Câmara de Feira de Santana fará audiência sobre bloqueios da UFRB e do IFBA

Publicado: Quinta, 23 Maio 2019 11:32

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Feira de Santana vai realizar uma audiência pública com os integrantes da comissão e representantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), para tratar sobre os bloqueios orçamentos e os impactos na consolidação dos respectivos campi das instituições em Feira de Santana. A audiência foi marcada para o próximo dia 07 de junho, às 9h.

A audiência pública é resultado da participação da diretora do CETENS (Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade), professora Susana Couto Pimentel, hoje (22) ao usar a tribuna livre da Câmara de Vereadores e pedir o apoio político para reverter os bloqueios orçamentários anunciados pelo Ministério da Educação (MEC), que pode inviabilizar o funcionamento das instituições no Município.

Susana Pimentel apresentou a situação pela qual passará a UFRB com o corte de verbas do Governo Federal. “Bloqueio da nossa instituição corresponde a um percentual de 32% de crédito no orçamento do custeio, isso corresponde R$ 16.329.642,00”.

Segundo ela, os desdobramentos atingirão todos os campi da UFRB. “Estamos falando de impacto maior em um campus novo, como o CETENS, que tem apenas seis anos de funcionamento”, afirmou, para completar que se “esse bloqueio, se não revertido, prejudicará o pagamento de serviços terceirizados como limpeza e segurança, pagamento de contas de água, luz, telefone, aluguéis, despesas com manutenção, além da conclusão de obras e compra de novos equipamentos”, informou.

Especificamente sobre o CETENS, Susana afirmou que “estamos falando de possíveis impactos negativos no funcionamento do Campus da UFRB em Feira de Santana, que tem oito cursos de graduação, uma graduação lato sensu, um curso de mestrado em funcionamento, aprovado pela CAPES e outro curso de mestrado aguardando o início ainda este ano”.

Em números, o CETENS tem 750 estudantes matriculados, 82 professores e 24 técnicos administrativos. “Isso movimenta a vida cultura e econômica de Feira de Santana com grande potencial com seus cursos superiores”.

O diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Feira de Santana, professor Raigenis da Paz Fiúza antecedeu a fala de Susana e explicou as consequências dos bloqueios para o funcionamento do IFBA.

Susana e Raigenis da Paz solicitaram que os vereadores busquem soluções, através das bases políticas, por meio do diálogo com deputados federais e com o Ministério da Educação. Para que garantam o funcionamento das instituições públicas de educação.

Resposta

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), colocou a Comissão de Educação à disposição para debater o assunto.

Com informações da Câmara Municipal de Feira de Santana