UFRB participa de evento sobre Escritório público universitário de assistência técnica

Publicado: Terça, 04 Fevereiro 2020 18:34

Na manhã desta terça-feira, 05, o presidente do CREA-Ba, Luiz Edmundo, reuniu-se com reitores e representantes institucionais de universidades públicas e privadas do Estado da Bahia com o objetivo de apresentar o Projeto Universo CREA e a importância de sua implementação em nas instituições de escritórios públicos universitários de assistência técnica. Os escritórios atuam gratuitamente para mapear e atender as demandas da comunidade local promovendo interação e retorno social além de funcionamento como atividade prática do estudante e contribuindo para a sua permanência na universidade. O diretor do CETENS, professora Jacson Machado, representando o professor Fábio Josué Souza dos Santos, e o coordenador de projetos da UFRB, Gilmar Emanoel, participaram deste evento.

WhatsApp Image 2020 02 04 at 13.50.00

Mais informações sobre o Escritório público universitário de assistência técnica:

Em dezembro de 2008, foi instituída a Lei Federal nº 11.888, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. Dez anos depois, em dezembro de 2018, por meio da Resolução nº 7 do Ministério da Educação, foram estabelecidas as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. As novas diretrizes definem os princípios que devem ser observados nas instituições de educação superior de todos os sistemas de ensino do país. A idéia é tornar os cursos mais atrativos e com maior número de atividades práticas, melhorando a qualidade do ensino e reduzindo a evasão durante a graduação. Dentro deste contexto legal, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia – Crea-BA criou um programa de apoio técnico a implantação de escritórios públicos universitários, como uma alternativa de viabilização projetos de extensão que tornem os cursos de engenharia, agronomia, urbanismo e geociências mais práticos e que possam promover o direito à cidade. O Conselho atua no apoio à instituições de ensino superior que tenham interesse em mudar a realidade do atual cenário em que se encontram as comunidades periféricas, levando a responsabilidade social também para o âmbito estudantil, enquanto proporciona aos futuros profissionais uma experiência vasta e de grande relevância para desenvolvimento de competências comportamentais, que serão requeridas pelo mercado de trabalho no qual se inserirão. Veja abaixo demais benefícios às instituições de ensino:

• Adaptação as novas diretrizes de ensino da engenharia e novas diretrizes de extensão;
  • Possibilidade de cumprimento da carga horária de estágio na própria instituição;
  • Aproximação com a sociedade;
  • Melhoria do desempenho e saúde mental dos estudantes e conseqüentemente diminuição das taxas de evasão.
  • Desenvolvimento de competências sociais e multidisciplinares aos estudantes.

O Crea-BA se coloca a disposição de instituições de ensino parceiras para:

• Apoiar as IESs na implantação e no acompanhamento dos escritórios públicos universitários;
  • Auxiliar na identificação de comunidades, projetos e suas articulações, além de fornecer, quando solicitado, modelos de acordos de cooperação técnica e/ou termos de colaboração.
  • Fornecer apoio institucional, em parceria com as entidades de classe locais, para realização de palestras, seminários e treinamentos voltados aos estudantes, profissionais e professores orientadores dos escritórios, além de contribuir com a divulgação do trabalho desenvolvido pela IES voltado à ATHIS;
  • Habilitar os professores e profissionais orientadores vinculados ao projeto e devidamente registrados no Crea-BA para emissão de ARTs Sociais, com valor reduzido.