Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

UFRB viabiliza projeto de energia solar em cooperativa de Feira de Santana

Publicado: Quarta, 06 Abril 2022 00:02

Cooperativa Jaguara

Na manhã do dia 31 de março, foi realizada uma visita técnica na sede da Portal Princesa do Sertão, cooperativa localizada no Distrito de Jaguara que atua nas comunidades Sete Portas, Rio do Peixe e Lagoa d'Água. O objetivo da visita foi tratar sobre a proposta de acordo de cooperação técnica para implantação do sistema de energia solar fotovoltaica com a finalidade de potencializar o desenvolvimento da cooperativa.

Estiverem presentes, o Diretor do CETENS, Professor Jacson Machado, o Vice-Coordenador do curso Bacharelado em Engenharia de Energias, Professor Jadiel Pereira, o Coordenador da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Jondinele Costa e o Presidente da cooperativa, Silvio Santiago Lima, conhecido na comunidade como Silvinho de Jaguara.

Para o Diretor da UFRB de Feira de Santana, a universidade cumpre seu papel ao promover o acesso à tecnologia sustentável e fomento ao desenvolvimento social. O Professor Jadiel Pereira vê no projeto a concretização do papel da UFRB e do curso de Engenharia de Energias ao levar o conhecimento técnico para as comunidades no entorno de Feira de Santana, gerando energia e incentivando seu desenvolvimento econômico e social.

Silvio Lima afirma que essa iniciativa alimenta a esperança para a comunidade diante das dificuldades e apresenta uma grande expectativa para geração de emprego e renda com o desenvolvimento sustentável da cooperativa. Jondinele Costa avalia a viabilidade técnica de implantação do sistema fotovoltaico e acredita que, a partir dos cenários alternativos para o projeto, certamente haverá economia para a cooperativa e aumento da produtividade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página