NOTA: Proexc agradece a participação dos territórios e da UFRB na consulta pública

Publicado: Quinta, 30 Novembro 2023 14:30

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) agradece a sociedade civil e a comunidade acadêmica pela participação ativa na consulta pública do Plano de Cultura. A UFRB recebeu contribuições de discentes, docentes e técnicos(as)-administrativos(as) de todos os centros de ensino da instituição, bem como de representantes dos Territórios de Identidade.

Os dados coletados, por meio do formulário online, estão em processo de análise pelo Núcleo de Cultura e Territórios (NUCTER), juntamente com a Coordenação de Cultura e Universidade (CCU) da PROEXC. Os resultados serão apresentados e discutidos no Fórum de Cultura (FORCULT), responsável por consolidar a versão final do plano, com base nas contribuições recebidas e analisadas pela sua Comissão Executiva. A implementação deste plano, que serve como instrumento de gestão da cultura conforme a Resolução CONAC Nº 34/2019, está prevista para o ano de 2024.

O lançamento da minuta do plano ocorreu em outubro, durante a abertura do Festival Paisagem Sonora. Em formulário online, o documento foi objeto de avaliações e sugestões ao longo de 30 dias. Essa etapa de ampla participação serviu para fortalecer a construção e a escuta democrática da política de cultura da UFRB.

Com o objetivo de fortalecer e valorizar a diversidade dos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá, o plano vai orientar a atuação da UFRB no campo da cultura e da arte pelos próximos dez anos. O Plano de Cultura reforça o comprometimento da política cultural da Universidade com o desenvolvimento social, tecnológico e sustentável. Nesse sentido, a PROEXC reconhece e agradece a participação da comunidade acadêmica e dos Territórios de Identidade (Recôncavo, Jiquiriçá e Portal do Sertão).

capa da nota