Inauguração do Espaço Colaborar UFRB/CETENS

Publicado: Terça, 19 Dezembro 2023 12:44

Na próxima sexta-feira, dia 22, será inaugurado o Espaço Colaborar UFRB/CETENS, uma parceria entre o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A implantação de mais uma unidade do Espaço Colaborar visa fortalecer e integrar Ecossistemas de Inovação, incentivando o desenvolvimento da Inovação e do Empreendedorismo.
Coordenado pelo Professor Luis Oscar Silva Martins, O Espaço Colaborar UFRB/CETENS disponibilizará suas instalações e equipamentos para a Comunidade Acadêmica e para a comunidade externa. De acordo com o Coordenador, “além de promover um espaço para o desenvolvimento de ações de Empreendedorismo, de Inovação, de Pesquisa e de Extensão, esse espaço também é voltado para o entretenimento, pois conta com equipamentos de jogos eletrônicos. Será um espaço de trabalho e, também, de descontração”. Para reservar o espaço, será necessário preencher um formulário que será publicizado em tempo oportuno para fazer os agendamentos.
Pretende-se que nesse espaço também sejam realizadas defesas virtuais de TCCs, de dissertações e de teses, bem como videoconferências. Já confirmaram presença para a inauguração André Pinho Joazeiro, Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, e Georgina Gonçalves dos Santos, Reitora da UFRB. O Espaço Colaborar UFRB/CETENS é resultado dos esforços dos docentes Luis Oscar Martins, Jacson Machado, Djoille Dann, Nilmar de Souza entre outros.

Espaço Colaborar
A disponibilização de Espaços Colaborar é parte da iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, de fortalecer e integrar os seus diversos Ecossistemas de Inovação, compostos por atores e representações das suas universidades, empresas e poderes públicos, militando pelo desenvolvimento da Inovação e do Empreendedorismo.
Dentro dos ambientes de Inovação no mundo, a colaboração tornou-se um movimento de pessoas, empresas e comunidades que buscam trabalhar e desenvolver suas vidas e negócios juntos, para crescer de forma mais rápida e integrada.
É nesse contexto que surgem os Espaços Colaborar, frequentados por empresas e profissionais independentes que valorizam inovação, criatividade, troca de experiências e criação de suas redes de contatos. Conhecidos mundialmente como Coworkings, normalmente são locais que reúnem a estrutura necessária para que cidadãos e empresas se juntem e desenvolvam seus negócios.
Juntamente com a entrega dos Espaços, a SECTI, por meio de sua rede de parceiros, busca induzir a utilização dos mesmos e desenvolvimento da cultura da Inovação e Empreendedorismo, com uma série de atividades de estímulo. A natural evolução desses ecossistemas locais de inovação, deverá desencadear o surgimento de novos negócios, startups, cooperação entre academia e empresas, proporcionando a semente para futuros centros e inovação e parques tecnológicos.
O ambiente está equipado com 1 servidor, 6 estações, 1 TV LED 58 polegadas, 2 poltronas giratórias, 1 quadro branco, 11 mesas de trabalho, 1 webcam, 01 câmera para videoconferência, 4 puffs, 1 câmera infravermelho, 1 home theater, 2 bancadas com gavetas, 4 banquetas sem encosto, 25 cadeiras fixas sem braço, 1 armário baixo, 1 mesa de centro, 1 Console videogame e 1 controle adicional videogame. Os computadores levam software Open Source (Endless) com diversos aplicativos para área educacional, robótica, games. (Institucional/SECTI)