Equipe do Respirador Artificial conclui a 1ª etapa do Projeto

Publicado: Terça, 09 Março 2021 21:05 | Acessos: 743

Em maio de 2020, iniciou-se a parceria entre Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/CETENS) e a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) do convênio proposto pelo Professor Doutor Fábio Lora, Coordenador do projeto. A proposta é a produção do respirador artificial de baixo custo adaptado com reanimador manual (AMBU) que será disponibilizado para o Sistema Único de Saúde.

O respirador artificial começou a ser desenvolvido em junho do ano passado, com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e Unopar Candeias e apoio financeiro da Embaixada dos Estados Unidos. Em setembro, foram realizados testes de calibragem e programação do respirador artificial nos laboratórios do CCS – Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ensino da UFRB em Santo Antônio de Jesus.

Na última quarta-feira, 03, finalizou-se a 1ª etapa do Projeto com a entrega do protótipo realizada em videoconferência que contou com as presenças do Coordenador do Projeto Professor Fábio Lora, do Diretor do CETENS Jacson Machado Nunes, do Diretor da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) Alisson Sousa, do Pesquisador IFBA e Unopar Antônio Cordeiro, da Vice-Diretora e Assessora do Centro de Ciências da Saúde Josineide Vieira Alves, do Presidente do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 da UFRB Wagner Tavares da Silva, da Direção do Hospital Universitário de Medicina Veterinária Cristiane Silva Aguiar e membros da equipe do Projeto Renata Mota, Nilmar Souza, Luis Carlos Soares, João Luiz Carvalho e Imarally Nascimento.

Confira a videoconferência completa aqui.