Institucional

Orientações para solicitar Intéprete de Libras para atividades acadêmicas na UFRB

Publicado: Segunda, 26 Fevereiro 2024 17:52

A Equipe de Tradutores e Intérpretes de Libras do Núcleo de Políticas de Inclusão orienta a Comunidade Acadêmica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia como deve proceder para a solicitação de Intérprete de Libras. Trata-se de um sistema que tem o objetivo de facilitar o processo de solicitações e acompanhamento das atividades. Seguem as orientações:
1° Acesse o link https://nupi.ness.dev.br/login ou diretamente pelo site do NUPI e na seção Intérprete de Libras, clique em "QUERO SOLICITAR O SERVIÇO DE INTÉRPRETE";
2° Realize o cadastro (e-mail e senha);
3° Acesse o sistema;
4° Realize sua solicitação

Em caso de eventos on-line, para que a atividade seja registrada, é necessário que já tenha o link de acesso. Eventos com a participação de outras instituições e/ou universidades deverão ser indicados no ato da solicitação com os respectivos envolvidos. Temos notado um aumento crescente de professores que têm solicitado o serviço de intérprete de Libras da UFRB para atender a eventos on-line e presencial em outras instituições, e, a menos que isso seja expressamente autorizado, tal prática não será admitida com ônus para a(o) solicitante.

A UFRB tem usado recursos próprios para arcar com o alto custo desse tipo de serviço. Cada instituição deve custear sua política de inclusão e somar forças na busca de uma política nacional juntamente com o Governo Federal. Essa atitude tem sobrecarregado nossos profissionais e onerado nossa Universidade. Caso essa prática seja identificada e a(o) solicitante não tiver informado isso no ato da solicitação, será notificada(a) para arcar com o ônus correspondente.

Como temos um fluxo grande de demandas, realize a solicitação com a maior antecedência possível, nossas demandas da semana seguinte são fechadas até as quartas-feiras da semana anterior, obedecendo às seguintes prioridades:

1. Aulas regulares em Cursos de graduação;
2. Aulas regulares em Cursos de pós-graduação;
3. Eventos presenciais calendarizados com a participação de surdos confirmada;
4. Reuniões administrativas presenciais com a participação de surdos confirmada;
5. Eventos virtuais com a participação de surdos confirmada;
6. Eventos virtuais;