Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícia

Grupo de pesquisa realiza testes com o respirador artificial no CCS

Publicado: Quarta, 30 Setembro 2020 03:10 | Acessos: 635

O grupo de pesquisa do respirador artificial de baixo custo adaptado com reanimador manual, desenvolvido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), fez os primeiros testes de calibragem e programação nos laboratórios do Centro de Ciências da Saúde, campus da UFRB em Santo Antônio de Jesus, na manhã desta terça-feira, 29, tendo o apoio do corpo técnico e docente do CCS.
Um boneco de simulação realística foi utilizado para realizar uma série de testes, através dos quais foi possível realizar a ventilação mecânica via traqueostomia, um processo cirúrgico no pescoço para criar uma abertura de acesso à traqueia, por onde é colocado um tubo para passagem do ar.
Observou-se que expansão pulmonar estava adequada e a frequência respiratória compatível com a programação prévia do protótipo testado. As medidas de volume pulmonar e fluxo ventilatório foram testados através do Espirômetro, aparelho que faz Prova de Função Pulmonar e Prova Ventilatória (ou Exame do sopro). A equipe de projeto é composta por pesquisadores de três Centros de Ensino da UFRB – CETENS, CCS e CETEC – que unem esforços para entrega uma solução de baixo custo para o SUS.

Teste respirador artificial CCS 2

registrado em:
Fim do conteúdo da página