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Projetos de Pesquisa

Publicado: Segunda, 19 Abril 2021 18:00 | Última Atualização: Sexta, 04 Novembro 2022 18:46

Última atualização em 04/11/2022

Os docentes do Bacharelado em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (BETAA) têm desenvolvido uma série de projetos de pesquisa e inovação. Esses projetos são vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). Uma lista completa das atividades de pesquisa realizadas no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS)  pode ser encontrada no link: https://www.ufrb.edu.br/cetens/projetos-pesquisa.

A seguir listamos os projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes do BETAA. 

DESCARACTERIZAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE DISPOSITIVOS DE INTERCEPÇÃO DE SINAIS (TVBOX) PARA APLICAÇÃO EM FINS ACADÊMICOS

Coordenação: Raissa Tavares Vieira Queiroga

Vigência: 01/08/2022 - 31/12/2024

Resumo: Os dispositivos TV Box são sistemas computacionais que se conectam à TV para reprodução de conteúdo multimídia, na maioria das vezes oriundos da Internet. Entretanto, grande parte destes aparelhos possuem Sistema Operacional que pirateia conteúdo de sistemas legais como TV por assinatura, cinema ou plataformas de streaming. Portanto, estes dispositivos são ilegais e sua importação e comercialização são combatidas pela Receita Federal do Brasil. Desta forma, este órgão apreende e armazena uma grande quantidade destes dispositivos ilegais, e o volume armazenado só cresce devido ao aumento da demanda por estes sistemas nos últimos tempos. Para evitar a geração de resíduos, a Receita Federal tem priorizado a remoção do sistema pirata e o reaproveitamento destes dispositivos ao invés de sua destruição. Neste sentido, este projeto propõe a reutilização das TV Box descaracterizadas em aplicações com relevante impacto científico e social, como sua aplicação em Robôs assistivos e educacionais e em sistemas Data Logger para pesquisa e indústria.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA REDE DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE FEIRA DE SANTANA BAHIA

Coordenação: Nelma de Cassia Silva Sandes

Integrantes: Lucas Santos Reis, Juliana Souza de Jesus Silva, Ana Cecília Santos Souza

Vigência: 01/06/2020 - 31/10/2024 

Resumo: O projeto tem como tema acessibilidade da pessoa com deficiência sensorial ao conteúdo impresso. Propõe estudar as formas de adaptações visuais, auditivas e táteis existentes no ambiente acadêmico das universidades, investigando a configuração das redes de suporte ao uso de Tecnologia Assistiva que é oferecida ao aluno universitário com deficiência sensorial na região de abrangência do Centro de Ciência em Tecnologia Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a saber, a cidade de Feira de Santana e circunvizinhança, com ênfase no uso e compartilhamento de recursos de TA. Os objetivos específicos são: identificar as Instituições de Ensino Superior da cidade de Feira de Santana e circunvizinhança que tem entre os seus alunos com deficiência, pessoas com deficiência sensorial; conhecer os recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis as Instituições de Ensino Superior da cidade de Feira de Santana e circunvizinhança; levantar possibilidades e desafios para a configuração de rede de apoio ao aluno com deficiência sensorial que estuda em Instituições de Ensino Superior da cidade de Feira de Santana e circunvizinhança, com ênfase na aquisição e uso dos recursos de TA. Acreditando nas possibilidades assertivas do trabalho em rede, espera-se ao final desta pesquisa, fomentar a criação de uma rede Instituições de Ensino Superior que possam funcionar em colaboração para o apoio ao uso de Recursos de Tecnologia Assistiva por alunos com deficiência sensorial estudantes do Ensino Superior. Pretende-se levantar as possibilidades e desafios para a configuração de rede de apoio ao aluno com deficiência sensorial que estuda em Instituições de Ensino Superior da cidade de Feira de Santana e circunvizinhança, com ênfase na aquisição e uso dos recursos de TA. Os resultados encontrados subsidiarão ações futuras sobre a temática. FOI APROVADO EM EDITAL PIBIC 2020-2021 E EM EDITAL PIBITI 2020-2021.

 

EMPREGO APOIADO: MAPEAMENTO DE ATORES SOCIAIS E DE PRODUTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ÂMBITO DO TRABALHO

Coordenação: Jesus Carlos Delgado Garcia

Vigência: 01/05/2020 - 31/07/2024

Resumo: Esta proposta de pesquisa se debruça sobre o tema do mapeamento de atores sociais com potencialidade para prestarem serviços de Emprego Apoiado, articulados com as políticas públicas, e, também, sobre os produtos de tecnologia assistiva destinados a serem utilizados no posto de trabalho, cuja identificação, recomendação e avaliação são atividades que estão compreendidas dentro da metodologia do Emprego Apoiado.

 

PRÁTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR EM FEIRA DE SANTANA: UM ESTUDO A PARTIR DE DOCUMENTOS PRODUZIDOS PELO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação: Susana Couto Pimentel

Bolsista FAPESB: Mikaely Almeida Moreira

Integrantes: Rosemeire da Silva Oliveira; Delma dos Santos Silva Pereira.

Vigência: 01/08/2020 - 30/09/2022

Resumo: As políticas de inclusão no Estado brasileiro têm ganhado contornos bem definidos desde a última década do século XX quando na Constituição de 1988 foi incorporado o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino (inciso III, Art. 208). Nos anos seguintes outros passos foram dados em direção a uma educação inclusiva e em 1994 o Brasil tornou-se signatário da Declaração de Salamanca, documento resultante da Conferência Mundial sobre Educação Especial, realizada em Salamanca, na Espanha, em 1994, cujo objetivo foi traçar diretrizes para a formulação de políticas e sistemas educacionais inclusivos. Desde então, uma série de Leis e outras normativas têm sido publicadas ratificando o direito de todos de aprender juntos em convivência com os demais, incluindo as pessoas com deficiência. Para que isso aconteça, algumas necessidades e desafios são impostos às escolas, dentre os quais assegurar currículos flexíveis, desenvolver práticas pedagógicas diferenciadas, disponibilizar material adaptado, atendimento educacional especializado no contraturno das aulas e recursos de Tecnologia Assistiva. No ordenamento jurídico brasileiro a Lei Federal nº13.146 de 6 de julho de 2015, conhecida também como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é uma das leis mais recentes que sistematiza conquistas para esse segmento historicamente excluído do processo de escolarização. No âmbito dos estados e municípios os Conselhos de Educação, responsáveis por acompanhar os sistemas de ensino, também têm regulamentado os processos de inclusão, através de normativos e de processos de autorização, credenciamento e fiscalização das unidades escolares. Ante o exposto, e considerando-se a importância e abrangência do Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana (CME/FSA) enquanto órgão que regulamenta e fiscaliza todas as instituições que compõem o sistema municipal de ensino, o presente projeto de pesquisa se propõe analisar, a partir dos documentos do CME/FSA, como as escolas que compõem o sistema municipal de ensino tem se 2 organizado pra incluir os estudantes com deficiência. Destaca-se que Feira de Santana é considerada o principal centro urbano e educacional do interior da Bahia. Para o desenvolvimento desta investigação optou-se pela abordagem qualitativa na análise de documentos públicos do Conselho Municipal de Educação. A pesquisa documental é aquela que trabalha a partir de fontes primárias, ou seja, que ainda não receberam um tratamento analítico. Como forma de delimitação temporal para seleção dos documentos a serem analisados, será utilizado o marco da Lei Brasileira de Inclusão publicada em julho de 2015. Assim, serão consideradas os processos de autorização, credenciamento e fiscalização de instituições de ensino nos últimos quatro anos, de 2016 a 2019. Para análise dos dados levantados serão utilizados os fundamentos legais da Educação Inclusiva e os pressupostos teóricos que subsidiam o paradigma da inclusão e o conceito de deficiência. Espera-se que esta pesquisa contribua para o levantamento das ações objetivas das escolas no processo de operacionalização da inclusão, bem como para oferecer, a partir da legislação e normativas já existentes, orientações sobre como proceder, beneficiando assim o estudante com deficiência matriculado do sistema escolar.

 

ROBÓTICA MÓVEL APLICADA À ROBÓTICA ASSISTIVA

Coordenação: João Luiz Carneiro Carvalho

Vigência: 01/10/2018 - 01/10/2021

Resumo: A Robótica Assistiva é caracterizada pelo emprego de robôs no auxílio a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida para execução de Atividades da Vida Diária. Essas atividades podem parecer simples do ponto de vista humano, mas representam tarefas com alto grau de complexidade do ponto de vista computacional, devido às diferenças entre a forma do homem pensar e agir e a forma do sistema computacional processar e atuar. Entre outras tarefas, um robô assistente deve se locomover dentro de um ambiente dinâmico e não estruturado, como uma residência ou um campus de universidade, por exemplo, de forma eficiente e segura, tanto para si mesmo como para as pessoas e objetos ao redor. Além disso, o custo para construir e programar uma plataforma robótica como essa na maioria das vezes é alto devido aos componentes que são utilizados em sua montagem. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma robótica com componentes de baixo custo capaz de navegar de forma segura em ambientes pouco controlados, e que futuramente poderá ser utilizada em tarefas relacionadas à Robótica Assistiva.

 

PRÓTESES PARA DEFICIÊNCIA MOTORA: DA CONSTRUÇÃO DE PRODUTO DE BAIXO CUSTO PARA CRIANÇA À CATALOGAÇÃO

Coordenação: Luiz Carlos Soares de Carvalho Junior

Vigência: 01/08/2020 - 02/08/2021

Resumo: No Brasil, segundo dados do censo de 2010 do IBGE, 23,9% relata apresentar deficiência em algum grau de incapacidade. Essa prevalência é ainda maior nos Estados da região Nordeste, como na Bahia, atingindo 25,4% da população. Esse cenário se torna ainda mais alarmante ao se considerar o estudo realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social em parceira com o Instituo Social – ITS Brasil, que evidenciou que 77% dos projetos desenvolvidos de Tecnologia Assistiva estão centralizados nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Essas evidências são preocupantes, tendo em vista que a Tecnologia Assistiva consiste em serviços e produtos diretamente voltados as necessidades da pessoa com deficiência e podem ser compreendidos como propriamente uma extensão ou complementação de sua corporeidade, integrando o próprio ser da pessoa com deficiência, pois assim podem se expressar, se comunicar, se locomover, realizar atividades de vida diária em todos os contextos, sendo assim um direito humano. Assim, é importante que projetos sejam desenvolvidos para atender diretamente as necessidades da pessoa com deficiência em nossa comunidade, garantindo acesso não só a produtos, como também a informação. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo desenvolver uma prótese de membro superior de baixo custo (utilizando impressora 3D) para criança em idade escolar e catalogar produtos de tecnologia assistiva da área de prótese e órteses.

 

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE E RISCO DE QUEDAS EM ÂMBITO DOMICILIAR DE IDOSOS COMUNITÁRIOS

Coordenação: Renata de Sousa Mota

Vigência: 05/06/2018 - 31/08/2021

Resumo: Este projeto tem como tema acessibilidade e risco de quedas de idosos em seus domicílios. Os acidentes intradomiciliares são a quinta causa de morte entre o idoso. 60% das quedas nesta população acontecem em domicílio. Quando sofrem uma queda, desenvolve medo de que ocorram novas quedas, fomentando a perda da independência, que por sua vez induz ao isolamento social. A severidade das quedas e sua frequência em pessoas após os 60 anos pode estar associada ao déficit visual, equilíbrio, fraqueza muscular e óssea decorrentes do processo de envelhecimento, elevando ainda mais seu risco. O risco de cair para esta população pode ser potencializado quando sua residência não oferece condições de acesso adequado. Este trabalho consiste em analisar os possíveis riscos de quedas que um lar não adaptado pode trazer, pois se sabe que o declínio da funcionalidade após quedas e possíveis fraturas está atribuído ao imobilismo por longos períodos levando a diminuição total ou parcial da independência funcional e autonomia, desencadeando outras patologias associadas. Consiste em um estudo de corte transversal, de caráter populacional, com uma amostra de 60 idosos na primeira velhice (60 – 80 anos). A coleta será realizada no domicilio do idoso, sendo aplicado uma ficha clínica para caracterização sócio demográfica e um questionário sobre a acessibilidade, através do Roteiro de Avaliação para o Ambiente (checklist) baseado nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR) 9050, além de avaliar risco de queda através do teste Timed Up and Go (TUG) e da Escala de Equilíbrio Funcional de Berg (EEB). Espera-se que a partir deste estudo, poder-se-á traçar o perfil de idosos comunitários caidores e assim, poder construir medidas de orientação e intervenção para prevenir quedas, assim como a construção de uma cartilha de orientação para este público e seus familiares e/ou cuidadores.

 

LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE PROTOCOLOS PARA AVALIAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COM VISTAS A SELEÇÃO E USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA

Coordenação: Teófilo Alves Galvão Filho

Bolsista CNPq: Mariane de Jesus Batista

Pesquisadora PIBIC Voluntária: Renata Bastos Dantas

Vigência: 01/06/2022 - 07/08/2021

Resumo: Este Projeto de Pesquisa propõe a realização de um levantamento e análise de Protocolos de Avaliação de pessoas com deficiência, para a seleção e uso da Tecnologia Assistiva, disponíveis na produção científica e acadêmica na atualidade no Brasil. Para isso, como trajetória metodológica da pesquisa, propõe-se o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando como instrumento de coleta de dados, o levantamento de trabalhos científicos encontrados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, e, sendo necessário, também em outros bancos de dados, por meio de palavras-chave que correspondam ao foco dos trabalhos que se deseja localizar. Após a análise dos trabalhos encontrados, planeja-se a elaboração de uma proposta de elementos e parâmetros fundamentais que possam subsidiar a construção e proposição de um Protocolo para Avaliação de potenciais usuários de Tecnologia Assistiva, segundo as particularidades específicas do contexto das avaliações normalmente realizadas pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, o NETAA do CETENS/UFRB.

 

ACESSIBILIDADE PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER

Coordenação: Nelma de Cassia Silva Sandes

Integrantes: Mariane de Jesus Batista; Kercia Cristine Rosário Assis Souza; Diane albergaria.

Vigência: 01/06/2017 - 02/12/2020

Resumo: Este Projeto de Pesquisa tem como temática a acessibilidade da criança com deficiência ao lazer. O estudo vem sendo realizado em Feira de Santana-Ba, estando circunscrito aos parques públicos do município, tendo como objetivo geral compreender os desafios e possibilidades do brincar da criança com deficiência física com ênfase na acessibilidade dos brinquedos e espaços para brincar de acesso público. O aporte teórico é interdisciplinar envolvendo: Psicologia, através dos estudos sobre as repercussões que os contextos assertivos tem sobre o desenvolvimento da criança com deficiência; a Engenharia, por meio das pesquisas, recursos, metodologias de Tecnologia Assistiva, relacionados com conceitos de Ergonomia e design inclusivo e a produção de equipamentos e espaços acessíveis; e o campo da Política Pública, no que tange a legislação Municipal e Federal que subsidia a construção dos espaços e equipamentos inclusivos, com ênfase nas orientações da Associação Brasileira e Normas Técnicas (ABNT). A investigação tem uma metodologia qualitativa, do tipo Estudo de caso, tendo sido escolhido intencionalmente três parques. O instrumento de coleta de dados consiste em um questionário de verificação, baseado nas recomendações da ABNT e os estudos teóricos realizados. A análise será realizada por triangulação; dos dados coletados por instrumento; dos estudos sobre a norma da legislação brasileira; dos estudos sobre as necessidades de adaptações das crianças com deficiência física para o uso funcional dos equipamentos e espaços físicos. Espera-se como resultado um aumento no número de crianças com deficiência física circulando com autonomia e independência pelos espaços públicos de lazer da cidade de Feira de Santana. Espera-se contribuir para práticas sociais mais inclusivas. O projeto foi submetido e aprovado no Comitê de Ética da Plataforma Brasil, sob o CAAE: 82896017.5.0000.0056. Recebeu financiamento de bolsa para iniciação científica e de iniciação tecnológica dos seguintes órgãos: FAPESB, CNPq e da UFRB.

 

PARQUE INFANTIL: PROTÓTIPO DE BALANÇO PARA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Coordenação: Nelma de Cassia Silva Sandes

Vigência: 01/08/2017 - 02/08/2020

Resumo: Durante o ano de 2016, um grupo de docentes e discentes do Centro de Ciência, Tecnologia, Energia e Sustentabilidade (CETENS) desenvolveu um projeto sobre acessibilidade de crianças com deficiência em uma Escola Municipal da cidade de Feira de Santana, na Bahia. Uma das constatações oriundas das atividades realizadas foi à identificação de dificuldades para as crianças com deficiência física terem acesso aos equipamentos de lazer disponíveis na escola. Nesta perspectiva se insere este projeto cujo objetivo é tornar acessível parques infantis através da construção de balanços acessíveis e sustentáveis. A construção dessa tecnologia se ampara nas normativas legais sobre Parques Acessíveis e nos estudos e pesquisas do campo da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, área que vem se estruturando no CETENS, considerando-se a criação do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEETA). Como resultado pretende-se elaborar um protótipo de balanço infantil, seguro, confortável, de baixo custo e sustentável que possa ser incorporado aos ambientes escolares contribuindo para uma prática de lazer mais inclusiva.

 

INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA BAHIA: UM ESTUDO DOCUMENTAL SOBRE ENTRAVES ENCONTRADOS NAS ESCOLAS QUE COMPOEM O SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação: Susana Couto Pimentel

Vigência: 10/08/2019 - 10/08/2020

Resumo: As políticas de inclusão no Estado brasileiro têm ganhado contornos bem definidos desde a última década do século XX quando na Constituição de 1988 foi incorporado o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino (inciso III, Art. 208). Nos anos seguintes outros passos foram dados em direção a uma educação inclusiva e em 1994 o Brasil tornou-se signatário da Declaração de Salamanca, documento resultante da Conferência Mundial sobre Educação Especial, realizada em Salamanca, na Espanha, em 1994, cujo objetivo foi traçar diretrizes para a formulação de políticas e sistemas educacionais inclusivos. Desde então, uma série de Leis e outras normativas têm sido publicadas ratificando o direito de todos de aprender juntos, incluindo as pessoas com deficiência, em convivência com os demais. Para que isso aconteça, algumas necessidades e desafios são impostos às escolas, dentre os quais assegurar currículos flexíveis, desenvolver práticas pedagógicas diferenciadas, disponibilizar material adaptado e atendimento educacional especializado no contraturno das aulas. No ordenamento jurídico brasileiro a Lei Federal nº13.146 de 6 de julho de 2015, conhecida também como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é uma das leis mais recentes que sistematiza conquistas para esse segmento historicamente excluído do processo de escolarização. No âmbito dos estados e municípios os Conselhos de Educação, responsáveis por acompanhar os sistemas de ensino, também têm regulamentado os processos de inclusão. Ante o exposto, e considerando-se a abrangência do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA) que regulamenta e fiscaliza todas as instituições que compõem o sistema estadual de educação, dentre as quais as escolas públicas da rede estadual e as privadas, o presente projeto de pesquisa se propõe analisar os entraves a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas que compõem o sistema estadual de Educação do Estado da Bahia. Para o desenvolvimento desta investigação optou-se pela análise de documentos públicos numa abordagem qualitativa. A pesquisa documental é aquela que trabalha a partir de fontes primárias, ou seja, que ainda não receberam um tratamento analítico. Como forma de delimitação temporal para seleção dos documentos a serem analisados, será utilizado o marco da Lei Brasileira de Inclusão publicada em julho de 2015. Assim, serão consideradas as solicitações e denúncias feitas ao CEE-BA nos últimos três anos, de 2016 a 2019. Para análise dos dados levantados serão utilizados os fundamentos legais da Educação Inclusiva e os pressupostos teóricos que subsidiam o paradigma da inclusão e o conceito de deficiência. Espera-se que esta pesquisa contribua para o levantamento das dificuldades enfrentadas pelas escolas no processo de operacionalização da inclusão, bem como para oferecer, a partir da legislação e normativas já existentes, orientações sobre como proceder, beneficiando assim o estudante com deficiência usuário do sistema escolar..

 

A FORMAÇÃO NA ÁREA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE NA UFRB: SISTEMATIZANDO PERCURSOS E CONSOLIDANDO PROPOSTAS

Coordenação: Teófilo Alves Galvão Filho

Vigência: 13/05/2016 - 14/05/2019

Resumo: O presente Projeto visa estabelecer parceria internacional da UFRB com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, com vistas ao desenvolvimento e consolidação de pesquisas, reflexões e configuração adequada dos processos formativos na UFRB na área da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, articulados e referenciados pela trajetória de excelência e experiência da UTAD nessa área. Este Projeto de cooperação internacional é efetivado, segundo a presente proposta, por meio da criação de um grupo de estudos e pesquisa internacional entre as duas instituições, com a realização de Missões de Trabalho, de docentes da UFRB na UTAD e de docentes da UTAD na UFRB, além de Missões de Estudo, com a realização de graduações sanduíche e doutorados sanduíche de estudantes da UFRB na UTAD. Dessa forma, o Objetivo Geral do Projeto é consolidar pesquisas e formação na área de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ? UFRB, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, de Portugal.

 

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA ANÁLISE EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Coordenação: Susana Couto Pimentel

Vigência: 01/08/2017 - 02/08/2018

Resumo: Esta pesquisa constitui-se desdobramento de uma investigação já realizada entre professores de Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) da rede municipal de Feira de Santana cujos resultados apontaram que a maior necessidade desses profissionais é de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) que favoreçam a comunicação dos alunos atendidos. As SRMs são espaços voltados para o atendimento educacional especializado de estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, de modo a complementar ou suplementar à escolarização. Portanto, tais espaços carecem de um grande número de recursos de TA para atendimento do seu público alvo. Dentre os recursos de TA estão àqueles destinados à ampliação de habilidades de comunicação de pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem comunicativa, os quais são chamados de Comunicação Alternativa (CA). Dentre o público atendido nas SRMs de Feira de Santana estão 18 estudantes com Paralisia Cerebral (PC) e, segundo os professores, essa tem sido a deficiência menos contemplada pelos recursos de CA disponibilizados. Assim, esta pesquisa objetiva produzir recursos de CA para utilização em SRMs, buscando potencializar a comunicação dos estudantes com PC atendidos. Para realização dessa investigação, optou-se pela metodologia de pesquisa-ação. Espera-se que esta investigação possibilite a construção de recursos de TA, como inovação tecnológica, com fins de promoção de acessibilidade e autonomia.

 

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: A PRODUÇÃO DE RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DE BAIXO CUSTO PARA SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Coordenação: Susana Couto Pimentel

Vigência: 01/08/2017 - 02/08/2018

Resumo: Esta pesquisa constitui-se desdobramento de uma investigação já realizada entre professores de Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) da rede municipal de Feira de Santana cujos resultados apontaram que a maior necessidade desses profissionais é de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) que favoreçam a comunicação dos alunos atendidos. As SRMs são espaços voltados para o atendimento educacional especializado de estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, de modo a complementar ou suplementar à escolarização. Portanto, tais espaços carecem de um grande número de recursos de TA para atendimento do seu público alvo. Dentre os recursos de TA estão àqueles destinados à ampliação de habilidades de comunicação de pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem comunicativa, os quais são chamados de Comunicação Alternativa (CA). Dentre o público atendido nas SRMs de Feira de Santana estão 18 estudantes com Paralisia Cerebral (PC) e, segundo os professores, essa tem sido a deficiência menos contemplada pelos recursos de CA disponibilizados. Assim, esta pesquisa objetiva produzir recursos de CA para utilização em SRMs, buscando potencializar a comunicação dos estudantes com PC atendidos. Para realização dessa investigação, optou-se pela metodologia de pesquisa-ação. Espera-se que esta investigação possibilite a construção de recursos de TA, como inovação tecnológica, com fins de promoção de acessibilidade e autonomia.

 

TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PESSOAS IDOSAS: CONTEXTOS SOCIAIS EM FEIRA DE SANTANABAHIA

Coordenação: Nelma de Cassia Silva Sandes

Vigência: 01/06/2016 - 02/06/2017

Resumo: Este projeto de pesquisa tem como tema Tecnologia Assistiva (TA), um novo campo de saber, relacionado com a qualidade de vida de dois grupos específicos, as pessoas com deficiência e as pessoas com mobilidade reduzida, entendido neste estudo como as pessoas idosas. Historicamente, os dois grupos mencionados viveram violações nos seus direitos como cidadãos, porém nas duas últimas décadas, a mobilização da sociedade impulsionou que a legislação brasileira passasse a caminhar em direção oposta, com vistas a assegurar a cidadania dessas pessoas, incentivando a criação de políticas assertivas que garantam a equidade de direitos para essa população. Esta pesquisa objetiva estudar essa realidade, buscando conhecer os contextos de desenvolvimento e uso de Tecnologia Assistiva voltada para a população das pessoas com deficiência e pessoas idosas na cidade de Feira de Santana-Ba, relacionando-os com as Políticas Públicas no âmbito Estadual e Federal. A partir de uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento será uma entrevista semiestruturada, investigar-se-á instituições que operacionalizam as políticas públicas voltadas para essa população neste município, pretendendo-se identificar os espaços que usam e desenvolvem Tecnologia Assistiva, relacionando essas atividades com a eliminação das barreiras previstas nos documentos legais do Brasil. Como resultado espera-se construir um banco de dados que mapeie os espaços de TA em Feira de Santana, subsidiando futuras ações públicas e aprofundando os estudos na área.

 

TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA-BA

Coordenação: Susana Couto Pimentel

Vigência: 01/08/2015 - 01/08/2016

Resumo: No contexto de uma sociedade inclusiva é imperativo o desenvolvimento de políticas que propiciem o acesso e a participação de todos os cidadãos na vida social. Dentre as formas de se assegurar o direito de todos à participação, encontra-se a disponibilização de recursos e serviços com vistas a promover a acessibilidade da pessoa com deficiência. Tais recursos e serviços compõem o leque de abrangência da chamada Tecnologia Assistiva (TA) que objetiva promover a funcionalidade e a participação social de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida. Diante do exposto, a presente pesquisa objetivou mapear a oferta e a utilização dos recursos de TA disponibilizados nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) na rede municipal de Feira de Santana, bem como as necessidades dos estudantes com deficiência ainda não contempladas por tais produtos. Ressalta-se que as SRMs são espaços constituintes das políticas governamentais inclusivas voltados para o atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à escolarização. A proposição dessa temática justifica-se porque na contemporaneidade a deficiência é compreendida não apenas como uma questão orgânica, mas como uma condição que pode ser potencializada ou minimizada a partir da adequação do contexto social no qual a pessoa está inserida. Para realização dessa pesquisa, optou-se pelo estudo exploratório a ser realizado em SRMs do município de Feira de Santana por ser este o segundo maior município do estado da Bahia. Os resultados desta investigação apontaram o público alvo atendido nesses espaços, revelando que existem demandas ainda não contempladas pelos recursos de TA disponibilizados nas SRMs pesquisadas, sendo avaliado pelos participantes que a política do governo federal de distribuição de recursos de TA proporciona um atendimento inicial, mas não atende as especificidades dos estudantes matriculados nesses espaços. Ademais esta investigação possibilitou o levantamento das demandas de recursos de TA provenientes da comunidade estudantil vinculada à rede municipal de ensino de Feira de Santana, sendo os relativos à garantia de comunicação os mais mencionados pelos docentes participantes da pesquisa. Espera-se que tal investigação direcione outros estudos sobre a TA, bem como fomente a criação de produtos relativos às demandas ainda não atendidas no campo da inovação tecnológica com fins de promoção de acessibilidade e autonomia para todos os estudantes

 

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