Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Proext distribui guia impresso para orientar a curricularização da extensão na UFRB

Publicado: Sexta, 15 Julho 2022 14:52

 

A versão impressa do Guia da Curricularização da Extensão: Orientações Gerais para os Cursos de Graduação da UFRB está disponível para todos/as os/as docentes da Universidade. A publicação deve ser retirada pela categoria no Núcleo Acadêmico do seu centro de ensino.

“O Guia foi construído coletivamente, a partir das discussões no âmbito da UFRB, sobre a implementação da extensão nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. É um documento que aponta caminhos para essa implementação da curricularização da extensão, como uma primeira sistematização, e está sujeito a contribuições e atualizações”, explica a Pró-Reitora de Extensão Tatiana Velloso. 

O Guia da Curricularização da Extensão: Orientações Gerais para os Cursos de Graduação da UFRB busca orientar os professores e as professoras da Universidade a seguir a Resolução n.º 25/2021 CONAC/UFRB. A norma regulamenta a Política de Curricularização da Extensão nos cursos de graduação da UFRB, em conformidade com o Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024). 

A partir das diretrizes do Plano e da Resolução, as atividades formativas de extensão, dentro de uma concepção de interação dialógica entre universidade e sociedade, devem constar no currículo dos cursos de graduação. O principal objetivo é proporcionar  ao corpo discente uma formação mais humanística, crítica e emancipatória, buscando colaborar com a promoção da transformação social. Nesta perspectiva, a sala de aula não se limita ao espaço físico, outros espaços estratégicos proporcionam a construção de conhecimentos implicados com a realidade. 

O guia, disponível em versão digital desde abril, detalha o caminho institucional e as possibilidades para inclusão da extensão no currículo dos cursos. A produção é das Pró-Reitorias de Extensão (PROEXT) e de Graduação (PROGRAD), em parceria com a Superintendência de Registros Acadêmicos (SURRAC). 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página