Atividades Complementares de Curso - ACC

Consideram-se como Atividades Complementares, as práticas em áreas relacionadas ao curso, realizadas ao longo do período de formação do aluno. Os alunos do Curso de Engenharia de Produção, além das atividades de ensino, devem participar de atividades complementares à formação, tais como: desenvolvimento de projetos de iniciação científica, monitoria, atividade curricular em comunidade, participação em eventos ou atividades afins. Desta forma, além dos conhecimentos técnicos, o aluno também obtém uma formação sócio-cultural mais abrangente.

As atividades complementares são desenvolvidas com o objetivo de habilitar o aluno a adquirir capacidade de desenvolver-se em estudos mais aprofundados, ampliando e diversificando seus conhecimentos, ou ainda, como é o caso da atividade curricular em comunidade que, além de propiciar uma experiência educativa, cultural e científica, visa promover interação com a sociedade, para reelaborar e produzir conhecimentos sobre a realidade, de forma compartilhada, para descoberta e experimentação de alternativas de resolução e encaminhamento de problemas.

Podem ser consideradas Atividades Complementares:

- Eventos científicos, tais como congressos, simpósios, seminários de pesquisa ou extensão, encontros científicos, etc;

- Palestras relacionadas com temas científicos atuais nas diversas áreas de atuação da Engenharia de Produção;
- Estágios não obrigatórios, ou seja, além da carga horária prevista para estágio curricular obrigatório, o estudante poderá participar de outros estágios em áreas afins com as temáticas de seu curso. Estes poderão ser computados como atividades complementares desde que estejam dentro do regulamento específico;
- Atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas junto às comunidades científica e social, relacionadas direta ou indiretamente com as diversas temáticas do curso de Engenharia de Produção, poderão ser contabilizadas como carga horária de atividades complementares desde que devidamente comprovadas por órgão responsável ou atestadas por um professor responsável.