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Projetos de Extensão

Publicado: Segunda, 19 Abril 2021 18:02 | Última Atualização: Segunda, 15 Mai 2023 20:38

Dentre as diversas ações realizadas pelos docentes do Bacharelado em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (BETAA) as atividades de extensão são um ponto focal. Os projetos e programas de extensão são vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT). No Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) a gestão de extensão auxilia no desenvolvimentos dessas atividades. Essa elaborou uma lista com todos os projetos e programas de extensão desenvolvidos no CETENS e podem ser encontrados acessando o link: https://www.ufrb.edu.br/cetens/projetos-programas-e-bolsistas.

Abaixo estão sendo apresentados os projetos de extensão desenvolvidos pelos docentes do BETAA. 

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

Coordenação: Renata de Sousa Mota

Membros da Equipe: Nilmar de Souza, Raissa Tavares Vieira Queiroga, João Luiz Carneiro Carvalho, Sátila Souza Ribeiro, Nelma de Cassia Silva Sandes, Jesus Carlso Delgado Garcia, Luiz Carlos Soares de Carvalho Junior, Amanda Leão de Oliveira, Gabriel Mota Seixas, Lucas Santos Reis, Luana Manuela Costa de Oliveira, Rodrigo Gabriel da Silva Lima e Aline Matos.

Período: 20/03/2023 a 01/03/2024

Resumo: De acordo com o Estudo de Mapeamento de Competências em Tecnologia  Assistiva (TA), realizado em 2013 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, o Brasil  possui um enorme potencial em relação à realização de projetos e produtos de  Tecnologia Assistiva. Porém, para que tais projetos alcancem seu público alvo, é  fundamental a participação de universidades no incentivo à pesquisa e  desenvolvimento de tecnologias que melhoram a qualidade de vida das pessoas com  deficiência. A criação deste projeto, por parte da UFRB, constitui-se numa política de  desenvolvimento educacional e tecnológico, inovadora e relevante para a região que  está localizada (Portal do Sertão), a qual permite que esta instituição avance ainda  mais no cumprimento do seu papel na formação inicial e continuada da massa crítica  necessária a este campo do conhecimento, corroborando também com a atual pauta  social do país. Este projeto permitirá acrescentar à sociedade feirense e baiana a  possibilidade de abordar e aprofundar estudos e pesquisas voltados para a produção  de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológicos, e à inovação com base  no Plano Nacional de Tecnologia Assistiva (PNTA), na Lei nº 10.973/04, no Decreto nº  10.645/21, e assim, auxiliar nos processos de inclusão social da pessoa em condição de  deficiência, incapacidades e mobilidade reduzida, enfatizando a criação de condições  para sua autonomia, independência e qualidade de vida nos aspectos: social,  educacional, laboral e de lazer. Esta proposta tem como proposta central implementar  um serviço de atendimento ao usuário de tecnologia assistiva, contendo o processo de  avaliação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ou idoso, o  desenvolvimento de recursos para promoção da autonomia e independência de baixa  e média complexidade tecnológica e o acompanhamento do usuário deste recurso.  Para tanto, serão utilizados espaços de laboratórios já existentes, assim como recursos  humanos que já possuem a expertise na área da TA.

WoManTech - WOMEN MAKING TECH ACCESSIBLE (MULHERES TORNANDO A TECNOLOGIA ACESSÍVEL)

Coordenação: Raissa Tavares Vieira Queiroga

Membros da Equipe: Isabele Moura Silva, Maria Clara Sampaio Gonçalves, Alice Bispo dos Santos, Helen De Souza Campos, Wilma de Jesus Teixeira, Vanessa Kelly Freitas Maia, Laissa Soares da Silva, Amanda Leao de Oliveira, Joao Luiz Carneiro Carvalho, Nilmar de Souza, Renata de Sousa Mota, Andressa Borges Costa

Período: 01/05/2023 a 31/12/2023

Resumo: Esta ação de extensão tem o objetivo de fomentar o conhecimento na área de engenharia garantindo conhecimento técnico dentro das universidades e escolas de ensino médio. Isto é alcançado por meio do estímulo do interesse de alunas universitárias e do ensino médio pelas ciências exatas. A ação propõe a realização de oficinas de eletrônica, ministradas em escolas públicas de ensino fundamental e médio com objetivo de atrair os olhares e despertar o interesse das alunas pela tecnologia na produção de um recurso de tecnologia assistiva que promove o acesso aos meios digitais por pessoas com deficiência. A ação é dividida em três etapas: a primeira é focada na capacitação de estudantes do ensino superior dos cursos de engenharia do CETENS – UFRB em eletrônica básica e tecnologias assistivas; a segunda etapa é focada na realização de uma oficina que engloba conteúdos de tecnologia assistiva e acessibilidade e eletrônica básica, ministrada pelas voluntárias que participaram da capacitação da primeira etapa, esta oficina será ministradas para alunas do ensino fundamental e médio de escolas municipais da cidade de Feira de Santana; na terceira e última etapa os recursos montados durante as oficinas nas escolas serão destinados a pessoas com deficiência de baixa renda.

CONHECER PARA ATUAR: INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR, DA TEORIA A PRÁTICA

Coordenação: Nelma de Cassia Silva Sandes e Kelly Grazielly da Silva Siqueira e Cerqueira

Membros da Equipe: Juliana Souza de Jesus Silva, Ana Cecília Santos Souza, Laissa Soares da Silva, Caio Douglas Pinto da Silva, Iago Gabriel Silva Martins, Patrícia Silva de Jesus e Raquel Souza Lima

Período: 25/05/2022 a 31/07/2023

Resumo: O projeto de extensão está vinculado a pesquisa da proponente, cadastrada no CETENS/UFRB e em desenvolvimento, intitulada CONTEXTUALIZAÇÃO DA REDE DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE FEIRA DE SANTANA-BAHIA, os resultados parciais indicam uma importante lacuna na socialização das boas práticas de inclusão no ensino superior principalmente quando o tema é o acesso, o uso e apropriação dos recursos de Tecnologia Assistiva. A atividade vincula-se também ao Ensino através do componente ministrado pela proponente no Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação Científica Inclusão e Diversidade (PPGECID), intitulado Tecnologia Assistiva e Educação, e ao componente ministrado no Bachalerado em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, Fundamentos e Concepções de Deficiência II (deficiências sensoriais), em ambos, os conteúdos programáticos são subsidiados por discussões teóricas e práticas que envolvem as necessidades educacionais das pessoas com deficiência sensorial relacionando-as com os limites e possibilidades no campo da Tecnologia Assistiva. Tanto nas atividades de pesquisa como de ensino a interlocução com a comunidade evidencia as poucas oportunidades formativas no campo da Acessibilidade ao Ensino Superior que são oferecidas na região metropolitana de Feira de Santana. Este projeto pretende atuar nesta lacuna propondo atividades formativas hibridas (presenciais e virtuais) envolvendo Seminário com Instituições de Ensino Superior da região, aulas virtuais e aulas práticas no Laboratório do Curso de Engenharia em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade do Cetens/UFRB. Espera-se como resultado disseminar as boas práticas de Inclusão no Ensino Superior, contribuindo para a autonomia e independência dos alunos com deficiência sensoriais discentes do Ensino Superior.

PIPOCA e PAISAGEM

Coordenação: Luciene Gomes (UFRB) e Camila Gomes Sant’anna (UFG)

Membros da Equipe: Daniel Victor Lima Souza (discente Bosista), Bia Santos Cordeiro de Lima (discente voluntária) e Amanda Leão Oliveira (discente voluntária)

Período: 08/03/2021 a 31/03/2023

Resumo: O PIPOCA e PAISAGEM visa à promoção da expansão do conhecimento sobre a paisagem e suas diferentes vertentes. Entendendo a paisagem como uma construção cultural, é importante compreendê-la a partir dos diferentes agentes modeladores do território, garantindo o direito à paisagem a todos. O projeto que é difundido virtualmente entre duas universidades UFG+UFRB, buscando ser o mais acessível e inclusivo possível, e consiste em duas ações em momentos diferentes: “Papo de Paisagem”, onde convidados de diferentes áreas do conhecimento apresentam suas trajetórias profissional e pessoal e, a partir delas, são colocados diferentes pontos de vistas e situações que envolvem as temáticas que direcionaram tais escolhas; “Cine Debate”, consiste em uma exibição selecionada pela equipe de curadoria do projeto a partir de discussões realizadas pela equipe, buscando contemplar assuntos relevantes com um debate feito junto a outros convidados que estejam envolvidos de alguma forma com o contexto da exibição.

DESENVOLVIMENTO DE CATÁLOGO SOBRE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA MOBILIDADE, ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA, COM TUTORIAIS

Coordenação: Renata de Sousa Mota

Membros da Equipe: Ana Cecília Santos Souza, Henrique Nunes Teixeira, Nilmar de Souza, Luiz Carlos Soares de Carvalho Júnior, Jesus Carlos Delgado Garcia, Caio Douglas Pinto da Silva, Adriana Virgínia Barros Faiçal (UFBA)

Período: 01/10/2020 a 30/10/2022

Resumo:  Este projeto de extensão apresenta como temática central a área de Produtos de Tecnologia Assistiva. Surgiu a partir de uma demanda de clínicas de reabilitação, as quais apresentam necessidade frequente de um instrumento que possa demonstrar aos seus pacientes e familiares, de maneira simples e objetiva, uma listagem de recursos de TA para mobilidade, comunicação e Atividades de Vida Diária AVD`s), assim como existe a necessidade para informar aos usuários desses recursos como desenvolver alguns recursos simples de TA com materiais de baixo custo através de tutoriais. Desta forma, o objetivo deste estudo é desenvolver um catálogo ilustrativo.

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA PRIMEIRA EDIÇÃO

Coordenação: Nelma de Cassia Silva Sandes

Resumo: O projeto é o resultado da articulação de Instituições de Ensino Superior (IES), Secretarias de Educação, comunidades escolares de unidades de ensino da Educação Básica, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Estado da Bahia. Tem como tema a Inteligência Artificial (IA) com o recorte do uso desses conhecimentos científicos no campo da Tecnologia Assistiva (TA). Entendendo-se TA como um campo de conhecimento interdisciplinar que envolve produtos, serviços, metodologia, voltados para a qualidade de vida, autonomia e independência da pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida. A escolha desse recorte foi motivada pela crescente demanda nos espaços educacionais envolvidos nesta proposta, por soluções tecnológicas que fomentem a entrada e permanência com qualidade de estudantes com deficiência. A importância dessa realidade fica evidente quando se constata a escassez de informações sobre as possibilidades do uso da TA nas práticas educacionais inclusivas. Na atualidade, os avanços científicos na produção e melhoramento dos recursos de TA caminham a passo largo, com contribuições das inovações trazidas pelos estudos sobre Inteligência Artificial, entretanto, essas novidades chegam lentamente para o usuário final dos recursos, no caso das unidades escolares, o estudante. Constata-se em nossas pesquisas que essa discrepância entre o que a ciência produz e o uso desses conhecimentos no cotidiano é fruto do distanciamento entre a academia e a comunidade, e no caso da pessoa com deficiência o impacto desse abismo é nocivo e potencializa diversas barreiras para o pleno exercício da sua cidadania. Popularizar os conhecimentos científicos nesse campo do conhecimento é uma ação de enfrentamento a essa exclusão. Os usuários dos recursos de TA precisam saber da existência e funcionalidade dos produtos, por sua vez, a sociedade precisa garantir o uso desses com segurança, essa via de mão dupla contribuirá para a criação de espaços inclusivos, favorecedores de equidade, o que é direito das pessoas com deficiência. Nessa direção o objetivo geral desta proposta é: Contribuir para a popularização da ciência relacionando os avanços científicos no campo da inteligência artificial com a qualidade de vida do ser humano, com ênfase nos processos criativos de produtos no âmbito da Tecnologia Assistiva, potencializando e ampliando discussões, formação, desenvolvimento de conceitos estabelecendo uma maior articulação entre a comunidade e a Universidade-Escola-Instituto Superior. Como já referido, as atividades foram gestadas coletivamente por um grupo que envolve a Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Barreiras, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Santo Amaro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz e as Secretarias de Educação das cidades envolvidas. O evento envolve três modalidades de ação, realizadas em três etapas, envolvendo 28 municípios, distribuídos em 5 (cinco) regiões do estado, a saber Feira de Santana e região do Portal do Sertão; Salvador e região Metropolitana; Barreiras e região do Oeste Baiano; Santo Amaro e região do Recôncavo da Bahia; Itabuna e região Sul da Bahia. A primeira etapa ocorrerá na modalidade Seminário e ciclo de palestras realizados no formato virtual, de 19 a 23 de outubro de 2020. A segunda etapa refere-se à modalidade Conjunto de Oficinas realizadas virtualmente de 12 a 17 de abril de 2021, a culminância das atividades será com uma exposição de Tecnologia Assistiva e Inteligência Artificial realizada nos dias 1 e 2 de junho de 2021. Os produtos desenvolvidos nas oficinas e apresentados na exposição serão disponibilizados para estudantes com deficiência da rede pública.

Integrantes: Caio Douglas Pinto da Silva; Laissa Soares da Silva; Aides Oliveria Coelho; Daniel Victor Lima Souza Santos; Ana Cecília santos Sousa; Renata Dantas; Amanda Leão de Oliveira

 

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E AS PERSPECTIVAS DA ENGENHARIA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE NO MERCADO DE TRABALHO

Coordenação: Jesus Carlos Delgado Garcia

Resumo: Este projeto de extensão em Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão busca dar um retorno à sociedade dos conhecimentos aprendidos e gerados na UFRB/CETENS, mediante a realização de atividades típicas da engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, como são a inovação de produtos de Tecnologia Assistiva e o atendimento de demandas susceptíveis de aplicação de serviços da engenharia nessa área. Nesse mesmo processo, procura-se ir abrindo espaço de trabalho para os futuros engenheiros e engenheiras de Tecnologia Assistia e Acessibilidade, mediante atividades que por um lado são práticas de alunos orientadas pelo corpo de professores que atuam no projeto, e por outro lado divulgam perante a sociedade de Feira de Santana a UFRB o trabalho da engenharia da tecnologia assistiva e acessibilidade.

 

PANTAAI: LIVES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DURANTE A PANDEMIA

Coordenação: Luiz Carlos Soares de Carvalho Junior

Resumo: O projeto constará de 10 palestras remotas sobre diversos conteúdos concernentes à Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. As palestras serão divulgadas na comunidade interna do CETENS, para atingir docentes, técnicos e discentes interessados no assunto. Serão também divulgadas em redes sociais para atrair a comunidade externa que tenha interesse no tema. Além disso, os conteúdos das palestras remotas serão ministrados por convidados, o que será importante para conhecermos o que está sendo realizado na área em outros centros, assim como divulgar o nosso curso na comunidade acadêmica.

 

PETAAI: PROJETO DE EXTENSÃO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Coordenação: Nilmar de Souza

Resumo: O Projeto de Extensão em Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão (PETAAI) surgiu da iniciativa de um grupo de discentes que busca desenvolver atividades de inclusão de pessoas com deficiência. O projeto tem como objetivos realizar a avaliação, desenvolvimento de recursos e acompanhamento de usuários que demandem de tecnologia assistiva. O projeto funciona junto ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA). Os usuários participantes do projeto serão indicados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Feira de Santana, não serão estabelecidas restrição ao processo de seleção dos participantes, que passaram por uma avaliação da equipe interdisciplinar para identificar como potencializar as habilidades dos usuários, em seguida a equipe irá desenvolver recursos e acompanhar a sua utilização. Espera-se que os participantes adquiram maior independência no desenvolvimento de atividades diárias e tenham uma melhora na qualidade de vida. O projeto tem potencial para se expandir, atendendo a demanda de diversas outras instituições que apresentem necessidade de equipamentos para inclusão de pessoas com deficiência respeitando as limitações de espaço, pessoal e orçamentária que o projeto apresenta.

 

TECGERONTO – TECNOLOGIA ASSISTIVA DE BAIXO CUSTO PARA IDOSOS

Coordenação: Renata de Sousa Mota

Resumo: Trata-se de um projeto de extensão comunitária que consiste em avaliar os possíveis riscos de quedas que um lar não adaptado pode trazer, e sugerir intervenção de tecnologia assistiva de baixo custo para o âmbito residencial dos idosos baseado nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR) 9050, pois se sabe que o declínio da funcionalidade após quedas e possíveis fraturas está atribuído ao imobilismo por longos períodos levando a diminuição total ou parcial da independência funcional e autonomia, desencadeando outras patologias associadas.

 

DESENVOLVIMENTO DE CATÁLOGO SOBRE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA MOBILIDADE, ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA, COM TUTORIAIS

Coordenação: Renata de Sousa Mota

Resumo: Este projeto de extensão apresenta como temática central a área de Produtos de Tecnologia Assistiva. Surgiu a partir de uma demanda de clínicas de reabilitação, as quais apresentam necessidade frequente de um instrumento que possa demonstrar aos seus pacientes e familiares, de maneira simples e objetiva, uma listagem de recursos de TA para mobilidade, comunicação e Atividades de Vida Diária (AVD`s), assim como existe a necessidade para informar aos usuários desses recursos como desenvolver alguns recursos simples de TA com materiais de baixo custo através de tutoriais. Desta forma, o objetivo deste estudo é desenvolver um catálogo ilustrativo.

 

PROCESSO FORMATIVO EM LIBRAS PARA OUVINTES

Coordenação: Sátila Souza Ribeiro

Resumo: O projeto dá ênfase à formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade acadêmica e comunidade externa na cidade de Feira de Santana. Oferecerá cursos da referida língua nos níveis básico e intermediário. Ao final de cada nível, os cursistas passarão por uma avaliação prática em Libras, para então receberem a certificação da proficiência da língua estudada nas referidas etapas. Teremos como público-alvo estudantes, docentes e técnicos da UFRB (CETENS), familiares de surdos e comunidade externa. O curso se dá na aprendizagem significativa da Libras, em uma concepção instrumental de forma que o cursista vivencie momento de interação e comunicação através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O seu desenvolvimento se dará de maneira síncrona e assíncrona, a exemplos de aulas online, apresentação de palestras/painéis/seminários realizados pelos estudantes, por meio do Google Meet. Utilizaremos os recursos tecnológicos do SIGAA, a exemplos de fóruns, listas de exercícios e atividades diversas.

Integrantes: Luémeri Carneiro Paim; Amanda Leão de Oliveira; Caio Douglas Pinto da Silva; Aides Oliveira Coelho; Vinícius Marques de Santana.

Obs.: Aprovado no edital PIBEX 02/2021

 

LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

Coordenação: Sátila Souza Ribeiro

Resumo: O projeto se dá na aprendizagem em Língua Portuguesa (LP) para Surdos, buscando refletir sobre leitura, interpretação e produção de textos pelos surdos no que se refere a língua portuguesa. Haja vista que a pessoa surda possui particularidades em sua aprendizagem na modalidade escrita da LP, e desta forma, ao ter a Libras como base, suas marcas poderão ser sentidas nos textos por eles escritos. Na busca de diminuir os entraves enfrentados pelos surdos com relação à aprendizagem da Língua Portuguesa escrita, surge esse presente projeto, onde o seu desenvolvimento se dará de maneira síncrona e assíncrona, a exemplos de aulas online, apresentação de palestras/painéis/seminários realizados pelos estudantes, por meio do Google Meet. Utilizaremos os recursos tecnológicos do SIGAA, a exemplos de fóruns, listas de exercícios e atividades diversas.

Integrantes: Luémeri Carneiro Paim; Amanda Leão de Oliveira; Vinícius Marques de Santana.

Obs.: Nº Registro: PJ058-2021

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