Alunos do CETENS fazem visita técnica em indústria de Energia Renovável

Publicado: Sexta, 22 Novembro 2019 17:57

Os alunos da disciplina Energia, Desenvolvimento e Sustentabilidade do curso de Engenharia de Energias da UFRB participaram de uma visita técnica na indústria SOLID ENERGIA RENOVÁVEL no último dia 19. Localizaza em São Sebastião do Passé, esta é a primeira indústria de pellets de madeira instalada na Bahia. Os pellets são pequenos cilindros de biomassa compactada de diversas origens, a exemplo de cascas de árvores, restos de madeira e eucalipto. Depois de recolhidos, triturados e secos, são transformados em pó e comprimidos para a obtenção dos pellets. O resultado é um composto 100% natural, de elevado poder calorífico cuja queima não produz fumaça, ao contrário de outros combustíveis e, por isso, tem sido usado em larga escala no aquecimento térmico residencial nos EUA e na Europa substituindo o gás. A indústria aproveita o potencial energético das florestas plantadas na região de Alagoinhas gerando emprego e renda para o estado da Bahia. Os professores Luciano Hocevar e Jadiel Pereira coordenaram a atividade que teve a participação do Diretor Industrial da empresa, o Engenheiro Químico Marcelo Pereira, e orientação do Engenheiro Eletricista Charles Marques.

WhatsApp Image 2019 11 21 at 10.41.59

WhatsApp Image 2019 11 21 at 10.42.00