Proexc esclarece dúvidas sobre edital de fomento à curricularização em evento virtual no dia 09 de março

Publicado: Segunda, 06 Março 2023 15:33

edital extensao5

A Universidade Federal do Recôncavo Bahia tem edital aberto para apoiar a implementação da política de curricularização da extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de graduação da Universidade. O auxílio financeiro é destinado, exclusivamente, para projetos e programas de extensão de cursos que tenham a inserção da extensão aprovada ou em tramitação para implementação em 2023.1.

Para dialogar sobre o edital e colaborar com a construção das propostas, a Proexc vai promover um evento virtual, via google meet, na próxima quinta, dia 09 de março, das 16h às 18h. Tatiana Velloso, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFRB, e Sinvaldo Barbosa, chefe do Núcleo de Programas e Projetos da Proexc, vão explicar as condições para o fomento de projetos e programas de extensão e esclarecer possíveis dúvidas da comunidade acadêmica.

O edital Nº 01/2023 - Seleção Pública de Programas e Projetos de Extensão inseridos nos Currículos de Graduação da UFRB recebe propostas até o dia 03 de abril. O auxílio, no valor de até 8 mil reais, pode ser destinado para diárias, material de consumo (papel A4, caneta, fita adesiva), bolsas para estudantes de graduação, materiais gráficos e contratação de prestação de serviços de pessoa jurídica.

Serão apoiadas até 50 propostas de extensão para execução no semestre 2023.1, entre 03 de julho e 30 de dezembro de 2023, de forma presencial. O valor disponibilizado para o fomento da curricularização da extensão é de 400 mil reais, com recursos de emenda parlamentar do Senador Jaques Wagner. A operacionalização do recurso ficará por conta da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão – FAPEX.

A curricularização da extensão é uma das metas previstas no Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024). Todos os cursos de graduação das universidades públicas brasileiras devem destinar, no mínimo, 10% da sua carga horária à extensão universitária. Na UFRB, a Política de Curricularização da Extensão foi instituída pela Resolução N° 025/2021 CONAC/UFRB. Na prática, todos-as os-as estudantes de graduação da UFRB precisam ter vivências na extensão universitária, para garantir uma formação acadêmica mais cidadã, ética e solidária.