Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícia

Discentes do PROFNIT/UFRB defendem Dissertação

Publicado: Quinta, 04 Agosto 2022 20:45

No dia 29 de julho, aconteceram as primeiras defesas de Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Diego Enrique Ramirez Goulart apresentou o trabalho “Patenteamento de um dispositivo para treinamento e avaliação do Drag Flick no Hóquei sobre Grama/Indoor” e Bruno Silva de Cerqueira apresentou o trabalho “Registro de marca como vantagem competitiva”. Os dois discentes foram orientados pela Professora Rebecca Andrade (UFRB/CETENS) e co-orientados pelo Professor Miguel Iglesias (UFBA). As pesquisas foram desenvolvidas no PROFNIT/UFRB, na área de atuação "Propriedade Intelectual".

O trabalho de Diego Goulart resultou no registro de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com o apoio do Coordenador de Criação e Inovação (CINOVA-UFRB) Edilson Pires. O trabalho de Bruno Cerqueira resultou no registro de duas marcas, além do desenvolvimento de um aplicativo para Android para auxiliar no registro de marcas visando ajudar micro e pequenos empreendedores. 

Entre os membros das bancas avaliadoras havia professores ligados à Rede Nacional do PROFNIT e membros do mercado, como o economista Vítor Cesar Ribeiro Lopes, presidente do DESENBAHIA na Gestão 2013 e atual gerente da Unidade de Projetos Especiais, Mercados e Internacionalização do SEBRAE desde 2020. Os trabalhos obtiveram pareceres das bancas com aprovação direta (não-condicionada) devido à qualidade acadêmica e potencial inovador.

(Com informações da Professora Doutora Rebecca Andrade)

registrado em:
Fim do conteúdo da página