Curso de Especialização em Agroecologia e Tecnologias Sociais em Educação do Campo realiza Aula Inaugural do semestre

Publicado: Terça, 14 Setembro 2021 00:06

Links relacionados:

241230714 4390980990980930 3213016636488924759 n

Nos dias 17 e 18 de setembro serão realizados três momentos de extrema importância para a articulação e formação de profissionais que atuam no campo e desempenham atividades importantes para seu desenvolvimento. Os eventos são “Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Tecnologias Sociais na Educação do Campo”, o “I Encontro de Agroecologia e Educação do Campo: ‘Produzindo conhecimento e compartilhando experiências produtivas’” e o “III Seminário de Pesquisa na Educação do Campo”.

A Educação do Campo no CETENS tem se articulado de forma que o impedimento dos encontros presenciais não afete a continuidade de discussões essenciais para o desenvolvimento dos povos do campo. De acordo com o Coordenador da Especialização Agroecologia e Tecnologias Sociais na Educação do Campo, Prof. Dr. Wilon Mazalla Neto, “nossa finalidade é, mesmo em tempos de pandemia e atividades remotas, estarmos próximos e em diálogo com os povos camponeses, suas organizações sociais e os movimentos sociais do campo. É necessário seguirmos construindo ações de ensino, pesquisa e extensão, teoria e prática, em consonância com a realidade do campo e com as demandas concretas de seus povos.”

Os eventos terão início na manhã do dia 17 de setembro, com a Aula Inaugural do curso Pós-Graduação em Agroecologia e Tecnologias Sociais na Educação do Campo, com a fala da Coordenação. Às 14:00h, será realizada a Conferência de abertura: "EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA", com a Prof.ª Dr.ª Roseli Caldart (MST e FONEC) e mediação da Prof.ª Dr.ª Silvana Lima (UFRB), Vice-Coordenadora do Curso. No dia 18, a programação começa às 8h30, com atividade cultural e às 09:00h será realizada a mesa “Questão agrária e Agroecologia na Amazônia e no Semiárido brasileiro", com o  Prof Dr. Romie Sousa (IFPA e ABA) e o Prof. Dr. Jonas Duarte (UFPB e FONEC), mediados por egressos do PPGEDUCAMPO/UFRB.

Informações sobre os eventos:

O curso de Pós-graduação em Agroecologia e Tecnologias Sociais na Educação do Campo [PPG AGROECOLOGIA] é uma proposição da área do conhecimento Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, ambos abrigados no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade [CETENS], campus de Feira de Santana da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia [UFRB].

O I Encontro de Agroecologia e Educação do Campo é uma ação que comporá a programação anual do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Agroecologia e Educação do Campo [NEA Educampo] em articulação com o Grupo de estudo Ana Primavesi e as turmas do componente curricular Tópicos Especiais II [Concepções e Princípios da Agroecologia] ofertado pelo Mestrado Profissional em Educação do Campo [PPG Educampo], sendo este último abrigado no Centro de Formação de Professores [CFP].

A proposta conjunta se faz porque os docentes e discentes atuam de forma compartilhada nos diversos ambientes acima citados, corroborando a proposta de que juntos somos sempre mais fortes. A temática central do evento versa sobre "a produção do conhecimento e o compartilhamento de experiências produtivas agroecológicas", uma demanda dos movimentos e redes sociais do campo que ocupam as universidades e escolas enquanto pesquisadores de militantes da pauta da Agroecologia e da Educação do Campo no Brasil.

Programação completa:

Sexta-feira, dia 17/09/2021

09h00 - Atividade cultural
09h30 - Abertura oficial de abertura da Pós-Graduação em Agroecologia e Tecnologias Sociais na Educação do Campo [PPG Agroecologia].
Mediação: Prof. Dr. Wilon Mazalla Neto (Coordenador do Curso)
10h40 - Encontro com a I turma (Atividade restrita).
12h00: Intervalo para o almoço
14h00 - Conferência de abertura: "EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA". Prof.ª Dr.ª Roseli Caldart (MST e FONEC).
Mediação: Prof.ª Dr.ª Silvana Lima (UFRB)

Sábado, 18/09/2021

08h30 -  Atividade cultural
09h00 - Mesa: "QUESTÃO AGRÁRIA E AGROECOLOGIA NA AMAZÔNIA E NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO".
Palestrantes: Prof. Dr. Romie Sousa (IFPA e ABA) e Prof. Dr. Jonas Duarte (UFPB e FONEC).
Mediação: Egressos do PPGEDUCAMPO/UFRB), NEA Educampo e PPG Educampo (Mestrado Profissional em Educação do Campo)
11h40 -  Encerramento: Programação Cultural.

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES:

Data: 17 e 18 de setembro de 2021.

Para realizar sua inscrição deve-se:

1.         Entrar no link:

2.         Caso você já tenha cadastro no sistema UFRB, realizar o login com email e senha. Caso contrário, você deverá realizar o cadastro no sistema. (Fique atento ao fazer o cadastro para indicar o e-mail corretamente, pois você vai precisar confirmar o cadastramento através do e-mail inserido).

3.         Após efetuar o login deve-se clicar em "Cursos e Eventos abertos" e buscar o evento na lista: Aula Inaugural do PPG Agroecologia e I Encontro de Agroecologia e Educação do Campo.

4.         Ao visualizar o evento, clicar na seta verde, verifique, então nos "Dados da Atividade" se consta o seu nome correto, em seguida, preenche a instituição (ex: UFRB, Movimento Social, Escola, etc.) e clica em confirmar inscrição.

5.Pronto! Sua inscrição estará realizada.

6.         No dia do evento, basta acessar os links disponibilizados e aproveitar as palestras!

7.         Após o evento, para ter acesso ao certificado, basta entrar no mesmo link de inscrição, ir em "Meus Curso e Eventos", clicar na seta verde, confirmar se o certificado já está liberado e, caso esteja clicar em imprimir certificado.