Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Vídeos

Publicado: Sábado, 15 Dezembro 2018 01:40 | Última Atualização: Sexta, 31 Julho 2020 12:31

A comunidade acadêmica envolvida com o curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade vem desenvolvendo diversas atividades que buscam aproximar a comunidade e a universidade. Os vídeos introduzidos neste espaço buscam apresentar o curso e ações desenvolvidas na área.

 

Live do Projeto REVID19

Acessibilidade Tecnologia Assistiva diálogos entre Psicologia e Engenharia com Nelma Galvão

 

Live do Projeto REVID19

Próteses Sustentáveis - Dispositivo de baixo custo confeccionado com materiais ecologicamente corretos com Dr. Luiz Carlos Soares de Carvalho Junior e M.e João Victor Gomes

 

Live do Projeto REVID19 

Intercâmbio Universitário - Uma extensão Científica e Cultural.

 

Live do Projeto REVID19 

Experiências de Impressão 3D na Área de Tecnologia Assistiva

 

Live do Projeto REVID19

Comunicação aumentativa e alternativa (CAA) com Dr.Luiz Carlos Soares e Drª.Renata Bonotto

 

Acessibilidade no Ensino Remoto

Minicurso “Acessibilidade no Ensino Remoto”, ministrado pela professora Andréa Poletto (IFRS), com mediação da professora Lucélia Rabelo (Unifesspa).

 

Tecnologia Assistiva como campo multidisciplinar de atuação, pesquisa e formação

O canal Plurissaberes, da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, organizou a live com a temática 'Tecnologia Assistiva como campo multidisciplinar de atuação, pesquisa e formação'. O tema foi abordado pelo Prof Dr. Teófilo Galvão Filho e mediado por Joana Páscoa. Audiodescrição: Alexandra Seoane..

 

Tecnologia Assistiva e seus recursos para aprendizagem durante a pandemia

O Grupo de Estudo em Educação Inclusiva e Especial (GEEDICE) da Universidade do Estado da Bahia organizou a live Tecnologia Assistiva e seus recursos para aprendizagem durante a pandemia. A atividade foi realizada com a participação de Inglis Araújo, Sinara Vilas Boas e Teófilo Gauvão sendo mediada pela professora Juliana Salvadori.

 

 

PROJETO HORTA ACESSÍVEL

No primeiro vídeo está sendo apresentado o projeto da Horta Adaptada, desenvolvido e implantado por estudantes e professores do Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na Escola Municipal Monteiro Lobato em Feira de Santana-BA.

 

ENGENHARIA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE do CETENS/UFRB

Neste vídeo o Prof. Dr. Teófilo Alves Galvão Filho é entrevistado pelo Portal MCE TV e apresenta o curso.

 

A FORMAÇÃO EM ENGENHARIA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE

Uma das coisas mais empolgantes de se trabalhar com tecnologia assistiva é fazer a diferença na vida de quem precisa. Professor Teófilo discute sobre a área de tecnologia assistiva indicando a importância da discussão sobre o tema e sobre a implantação do curso na UFRB.

 

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE CADEIRA PARA ADEQUAÇÃO POSTURAL

A construção de uma cadeira adaptada visando à adequação postural de crianças com deficiência. Esse é o resultado de um projeto desenvolvido por alunos e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), vinculados ao Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus de Feira de Santana. O produto foi apresentado em artigo premiado durante evento científico realizado no mês de março e será divulgado também em publicação internacional.

 

IV COLÓQUIO SOBRE INCLUSÃO - 2018

O IV Colóquio sobre Inclusão discutiu sobre a Tecnologia Assistiva e Acessibilidade para a promoção da autonomia da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida na sociedade contemporânea. O evento foi desenvolvido por membros do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade – NETAA do CETENS/UFRB, que se configura como um espaço interdisciplinar e interinstitucional, com a participação de discentes, docentes e técnicos de diferentes instituições de ensino básico e superior, além de pessoas, familiares e grupos interessados na discussão da temática.

 

 

 

Fim do conteúdo da página