Embasa e UFRB vão firmar parceria para desenvolvimento de projetos conjuntos de eficiência energética

Publicado: Segunda, 04 Novembro 2019 19:15

Em setembro, uma reunião entre técnicos da Unidade Regional de Feira de Santana e docentes da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) deu início à discussão dos termos de um futuro convênio de colaboração técnica para o desenvolvimento de projetos na área de eficiência energética. “A parceria visa uma ampla colaboração entre as duas instituições no setor energético, tanto para geração de energia elétrica, quanto para utilização de resíduos da Embasa para geração de energia térmica, entre outros”, explica a professora Carine Tondo Alves, do curso de Engenharia de Energias da UFRB.

Transferência de conhecimento e de tecnologias darão a tônica do convênio de cooperação. Os alunos da Universidade farão coletas de dados em unidades operacionais da Embasa e desenvolverão projetos que proporcionem uma melhoria no uso da energia e possam gerar eletricidade a partir de fontes alternativas, como a eólica e o biogás, por exemplo.

Elton Torres, da Comissão de Gestão Ambiental (CGA), mencionou que, entre outras medidas, a UNF estuda doar resíduos de laboratório para a UFRB. “Com base no princípio de sustentabilidade, devemos fazer a doação para dar a destinação adequada a este tipo de resíduo, colaborando ainda para o desenvolvimento de pesquisas na universidade”, informou.

Assessoria de Comunicação da Embasa

Feira de Santana: (75) 3602 3799