Guia educativo para os professores que participarem do Curso de Extensão e para distribuição em escolas do ensino básico, podendo, no enatnto, ser baixado gratuitamente no link abaixo por interessados no tema. Além desse guia, foi produzido um vídeo instrutivo sobre o uso do audiovisual em sala de aula. (Saiba mais sobre o projeto Cinema e Educação no link: http://www.ufrb.edu.br/cinemaeducacao)

Leia aqui: http://www.ufrb.edu.br/cinemaeducacao/images/banners/cartilhaparaeducadores.pdf

 

Anais do IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (IV CBPN)

 ivcbpn

Anais do IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (IV CBPN), que foi realizado em Cruz das Almas, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2013, tendo como tema Da Educação Básica à Pós-Graduação: Perspectivas e Estratégias de Políticas Afirmativas para Construção de Gênero e Raça. A publicação tem como  objetivos criar mais um instrumento para alimentar o debate e a reflexão coletiva sobre as desigualdades de gênero e raça, além de registrar e disponibilizar os textos dos trabalhos apresentados no evento

Baixe aqui: http://www.ufrb.edu.br/proext/noticias/1264-lancamento-dos-anais-do-iv-cbpn-2013

 

Entre o Pensamento de Lélia González e a Palavra Poética

lelia

A Proext e a Propaae apresentam o livreto Entre o Pensamento de Lélia González e a Palavra Poética.

A proposta da publicação é colocar em cena a história e a contribuição social de uma mulher e intelectual brasileira que é quase sempre deixada de lado pela história oficial do país, apesar de ter sido alguém que teve um papel relevante, sobretudo na militância social, nos meios intelectuais e acadêmicos, questionando a imposição de papéis sociais pré-destinados de gênero e de raça.

O livreto reúne artigos, poemas e contos sobre Lélia González premiados em um Edital público específico para esse fim, dentro do Fórum Internacional 20 de novembro da UFRB, em 2013. O livreto teve organização de Ana Rita Santiago, Cláudio Manoel Duarte, Giovana Temple (Proext) e Ronaldo Crispim (Propaae).

Entre o Pensamento de Lélia González e a Palavra Poética está sendo distribuído nos centros de ensino da UFRB e pode ser lido online no link: http://issuu.com/proext/docs/lelia_goncalez_final

 

 

Fim do conteúdo da página