PPGECID tem proposta de financiamento para Pós-Graduação aprovada pela Capes

Publicado: Quarta, 06 Dezembro 2023 13:44

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Cientifica, Inclusão e Diversidade (PPGECID/UFRB) teve sua proposta aprovada no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação de Políticas Afirmativas e Diversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a finalidade de receber apoio financeiro voltado para a formação de recursos humanos de alto nível e para a pesquisa acadêmico-científica em temas relacionados com as políticas afirmativas e com a diversidade na Educação.

O objetivo do Programa é propiciar formação e capacitação de excelência em temas relacionados às políticas afirmativas e à diversidade para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa no Brasil e no exterior.

Serão concedidas bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para formação de professores e de pesquisadores em diversas áreas do conhecimento, em temas relacionados com as políticas afirmativas e com a diversidade.

A proposta intitulada “Impacto da formação stricto sensu de profissionais da Educação nas áreas de Tecnologia Assistiva, inclusão e diversidade: contribuições para o desenvolvimento de produtos educacionais”, da Prof.ª Dr.ª Susana Couto Pimentel foi aprovada em 2º lugar no eixo temático “Avanços para autonomia e Tecnologia Assistiva na Educação” e será contemplada com R$ 1.450.472,00 para o pagamento de bolsas e custeio de diárias, passagens, eventos, entre outros.

A proposta objetiva analisar o impacto da formação stricto sensu de profissionais da Educação, na área de Tecnologia Assistiva, inclusão e diversidade, para o desenvolvimento de produtos, equipamentos, serviços e métodos pautados no desenho universal e voltados para pessoas com deficiência. Compõem a equipe de trabalho, professoras, professores e discentes do PPGECID/UFRB, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEEDUC/UFES) e Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (ETAA/UFRB).