PROEXT homenageia escultor de ferro, Negão Celebridade, na série “Territórios em Arte”

Publicado: Quarta, 28 Setembro 2022 13:57

DSC 0074 1 1 min 2

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia homenageia artistas dos territórios de identidade onde a Universidade atua. A ideia é estampar obras desses artistas regionais nos produtos para distribuição em eventos institucionais, a exemplo de pastas, blocos de anotação e crachás. Com a veiculação dessas produções, é possível traduzir um pouco de cada lugar onde a UFRB se faz presente.

Os primeiros artistas cujas obras estão estampadas nestes materiais são do Recôncavo da Bahia. O homenageado mais recente é o artista cruzalmense Jurandir Teixeira Pereira, que prefere ser chamado de Negão Celebridade ou Celebridade. Soldador mecânico por profissão, Celebridade produz obras de arte e esculturas há 25 anos. A especialidade do artista é produzir esculturas de ferro a partir do processo de soldagem mecânica de materiais recicláveis que sobram em sua oficina mecânica.

Apesar da diversidade temática de suas peças, que vai de esculturas de cangaceiros a uma chapa de ferro pré-moldada com o rosto do cantor John Lennon, Celebridade se destaca na representação dos Orixás. Grande parte das suas obras  retratam os deuses e as deusas das religiões de matriz africana. O artista atribuiu aos Orixás a sua inspiração e motivação para continuar no caminho da arte.

Mesmo ocupando o ramo artístico há mais de duas décadas, o artista reivindica mais espaço e valorização na região. “Precisamos de pessoas que levem nossas peças, artes, culturas, principalmente em Cruz das Almas, que é uma cidade tão rica em acervos culturais. Tá faltando reconhecimento. E é esse espaço que estamos buscando”, disse.

As obras do artista Negão Celebridade estão expostas em uma sala no primeiro piso de sua oficina mecânica, localizada no bairro Touquinha, em Cruz das Almas. Alguns dos seus trabalhos poderão ser conhecidos nos produtos institucionais da UFRB que serão distribuídos nos próximos eventos apoiados pela PROEXT.

DSC 0115 2