O CETENS/UFRB aprova projeto em Seleção Pública da PETROBRAS 2023

Publicado: Segunda, 04 Setembro 2023 11:24

A PETROBRAS tornou pública a abertura de processo de Seleção Pública 2023, em fevereiro, para projetos não incentivados para compor a carteira de projetos do Programa Petrobras Socioambiental. Esse Programa estrutura investimentos socioambientais da Companhia e tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de novas parcerias, fortalecer vínculos e gerar benefícios mútuos, oportunizando o respeito aos direitos sociais, ambientais, territoriais e culturais das comunidades e populações locais, bem como gerar resultados positivos em temas socioambientais relevantes para o negócio e para a sociedade.

Foram dois editais no processo de Seleção Pública nas linhas de atuação de Educação, de Desenvolvimento Econômico Sustentável, de Florestas e de Oceano, com 414 projetos inscritos no edital de projetos não incentivados e 37 projetos inscritos no edital de projetos incentivados. Esse número de inscritos, segundo a PETROBRAS, fez com que o recurso destinado de R$ 162 milhões passasse para R$ 212 milhões, elevando de 23 projetos previstos para contemplar 31 projetos nos dois editais e nas respectivas linhas de atuação.

O anúncio dos 31 projetos aprovados em resultado preliminar aconteceu no Rio de Janeiro, em 22 de agosto, e no dia 30 de agosto foi publicado o resultado final com a lista dos respectivos projetos. Clique aqui para ver a lista de projetos contemplados.

Entre os projetos aprovados no edital de não incentivados, está o projeto intitulado “TRILHAS SOLIDÁRIAS: REDE DE INTERCOOPERAÇÃO DE PROMOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL”, sob coordenação das professoras Tatiana Velloso, Ana Paula Diório e Liz Oliveira do CETENS, com a participação da professora Tatiana Rocha do CCAAB, e a FAPEX como proponente, fundação vinculada à UFRB para administrar os projetos de extensão e de pesquisa. Esse projeto tem como linha de atuação o Desenvolvimento Econômico Sustentável, e com temas transversais de Direitos Humanos e Inovação. O projeto aprovado tem como objetivo de promover geração de trabalho e renda, através da organização da produção, comercialização, assessoria técnica e qualificação profissional, integrando as comunidades rurais na agregação de valor e na construção de uma rede solidária, contextualizada em uma política de desenvolvimento territorial sustentável. A sua abrangência está em 20 comunidades dos municípios de Alagoinhas, Araçás, Catu e Entre Rios do Território do Litoral Norte/Agreste Baiano e de Candeias e São Sebastião do Passé do Território da Região Metropolitana de Salvador, e com duração de 3 anos.

A construção do projeto “TRILHAS SOLIDÁRIAS: REDE DE INTERCOOPERAÇÃO DE PROMOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL” partiu da relação com a extensão universitária, que se configura como um espaço de formação importante na relação com os ambientes acadêmicos e territoriais, voltada para a transformação social a partir do respeito à diversidade de saberes.