Há 11 anos foi aprovada a criação do CETENS

Publicado: Segunda, 04 Março 2024 20:02

No dia 4 de março de 2013, o então Presidente do Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Professor Paulo Gabriel Soledade Nacif, aprovou a criação do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade, Campus de Feira de Santana, por meio da RESOLUÇÃO Nº 001/2013.

O primeiro Cursos de Graduação do CETENS foi a Licenciaturas em Educação do Campo com Habilitações em Matemática e Ciências Naturais (LEDOC), seguida pelo Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BES). Houve também o curso da Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação no Campo, ofertado em turma única pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), ainda contemplando a Educação do Campo, foi implantado o curso de Tecnologia em Alimentos. Por fim, foram implantados os Bacharelados em Engenharia de Energias, Engenharia de Produção, Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade e Engenharia de Materiais.

Criamos também cursos Pós-Graduação lato sensu – Especialização Interdisciplinar em Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade e Especialização em Agroecologia e Tecnologias Sociais na Educação do Campo – e stricto sensu – Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade e Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.