Apoiado pela PROEXC, evento acadêmico discute a história das charuteiras do Recôncavo

Publicado: Terça, 31 Outubro 2023 10:05

O evento abordou aspectos raciais e de gênero que permeiam a dinâmica de trabalho nas fábricas de fumo do Recôncavo, a partir de pesquisas científicas no campo da História. O 3º Encontro de Charuteiras do Recôncavo: a História e o Ensino foi realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

No primeiro dia, o encontro teve como tema “Vivência das Fumageiras no Recôncavo Baiano: entre Passado e Presente”.  A mesa contou com a participação de Márcia Santos, pesquisadora da UFRB, Viviane Silva, mestranda da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), e teve como mediador Carlos Braga, doutorando da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

A ascensão das fábricas de charuto ocorreu após o período escravista, e foi um dos poucos espaços de trabalho no Recôncavo para mulheres negras e de classes sociais mais baixas. As charuteiras eram submetidas a condições de trabalho e jornadas exaustivas, chegando a trabalhar mais de 14 horas por dia.

Além da história das charuteiras, o evento também abordou o ensino do tema em escolas públicas de Cachoeira e Maragogipe. As historiadoras Edinalva Lima e Maria da Conceição Santana, egressas da UFRB, falaram sobre as experiências em sala de aula, que contam com a participação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Segundo Maria Conceição, docente do Colégio Estadual da Cachoeira, nas aulas do projeto “Histórias que Esqueci de Lembrar”, os alunos/as são convidados a refletir sobre as charuteiras, participando ativamente por meio de seminários, aulas de campo e entrevistas, que futuramente contemplarão um livro didático para as próximas turmas.

Para Leandro Almeida, professor e pesquisador da UFRB, o projeto executado pelas docentes coloca em prática o ensino de história que a comunidade acadêmica sempre sonhou.

O 3º Encontro Charuteiras do Recôncavo foi um dos 39 eventos selecionados pelo Edital 13/2023. Por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), o edital tem como  objetivo apoiar a realização de eventos promovidos pela comunidade acadêmica da UFRB.