Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícia

Curso do CETENS propõe condições de empregabilidade e permanência para pessoas com deficiência

Publicado: Segunda, 16 Agosto 2021 17:46

O Curso de Extensão “Implementando Serviços de Emprego Apoiado” aborda  uma Tecnologia Assistiva inovadora, que tem se mostrado uma estratégia muito eficiente para pessoas com deficiência encontrarem e permanecerem em um emprego, tornando-os trabalhadores com prestações iguais às dos demais funcionários sem deficiência. Por esses feitos, a metodologia do Emprego Apoiado é muito valorizada pelas empresas que tiveram a oportunidade de contar com esse serviço.

O Curso se realiza mediante a participação dos professores e alunos do Curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, assim como de funcionários especializados da UFRB. Deve ser destacado que Feria de Santana tem um Curso que é o primeiro – e único – no Brasil em formar engenheiros e engenheiras nessa nova área de atividade que é a Tecnologia Assistiva e a Acessibilidade.

O Curso de Extensão utiliza a metodologia de “aprender na prática, fazendo” e tem como objetivos: formar representantes de entidades da sociedade civil, dos poderes públicos e de instituições de ensino superior, e, ao mesmo tempo, inserir no emprego formal pessoas com deficiência que desejem trabalhar.

Na última sexta-feira, 13, os Professores Jesus Delgado, Coordenador do curso e Presidente da Associação Brasileira de Emprego Apoiado (ABEA), Jacson Machado, Diretor do CETENS, e Odair Vieira, Vice-Diretor e Assessor, reuniram-se com representantes da Casa do Trabalhador e do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, com a proposta de implementação dessa inovadora Tecnologia Assistiva, por meio do Projeto Apoiado do Emprego Apoiado, em Feira de Santana, mediante a cooperação entre as instituições presentes na reunião.

Texto: Professor Doutor Jesus Delgado

Imagem

Estiveram presentes na reunião o Diretor e Vice-diretor do campus da UFRB em Feira de Santana, os Professores. Doutores Jacson Machado Nunes e Odair Vieira dos Santos, o Coordenador do Curso e Presidente da Associação Brasileira de Emprego Apoiado (ABEA), Prof. Dr. Jesus Carlos Delgado Garcia, o Diretor da Casa do Trabalhador, Sr. Fabio Souza, a Secretária do Conselho Pessoas com Deficiência de Feira de Santana e representante do Rotary Club Nova Geração, Sra. Maria Lúcia Santos Lima, e o Conselheiro do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, representante do Rotary Club de Feira de Santana e Engenheiro, Deivite dos Santos Sousa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página