VIII Simpósio de Extensão da UFRB acontecerá de 18 a 20 de outubro

Publicado: Terça, 10 Outubro 2023 10:48

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está preparando o VIII Simpósio de Extensão, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de outubro, em formato híbrido. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de outubro no sistema UFRB Eventos.

O Simpósio tem sido parte integrante da Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (RECONCITEC) desde 2017. Para a edição de 2023, estão previstas conferências, mesas de discussão, visitas ao campus, minicursos, uma mostra artística e apresentações de trabalhos do programa PIBEX. Parte da programação será realizada de forma virtual, na TV UFRB e no site da RECONCITEC, enquanto outras atividades acontecerão presencialmente no campus da UFRB em Cruz das Almas.

A quarta edição do Festival Insubmissões Culturais: a arte de reXistir estará disponível no site da RECONCITEC a partir do dia 18. A exposição apresentará obras que exploram diversas linguagens artísticas e estabelecem diálogos com as manifestações populares, com ênfase nas influências africanas e indígenas.

Uma novidade desta edição é a inclusão de visitas guiadas pelo campus de Cruz das Almas, que podem ser reservadas online e estão destinadas aos estudantes do ensino médio. Essa iniciativa faz parte do projeto de extensão “Nos caminhos da universidade: um olhar para a juventude de escolas públicas".     insubmissoes novo 02                      Caminhos da universidade card simposio 00000000 06

PROGRAMAÇÃO DO DIA 18

Na tarde do dia 18, às 14h, está agendada uma mesa virtual intitulada “Inserção curricular da extensão: desafios e perspectivas rumo a aprendizagens transformadoras”. A conferência contará com a mediação de Maria da Conceição de Menezes Soglia, Coordenadora de Extensão Universitária da UFRB, bem como com a participação de Danillo Barata, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFRB, e Olgamir Amância Ferreira, Decana de Extensão da UnB.

Ainda no dia 18, às 19h, o Programa Universidade Para Todos (UPT) realizará uma mesa de discussão online para abordar os impactos políticos e materiais na vida dos estudantes que participam do curso pré-vestibular. A conversa será conduzida por Carlos Adriano Oliveira, que é o Coordenador do UPT na UFRB, e contará com a participação de toda a equipe do UPT-UFRB, além de Patrícia Matos Machado, coordenadora do UPT na Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA).

No período da manhã, Tércio Menezes, Chefe do Núcleo de Gestão de Documentação da PROEXC/UFRB, vai ministrar o minicurso “Extensão no SIGAA”, a partir das 8h. O objetivo é explicar como registrar eventos e projetos, enviar relatórios, obter certificado e fazer inscrições em cursos e eventos a partir do módulo de extensão no SIGAA.

Ao longo de todo o dia 18, o público terá a oportunidade de conhecer os projetos e programas de extensão apoiados pelo programa, no ginásio do Centro de Referência Esportiva da UFRB. Os/as bolsistas e voluntários/as de todos os centros de ensino da universidade estarão presentes para compartilhar as suas vivências na extensão universitária.

cards 03      cards 09

cards 10

PROGRAMAÇÃO DO DIA 19

No dia 19, às 14h, está agendada uma mesa virtual com o propósito de discutir o desenvolvimento e a formalização da política cultural da UFRB, abordando o tema "Plano de Cultura e a Difusão dos Saberes". A mediação será conduzida por Giovana Temple, que desempenha a função de Coordenadora de Cultura e Universidade na UFRB. Os participantes desta mesa incluem Rita Aquino, responsável pela Coordenação de Produção e Disseminação da Extensão na UFBA, Alexandre José Molina, que atua como Diretor de Cultura na UFU, e Kleyson Rosário Assis, professor no Centro de Formação de Professores da UFRB.

Durante a manhã, Tábata Figueiredo Dourado, Pedagoga da PROEXC, estará conduzindo o minicurso intitulado “Metodologias em Extensão Universitária: possibilidades para implementação da ação extensionista curricularizada”, programado para acontecer das 10h às 12h. O objetivo deste curso é promover discussões sobre abordagens didáticas que possam viabilizar a integração da extensão universitária ao currículo, em consonância com a Política de Curricularização da Extensão da UFRB

cards 02     cards 08

RECONCITEC 2023

A IX edição da (RECONCITEC) vai acontecer entre os dias 17 e 20 de outubro, com o tema  “Ciências no plural: A Universidade é, em sua essência, diversa”. Na edição 2023, o maior evento científico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) conta com palestras, mesa-redonda, minicursos, feiras, programação cultural e apresentação de trabalhos, que vão ocorrer em formato híbrido.

A RECONCITEC busca a difusão e o estímulo do debate acerca das atividades científicas, extensionistas, tecnológicas, de internacionalização e permanência qualificada desenvolvidas em âmbito nacional e especificamente na região do Recôncavo da Bahia. Objetiva ainda propiciar o intercâmbio da ciência e a aplicabilidade de resultados científicos e tecnológicos e elaborar estratégias para a promoção do desenvolvimento do Recôncavo, da Bahia e do Brasil.

Em sua constituição, a IX RECONCITEC comporta o XVII Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XVII SEPIP); o VIII Simpósio de Extensão; o IV Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB; a XI Feira Acadêmica de Economia Solidária - XI FAESOL; o V Simpósio de Graduação da UFRB; e o SIMBAZOO - Simpósio Baiano de Zootecnia.