24ª edição da Revista Extensão da UFRB aborda cidadania e coletividade

Publicado: Terça, 05 Dezembro 2023 16:56

Com 16 relatos de experiências, 4 artigos e 1 entrevista, a Revista Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publica a edição de número 24. Na capa, a foto das mulheres indígenas Uma, Bunke Inani e Nixiani, do povo Huni Kui, em roda de conversa sobre saberes de comunidades tradicionais, dá o tom para o tema da edição: “Cidadania e coletividade em suas diferentes perspectivas".

Juliana Santos dos Anjos, estudante de Direito e Presidenta da Clínica de Combate à Superexploração do Trabalho (CCST) na Universidade Federal da Bahia (UFBA), menciona, em entrevista ao periódico, as barreiras que as trabalhadoras domésticas brasileiras enfrentam no acesso à cidadania. A estudante destaca avanços normativos da categoria e a importância de garantir  formalização,  valorização,  proteção social e direitos trabalhistas. A CCST, um projeto de extensão da UFBA, a partir de uma relação de troca e escuta, atua com conscientização e assistência jurídica a trabalhadoras domésticas de Salvador e região metropolitana.

Dentre os trabalhos publicados na nova edição, estão o “Pensamento feminista negro na universidade: projeto de extensão e letramento racial”, e “Vivências de mulheres marisqueiras: segurança, trabalho e saúde”. Ambos são relatos de experiências que retratam, respectivamente, o cotidiano universitário em estudo de gênero e raça, e oficinas de saúde e segurança no trabalho ministradas para marisqueiras.

Com dossiê intitulado "Meio ambiente na perspectiva agroecológica", a 25ª edição do periódico está em processo de elaboração e será publicada em março de 2024.

A Revista Extensão, publicada desde 2011, tem o compromisso de fortalecer a extensão universitária e a cultura com a divulgação de ações extensionistas, por meio de artigos científicos, relatos de experiências e entrevistas. Com edições semestrais, o periódico valida tanto o conhecimento tradicional quanto o científico, reforçando a relação indissociável entre cultura, ensino, pesquisa, extensão e políticas afirmativas.

capa proext3 1