Notícia

UFRB e IPEMAC participam de reunião com Equipe de Gestão do município de Ipecaetá

Publicado: Quinta, 09 Junho 2022 14:38

No dia 11 de maio, o Instituto Professora Eulina e Maria Cristina (IPEMAC), em Ipecaetá, recebeu a visita do Diretor do Campus de Feira de Santana, Jacson Machado, juntamente com as docentes Ana Paula Diorio e Isabel Santos, ambas da Educação do Campo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Participaram do encontro, o presidente do Instituto, Sr.  Edson Piaggio, Camila Piaggio, Diretora Administrativa Financeira, e Thacila Almeida, Gestora Pedagógica. O objetivo foi apresentar a UFRB para os alunos do IPEMAC e também o edital do vestibular dos cursos da Educação do Campo que está inscrições abertas até dia 16 de junho, além de prospectar acordo de parceria.

No período da tarde, foi realizada uma reunião na Prefeitura do município, da qual participaram a equipe da UFRB e do IPEMAC, Junior Piaggio, prefeito do município, o Assessor de Planejamento e Execução do Orçamento, Adailson Purificação, e o Secretário de Obras, Rogerio Oliveira. Nesta reunião, foram discutidas propostas de trabalho e possíveis acordos.

O Instituto Professora Eulina e Maria Cristina busca desenvolver junto à UFRB uma parceria que promova desenvolvimento da comunidade, fomento para a Agricultura Familiar, para o Associativismo e para o Cooperativismo através de Projetos de Pesquisa e Extensão, tendo os alunos do IPEMAC, e demais interessados, como mediadores de possíveis construções. O Instituto solicitou para a UFRB a realização de um mapeamento socioeconômico do município, com a finalidade de criarmos projetos direcionados para as suas necessidades.

Diante desta proposta de parceria, foi solicitada ao prefeito a garantia do transporte para os alunos que forem aprovados no processo seletivo especial dos Cursos da Educação do Campo; assegurando a disponibilidade do transporte por meio de um projeto aprovado na Câmara de Vereadores. Sendo assim, o município firma o compromisso com o deslocamento dos discentes durante toda a sua permanência na UFRB.

O IPEMAC, juntamente com o município, se comprometeu em divulgar o edital em escolas, rádios e entre toda a comunidade. Na oportunidade, discutiu-se sobre o interesse do município na possibilidade de implantação de um polo EAD da Universidade Aberta do Brasil, ação promovida periodicamente por meio de edital do Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES), o qual define critérios específicos para a perenidade do polo que inclui a garantia, por parte do município através de projeto de lei orçamentária, de instalações físicas, bem como os laboratórios de estudos específicos de acordo com os cursos planejados e o apadrinhamento por uma Universidade. Também se avaliou a oferta de formação de professores, mediante levantamento da necessidade do município.

IPMACUFRBPREFEITURA 1IPMACUFRBPREFEITURA 2IPMACUFRBPREFEITURA 3IPMACUFRBPREFEITURA 4