UFRB e Secretaria Municipal de Feira de Santana firmam parceria

Publicado: Segunda, 06 Setembro 2021 14:02

O Secretário Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana (SETTDEC), Sebastião da Cunha, e o Diretor do Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) de Feira de Santana, Prof. Dr. Jacson Machado Nunes, estiveram reunidos na SETTDEC, com o objetivo de tratar sobre cooperação em torno dos assuntos da Inovação e do Emprego Apoiado, na sexta-feira, dia 20 de agosto.

Na reunião, o Sr. Secretário Sebastião da Cunha destacou a inovação como novo objetivo assumido pela SETTDEC, de importância estratégica para Feira de Santana. Tendo como perspectiva esse tema, a reunião tratou sobre os variados campos de cooperação entre ambas as instituições, tornando-se evidente a sinergia dos objetivos da SETTDEC com os cursos inovadores da UFRB em Feira de Santana, como por exemplo, a Engenharia de Energias, a Educação do Campo e a Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, uma vez que são cursos pioneiros no Brasil.

Concretamente, a parceria entre a UFRB e a SETTDE se inicia com o Curso de Extensão “Implementando Serviços de Emprego Apoiado”, que tem como finalidade inserir no emprego formal pessoas com deficiência que desejem trabalhar, mediante a formação na prática de profissionais de entidades da sociedade civil, dos poderes públicos e de instituições de ensino superior. O Emprego Apoiado é reconhecido como uma das 10 melhores inovações sociais pela Universidade de Stanford, autoridade mundial no tema da inovação.

A Casa do Trabalhador, órgão da SETTDEC, e o Curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, do Campus da UFRB em Feira de Santana, colaborarão estreitamente para que essa importante inovação de Tecnologia Assistiva seja implementada no município e, dessa forma, as pessoas com deficiência que desejem trabalhar e as empresas feirenses possam usufruir desses serviços de Emprego Apoiado.

Texto: Professor Doutor Jesus Carlos delgado Garcia (UFRB/CETENS)

Reunio na SETTDEC

Estiveram presentes na reunião (de esquerda à direita) Fábio Souza, Diretor da Casa do Trabalhador; Marcia Cristina, Diretora de Indústria e Comercio; Arcênio José Oliveira, Diretor de Turismo; Moema Pinto, Coordenadora da Divisão de Fomento; Sebastião da Cunha, Secretário Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC); Jacson Machado, Diretor do Campus da UFRB em Feira de Santana; e Jesus Carlos Delgado Garcia, Coordenador do Curso Implementando Serviços de Emprego Apoiado e Presidente da ABEA – Associação Brasileira de Emprego Apoiado.