Editais

II Workshop sobre energias alternativas alcança 10 mil visualizações

Publicado: Quarta, 26 Agosto 2020 19:50 | Acessos: 647

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis offshore atraiu muita gente para o II Workshop de Energias Alternativas, promovido pelo curso de Engenharia de Energias, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O evento online, realizado de 17 a 21 de agosto, contou com 1.600 inscritos e 10 mil visualizações, de 17 estados brasileiros e de quatro países.

De acordo com o conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, coordenador da Câmara de Engenharia Química e professor da UFRB, engenheiro químico Luciano Hocevar, o evento foi importante para mostrar o papel de destaque das energias alternativas na retomada do crescimento econômico da Bahia. “A geração de energia é necessária para a indústria e para a engenharia, de modo geral, porque todas as atividades de engenharia dependem da indústria. O evento também mostrou o lugar de destaque que a Bahia ocupará na geração de energia no Brasil”, afirma.

Para Hocevar, a força do evento representou algo maior para o primeiro curso de Engenharia de Energias da Bahia. “Com a realização do workshop, ocupamos um lugar importante no conjunto dos cerca de 30 cursos no Brasil, porque conseguimos catalisar toda a motivação para debatermos sobre o assunto da transição energética, crescimento do mercado de trabalho e da pesquisa”, coloca, destacando o papel da equipe organizadora que se esforçou para o sucesso do evento.

O evento reuniu ao vivo 10 palestrantes, sendo três estrangeiros, representantes de cerca de 100 instituições de ensino públicas e privadas, além de 50 empresas. “O evento superou nossas expectativas e o apoio do Crea-BA, com a divulgação, foi muito importante”, ressalta, destacando que a palestra sobre os mecanismos de geração de energia por meio do oceano, proferida pelo professor da UFRJ, Milad Shadman, foi um dos pontos altos do evento.

A aluna do 7º semestre do curso de Engenharia de Energias da UFRB e integrante da comissão organizadora do evento, Camila Santos Oliveira, ficou muito satisfeita com os resultados. “Conseguimos contato com outras universidades que ofertam o curso de Engenharia de Energias, o que abre portas para um intercâmbio de conhecimento, que com certeza, agregará ao cenário da ciência nacional, na área”, disse.

Sobre a temática do evento, a estudante argumenta que o tema chama atenção porque quando se fala em energias alternativas ou energia limpa, sempre se destaca as energias em terra (onshore), como módulos solares e parques eólicos. “O evento mostrou um universo a mais, mostrou a possibilidade de geração centralizada com menos impactos. Mostrou também um grande campo para a pesquisa científica - aproveitar o potencial das ondas e marés para a geração de energia elétrica. O que, para o Brasil que possui cerca de 8 mil quilômetros de litoral, é fantástico!”, finaliza.

Nadja Pacheco

Fonte: Ascom Crea-BA (http://www.creaba.org.br/noticia/5165/II-Workshop-sobre-energias-alternativas-alcanca-10-mil-visualizacoes.aspx)