Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa

As atividades de pesquisa no curso de Engenharia de Produção são vinculadas a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da UFRB, através do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) onde o  referido Curso é ofertado. Para demais informações sobre a PPGCI, acessem o link a seguir: https://www.ufrb.edu.br/ppgci/.

A seguir listamos os projetos de pesquisa que tem sido desenvolvidos pelos docentes do curso de Engenharia de Produção. 


1. Título: Modelagem, Simulação e Otimização do sistema de vacinação contra a COVID-19 no município de Feira de Santana

Coordenador: Prof. Bruno Souza Fernandes

Resumo: A pandemia causada pela COVID-19 alterou a rotina da população mundial nos mais diferentes segmentos de trabalho e causou a morte de milhões de pessoas. O Brasil foi um dos países mais afetados pela pandemia. Para conter o avanço da propagação do vírus, diversos laboratórios em vários países produziram vacinas que foram considerados eficazes e estão sendo aplicados na população mundial. A cidade de Feira de Santana (BA) vem aplicando a vacina adotando vários métodos, o que torna o processo ineficiente. Com isso, o objetivo desse projeto de pesquisa é modelar, simular e otimizar o sistema de vacinação contra a COVID-19 de Feira de Santana, utilizando um software de simulação. A metodologia do trabalho consta da visita aos locais onde a vacina está sendo aplicada, a coleta de dados utilizando cronômetros, a proposta de novos layouts, o estudo de tempos e, por fim, a modelagem, simulação e otimização do sistema de vacinação utilizando um software de simulação. Os resultados esperados são a proposta de layouts mais eficientes, que favoreçam o fluxo de pessoas e que diminua os riscos de contaminação durante a vacinação; a diminuição dos tempos básicos e padrão, aumentando a capacidade de vacinação; redução dos lead times de vacinação, aumentando também a capacidade de vacinação; a simulação e a otimização do sistema de vacinação contra a COVID-19, tornando–o mais eficiente; o conhecimento da capacidade máxima de vacinação dos locais estudados, podendo prever a demanda de pessoas e de vacinas necessárias para os dias de vacinação.

 

2. Título: Elasticidade Renda e Preço da Demanda Residencial e Industrial de Energia Elétrica no Brasil

Coordenador: Prof. Luís Oscar Silva Martins

Resumo: Esta pesquisa visa analisar a evolução do consumo residencial e industrial de energia elétrica no Brasil no período de 2003 até 2018. Para isso, irá trabalhar com dados mensais de todas as unidades federativas, estimando as elasticidades-preço e renda da demanda dos setores supracitados, tanto ao nível estadual, como nacional. Para atualizar as estimativas sobre as elasticidades, o modelo econométrico a ser adotado irá considerar a influência sobre a demanda, os impactos das variações dos preços dos eletrodomésticos e os valores dos equipamentos industriais. O exercício de projeção objetiva não somente quantificar a necessidade futura de eletricidade, mas também avaliar o efeito de políticas públicas de recuperação dos valores tarifários, seja para melhorar a qualidade do serviço público oferecido, ou para atrair novos investimentos privados para o setor. Espera-se, ao fim do processo, auxiliar na formulação de novas políticas que otimizem o uso da eletricidade.

 

3. Título: Lean Healthcare aplicado à área de saúde de Feira de Santana

Coordenadora: Profa. Cristiane Agra Pimentel

Resumo: O Lean é uma filosofia de gestão que no decorrer das últimas décadas está sendo utilizada por diversas organizações em todos os ramos a fim de modificar a prática gerencial e catalisar resultados. Esta filosofia busca a eliminação dos desperdícios de maneira contínua e solucionar problemas, a qual sempre se direciona em criar valor para o cliente. Na área da saúde, denominado Lean Healthcare, sua implementação vem acontecendo de forma gradativa e se espera como resultados redução de custos no estoque com melhor controle de obsolescência, redução de tempo de abastecimento de medicamentos, menor número de erros humanos por parte da enfermagem, otimização do layout nas farmácias da unidade de saúde. Portanto este projeto, criado desde 2019, objetiva o estudo e implementação desta metodologia nas unidades de saúde no Recôncavo da Bahia. Possuindo 3 segmentos de pesquisa: uma relacionada ao estudo da contribuição das tecnologias 4.0 junto ao lean na área da saúde; outra da aplicação prática nas unidades de saúde e, por último, a inovação no desenvolvimento de jogos e metodologias ativas para o ensino aos profissionais envolvidos.

 

4. Título: Avaliação da utilização de tecnologias da Indústria 4.0 em empresas de Feira de Santana-BA

Coordenador: Prof. André de Mendonça Santos

Resumo: A automatização e tecnologias da informação estão sendo as bases da quarta revolução industrial, as empresas que não se modernizarem podem perder mercado e deixarão de ser competitivas e sustentáveis. Com isso, o objetivo desse trabalho é avaliar a adoção das tecnologias da indústria 4.0 por empresas de Feira de Santana-BA, investigando quais são as tecnologicas utilizadas, as que aparecem com maior frequência, possíveis barreiras a implementação e vantagens obtidas. A metodologia proposta envolve duas grandes fases: (i) desenvolvimento do questionário e coleta de dados; (ii) análise dos dados. Serão aplicados questionários endereçados a colaboradores de empresas com sede em Feira de Santana-BA, de diferentes segmentos, tamanhos e localidades, com objetivo de coletar a experiencia prática dos mesmos na utilização das tecnologias e o efeito delas em termos de performance operacional das organizações e barreiras a implementação. Os resultados esperados envolvem verificar: (i) qual são as principais tecnologias adotadas; (ii) quais as principais barreiras enfrentadas para adoçao das tecnologias; (iii) ganhos obtidos com uso das tecnologias 4.0. As principais conclusões almejadas envolvem identificar o estágio das indústrias de Feira de Santana-BA no que diz respeito a adoção de tecnologias 4.0, e quais os impedimentos que dificultam essa adoção, permitindo assim nortear políticas de investimento em tecnologia e inovação. Espera-se ainda difundir os conceitos e tecnologias da indústria 4.0 e solidificar a importância e relevância do tema.

 

5. Título: Avaliação da utilização dos princípios da Economia Circular em empresas do Estado da Bahia

Coordenador: Prof. André de Mendonça Santos

Resumo: Os sistemas de produção tradicionais são concebidos linearmente, seguindo o processo de extração-produção-consumo-descarte, porém essa abordagem se apresenta insustentavel dado o crescimento do consumo. Com intuito de prolongar o tempo de vida dos materiais, produtos e recursos, novas abordagens estão surgindo como a Economia Circular (EC). Com isso, o objetivo desse trabalho é avaliar a adoção de príncipios da EC por empresas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e de Feira de Santana-BA, investigando quais são os conceitos utilizados, os que aparecem com maior frequência e possíveis barreiras a implementação. A metodologia proposta envolve duas grandes fases: (i) desenvolvimento do questionário e coleta de dados; (ii) análise dos dados. Serão aplicados questionários endereçados a colaboradores de empresas com sede na RMS e de Feira de Santana-BA, de diferentes segmentos e tamanhos, com objetivo de coletar a experiencia prática dos mesmos na utilização da abordagem e o efeito dela em termos de performance operacional das organizações e barreiras a implementação. O questionário aplicado será baseado na metodologia ReSOLVE. Os resultados esperados envolvem verificar: (i) qual são as principais abordagens adotadas; (ii) quais as principais barreiras enfrentadas para adoção da EC; (iii) ganhos obtidos com uso. As principais conclusões almejadas envolvem identificar o estágio das empresas no que diz respeito a implementação de conceitos da EC em seus processos, e quais os impedimentos que dificultam essa adoção, permitindo assim nortear políticas de investimento em tecnologia e inovação. Espera-se ainda difundir os conceitos da EC e solidificar a importância e relevância do tema.

 

6. Título: Análise e Simulação de Processos Industriais na região de Feira de Santana/BA

Coordenador: Kalil Figueiredo Almeida

Resumo: O contexto do projeto de pesquisa está inserido na área de Pesquisa Operacional e Modelagem e Simulação de Sistemas, com intuito de evidenciar a aplicação prática de ferramentas da engenharia de produção associadas à simulação computacional, quanto à abrangência dos problemas identificados nos processos em unidades fabris. Em particular, o projeto visa compreender, estudar e aplicar técnicas de engenharia em processos industriais da cidade de Feira de Santana, onde o campus CETENS/UFRB está situado, além de fomentar parcerias com o setor industrial para o desenvolvimento da pesquisa e aprendizado da universidade. O projeto permitirá a participação de alunos que tenham interesse na área de Engenharia de Processos com o uso de Simulação Computacional, do curso de Engenharia de Produção e do Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BES) do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Na execução do projeto, os alunos trabalharão em laboratório de simulação, com o intuito de promover oportunidades de melhoria com aplicação de ferramentas/técnicas da engenharia de produção e tendo como auxílio, a simulação computacional, na busca da redução de desperdícios, redução de custos de produção e aumento de produtividade, tornando-se um fator atraente para participação das empresas da região do recôncavo baiano. A pesquisa também acrescentará ao discente a aplicação do método de ajuste de dados, com a cronoanálise, para simular, testar, e alterar variáveis e posteriormente, testar na prática o cenário analisado. Um dos interesses da pesquisa é estreitar os laços por meio da formação de parcerias entre a UFRB e o setor industrial da região. Os resultados obtidos serão apresentados em seminários promovidos pela própria UFRB e também em eventos nacionais e internacionais.

 

7. Título: Reaproveitamento tecnológico de alumínio para aplicações em sistemas solares

Coordenador: Djoille Denner Damm

Resumo: No processo de desenvolvimento econômico de um país um fator propulsor é o desenvolvimento e ampliação do setor energético e a produção sustentável de energia limpa tem sido o foco de diversos países. O Brasil diferente da média mundial com relação a sua matriz energética, pois possui uma matriz energética na qual a geração de energia por meio de hidroelétricas. Nesse contexto uma matriz energética diversificada pode minimizar o risco de uma crise hídrica afetar o desenvolvimento do país. Na região nordeste, onde o enfrentamento de secas é mais frequente e severo, o desenvolvimento da energia eólica e da energia solar é de fundamental importância. Na Bahia atualmente são mais de 60 usinas eólicas instaladas e existe uma demanda crescente de instalação de coletores solares tanto no setor industrial como no setor comercial e até em áreas residenciais é possível se ver o uso dessa energia. Um material essencial para o desenvolvimento de coletores solares é o alumínio. A sua aplicabilidade vai desde a parte estruturas para a fixação dos painéis solares como também pode constituir a caixa e os tubos de coletores heliotérmicos. Logo, o projeto de pesquisa em questão tem por objetivo o desenvolvimento de ligas de alumínio a partir de materiais recicláveis para a aplicação em coletores solares. É proposto o desenvolvimento de desenvolvimento de ligas de alumínio e caracterização quanto as propriedades físico-química, resistência a corrosão, tribológicas e mecânicas do produto desenvolvido. O projeto visa também a produção de conhecimento tecnológico, científico e sua disseminação através de parceria que poderá ser firmada entre instituições de ensino e pesquisa, CETENS-UFRB, PROCIMM-UESC e DIMARE-INPE.

 

8. Título: Elasticidade preço e renda da demanda residencial e industrial de energia elétrica na Bahia e no município de Salvador/BA

Coordenador: Luis Oscar Silva Martins

Resumo: O Brasil possui uma capacidade instalada de cerca de 170 mil MW de geração de energia elétrica. O consumo teve uma taxa média de crescimento de apenas 0,2% nos últimos cinco anos (2014 a 2018), muito em função da crise econômica que ainda assola o país e que teve seu ápice nos anos de 2014 e 2015 em virtude do consumo de eletricidade que decresceu 1,9% e 0,8%, respectivamente (EPE, 2019), e com consequências severas em 2020 e 2021 em decorrência da pandemia COVID-19. Apesar desta realidade, as projeções para os próximos anos é que o consumo volte a crescer, dados as estimativas de recuperação da economia brasileira, bem como o cenário externo favorável, impulsionado pelo crescimento de países como Estados Unidos, China e Índia. Sendo assim, faz-se necessário entender melhor as particularidades do mercado elétrico nacional, visando compreender as necessidades específicas das classes de consumo. No que concerne as classes, os ramos industriais e residenciais são os maiores consumidores de eletricidade, sendo responsáveis por 37,5% e 25,4% do consumo, respectivamente, carecendo, portanto, de políticas públicas específicas e adequadas aos setores. Dessa maneira, esta pesquisa visara analisar a evolução do consumo residencial e industrial de energia elétrica no estado da Bahia e, especificamente no munícipio de Salvador, no período de 2002 até 2019. Para isso, irá trabalhar com dados das unidade federativa Bahia, estimando as elasticidades-preço e renda da demanda dos setores supracitados, tanto ao nível estadual, como nacional. Para atualizar as estimativas sobre as elasticidades, o modelo econométrico a ser adotado irá considerar a influência sobre a demanda, os impactos das variações dos preços dos eletrodomésticos e os valores dos equipamentos industriais. O exercício de projeção objetiva não somente quantificar a necessidade futura de eletricidade, mas também avaliar o efeito de políticas públicas de recuperação dos valores tarifários, seja para melhorar a qualidade do serviço público oferecido, ou para atrair novos investimentos privados para o setor. Espera-se, ao fim do processo, auxiliar na formulação de novas políticas que otimizem o uso da eletricidade no Bahia e em Salvador.

Fim do conteúdo da página