Evento em Salvador discutiu energias renováveis

Publicado: Segunda, 09 Dezembro 2019 12:14

A Bahia já é uma realidade de destaque quando se fala em energia renováveis no Brasil. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do estado, apontam o quanto tem crescido esse cenário, principalmente em relação a energia eólica e solar. O estado tem 160 usinas eólicas em operação, que geraram milhares de empregos diretos, principalmente na etapa de construção dos parques. Foram investidos cerca de R$ 16 bilhões e o potencial instalado é de 3,99 GW.

Na geração de energia solar fotovoltaica são 24 parques solares em operação na Bahia, com investimento de R$ 3,2 bilhões e a geração de 20 mil empregos diretos e indiretos na fase de construção das usinas, que tem um potencial instalado de 652 MW.

Durante o evento, de relevância nacional, foram discutidos temas relacionados às energias renováveis e estiveram presentes profissionais, pesquisadores e empresas que atuam no segmento. Na abertura, o painel “Bahia de Todos os Ventos” apresentou as oportunidades de negócio com a implantação desses projetos no estado, já que a Bahia está entres os primeiros do país na produção de energia eólica. No segundo dia, o tema “O Sol das Oportunidades” abordou pontos ligados a energia solar, como a revisão do marco regulatório e os entraves regionais para expansão.

O professor do curso de Engenharia de Energias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Química, Luciano Hocevar, esteve presente no evento, assim como a professora Carine Tondo Alves e os alunos da instituição. “O curso é o primeiro da Bahia com foco em Energias Renováveis, com destaque para as modalidades solar, eólica e biomassa, aproveitando a vocação natural do estado. É importante estarmos aqui para aproximarmos os atores e criarmos relações que rendam frutos para alunos, professores e profissionais do mercado”, analisou.

No último dia do evento foram apresentadas as novas tecnologias no setor (equipamentos, softwares, sistemas de monitoramento, armazenamento de energia etc) no painel “Tecnologias Renováveis”.  Por fim, foi tratado o tema negócios, com o intuito de discutir a melhoria da competitividade das empresas.

Texto: Ascom Crea-BA

Fonte: http://creaba.org.br/noticia/4800/Evento-em-Salvador-discutiu-energias-renovaveis.aspx