Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

enecult

Os profs. Lys Vinhaes e Edgilson Tavares informam a data para o próximo encontro da Oficina de Elaboração de Anteprojeto de TCC: dia 08 de maio, sexta, no mesmo horário e local.

Até lá, os inscritos deverão: 1) buscar seus futuros orientadores e 2) construir, no formato de anteprojeto para o CSTGP (ver aqui), sua pergunta de pesquisa, objetivos, introdução, breve fundamentação e método. Este material deverá ser levado para o encontro do dia 08.05.

A Coordenação do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, no uso de suas atribuições, convoca os seus membros para participarem da reunião ordinária que deverá se realizar no próximo dia 17 de abril de 2015, sexta-feira, às 9 horas na sala de reunião do prédio de aulas do CAHL (Quarteirão Leite Alves), com a seguinte pauta:

1- Informes.

2- Planejamento Acadêmico 2015.1 

3- Homologação de Bancas de TCC.

    4- O que ocorrer.

Prof. Dr. Edgilson Tavares de Araújo

Coordenador do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

 

O ENEPCP – I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS: Democracia e República: desafios governamentais e da esfera pública no séc. XXI acontecerá em Brasilia, nos dias 30 de novembro a 03 de dezembro de 2015. Serão dez diferentes sessões: 

AT1. Ensino e extensão no Campo de Públicas

AT2. Estado, mercado e sociedade

AT3. Análise de políticas públicas

AT4. Planejamento, finanças públicas e orçamento

AT5. Governo eletrônico e redes digitais para participação política no Estado contemporâneo

AT6. Gestão social e políticas públicas

AT7. Estado e democracia: representação, participação e controle social na gestão pública

AT8. Federalismo e relações intergovernamentais

AT9. Concepções teórico-metodológicas e modelos de administração e gestão pública

AT10. Esferas públicas não governamentais

 Clique aqui para saber mais sobre o evento. A data limite para o encaminhamento de resumos expandidos é 01 de junho. 

1erecap

O evento ocorrerá no município de Tramandaí - RS, durante os dias 28, 29, 30 e 31 de maio. As pré-inscrições podem ser feitas pelo link http://goo.gl/forms/ImN02Q7tht.

Mais informações irão sendo divulgadas na página do evento, assim como enviadas por e-mail das pessoas que assim solicitarem na pré-inscrição.

palestraiao

Os formandos em Gestão Pública precisam encaminhar, com urgência (até o início da semana de 06.04), a planilha síntese com a equivalência de ACC para o Colegiado de Curso. Sem a planilha, não será possível dar continuidade ao processo de equivalência da carga horária das atividades complementares e da pontuação de ACC final. Para facilitar o entendimento da planilha, uma nova versão em Excel foi disponibilizada. Confiram!

Sistemas Informao

lanamentolivro

Cartaz Calem os tambores

NO último dia 20 de março, foi publicado o edital para consulta à comunidade UFRB sobre o novo reitorado (Reitor e Vice-reitor). A consulta ocorrerá em todos os Centros nos dias 28 e 29 de abril, das 08h às 20h. Clique aqui para saber mais.

A Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) promove sua VIII Reunião Geral. Este ano a Reunião acontecerá em Florianópolis, entre os dias 19 a 21 de agosto. Como nos anos anteriores, a Associação abre inscrição para apresentação de trabalhos originais, contendo resultados de atividades de pesquisa científica ou de execução de projetos de avaliação educacional tanto da educação básica, quanto da educação superior, para apresentação durante a reunião.

A ABAVE se preocupa com as políticas de avaliação e com a avaliação de políticas de educação, seus aspectos políticos, técnicos e operacionais. Maiores informações, clique agui.

O prazo para submissão dos trabalhos encerra dia 30 de março. Para apresentação oral, o trabalho precisa conter no máximo 20 páginas, com todos os anexos, figuras e referencias. Para apresentação de poster, o máximo são 10 páginas.

 

diamundialdaagua

petadm

eneap2015

Caro(a) aluno(a),

Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos em New York, ofertado pela State University of New York at New Paltz - www.newpaltz.edu em conjunto com a The College of Saint Rose - www.strose.edu e Mount Saint Mary College - www.msmc.edu.

Trata-se de instituições de Ensino tradicionais, sem fins lucrativos, com interesse em atender alunos de países emergentes. As bolsas de estudos referem-se aos programas de férias e correspondem a 70% de redução sobre o custo normal do curso, além de condições especiais na hospedagem. O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos em Administração de Empresas em suas áreas de interesse, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional - objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje.

Programas disponíveis: Strategic ThinkingMarketing & Value Management,Corporate Financial ManagementCompetitive Project Management e Health Care Management. Para alunos que desejam se desenvolver apenas no idioma inglês, dispomos do programa Business English – First Lessons.

Os cursos têm as seguintes características:

- Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral.

- Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível básico para o programa “Business English – First Lessons” e nível intermediário para os demais programas.

- Processo seletivo de bolsas de estudos: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas que representam um desconto de 70% sobre o valor do programa. Os alunos selecionados terão também acesso a condições especiais na hospedagem.

Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 22 de Março. Enviaremos folders eletrônicos com o descritivo detalhado do programa, com todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.

Atenciosamente,

Prof. Ricardo Britto 

Doutor em Administração pela FEA/USP

Representante da State University of New York at New Paltz, The College of Saint Rose e 
Mount Saint Mary College

Banner-Premio-Atlas2

 

O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento -com sede em Brasília) acaba de lançar um prêmio para artigos acadêmicos que tratem de temas ligados ao desenvolvimento humano em municípios e regiões metropolitanas. A idéia é promover o uso de uma base de dados  (www.atlasbrasil.org.br), construída em parceria com o IPEA e a Fundação João Pinheiro.

O prazo para envio dos trabalhos se encerrará no final de março. Para saber mais, clique aqui

 

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), torna públicos os editais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC AF) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) 2015-2016. As propostas podem ser apresentadas no período de 10 a 31 de março, por meio do sistema online www.sapx.ufrb.edu.br/2015.

Maiores informações neste link.

 

O INEP divulgou a Portaria do ENADE para 2015. Os bacharelados em Administração Pública e os Tecnológicos em Gestão Pública estão incluídos na relação de cursos que serão avaliados. O ENADE – Exame Nacional de Desempenho do Estudante – é um exame que, por meio do desempenho dos alunos, avalia a qualidade dos cursos de graduação. Sigamos acompanhando.

Para ler a Portaria MEC n. 03, de 06 de março de 2015 , primeira parte, clique aqui. Para ler a segunda parte da Portaria, clique aqui

Semana Kirimurê 2013: ampliando a rede. Um olhar sobre as pesquisas sobre e na Baía de Todos os Santos. Participem.

semana kirimure A3 leve1

O Núcleo de Apoio aos Estágios da UFRB atualizou sua página e disponibiliza os documentos necessários., agora padronizados. Há uma seção Perguntas e Respostas, que esclarece dúvidas de alunos, docentes e instituições concedentes.  

Além disso, foi criada uma página no Facebook para divulgar oportunidades e novidades que tenham relação com estágios.

Para acessar o site de estágios e os documentos atualizados, clique aqui.

Para acessar a página no Facebook, clique aqui.

Sugestões devem ser encaminhadas para o mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu nesta segunda-feira, dia 23, as inscrições para a seleção de estudantes de nível médio e superior para estágio na Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA), no projeto Redes Solidárias para o Trabalho Decente e Preservação do Meio Ambiente. Estão sendo oferecidas dez bolsas de Estágio Não-Obrigatório para atuar nas cidades de Salvador, Valença, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Amaro. Confira a notícia na íntegra e acesse o edital clicando aqui

Apresentação de trabalhos na IX Conferência ISTR-LAC, Santiago – Chile.

O Prof. Edgilson Tavares de Araújo participou da IX Conferência Regional da International Society for Third Sector Research para América Latina e Caribe (ISTR-LAC), em Santiago -Chile, de 28 a 30 de agosto de 2013, apresentando dois trabalhos.

     O tema centra da conferencia foi “Participación y        Representación: nuevos paradigmas para la    sociedad civil latinoamericana”.

 

 

 

 

 

 

Um dos artigos apresentados foi Participação, democracia e republicanismo on-line? Reflexões sobre monitoramento das mobilizações e participação social da sociedade civil no Facebook, de autoria do professor com as estudantes do 5º semestre do curso de Gestão Pública, Catiane Caldas de Brito e Fernanda Nascimento Silveira. O trabalho é resultado de uma pesquisa ação realizada no âmbito da disciplina Participação e Sociedade Civil, no semestre 2012.1, quando os estudantes fizeram uma “internetnografia” por meio do monitoramento das mobilizações e participação social da sociedade civil pelo Facebook.

O outro trabalho, intitulado Esfera pública, esfera social e gestão social: aproximações epistemológicas e ontológicas, recebe a coautoria da Profa. Rosana Boullosa (UFBA). Trata-se uma pesquisa teórica elaborada a partir da análise de conteúdos dos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS).

De 28 a 30 de abril de 2014, o CAHL, em uma parceria entre o Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, o Observatório da Formação em Gestão Social e a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial, da Escola de Administração da UFBA, sediará o VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS). Confira aqui o site do VIII ENAPEGS.

Em 2014, o tema do VIII ENAPEGS será Gestão Social e Interdisciplinaridade: construindo novas pontes e expandindo fronteiras. Coordenado pelos Profs. Edgilson Tavares (UFRB), Rosana Boullosa e Genauto França Filho (UFBA), o Encontro recebe inscrições com trabalho no período de 16/09/2013 à 17/11/2013.

Alunos de graduação e pós-graduação poderão submeter trabalhos completos (incluindo relatos de prática, trabalhos de conclusão de curso, resultados de pesquisa de iniciação científica) que, se aprovados, terão formatos diversos de apresentação, tais como: comunicações orais, posteres, filmes, oficinas.

Clique aqui para ter acesso à chamada de trabalhos e à chamada específica para filmes. São 03 eixos temáticos e 20 grupos de trabalho, cujas ementas podem ser lidas aqui

Os alunos Edisandro BarbosaAna Márcia Silva , Eluammi Matos , Larissa Matos e Laís Lima representarão o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UFRB no XII Encontro Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas que será realizado em Minas Gerais, entre os dias 15 a 18 de agosto de 2013.

Boa viagem e ótimas discussões no XII Encontro.

 

A Comissão de Formação da Empresa Jr. de Gestão Pública convida alunos e professores dos cursos de Gestão Pública, Serviço Social e Ciências Sociais para o encontro que acontecerá dia 17 de Julho as 16h30 no CAHL, na sala 18.

Discutiremos os seguintes tópicos:

  • Processo de formalização da Empresa Jr. (Estatuto, Ata de Abertura, Regime interno, nome fantasia, razão social etc...).
  • Discussão sobre o início de um processo de construção do Planejamento Estratégico Institucional (estudo de mercado consumidor, aplicação de análise de ambiente, delimitação de serviços e território, departamentalização, logo, slogan, Visão, Missão, Valores, Normas e procedimentos administrativos etc...);
  • Processo de elaboração do Plano de Intervenção junto ao CAHL, para legitimar a implantação da Empresa Jr. pensando também em caráter de pesquisa e extensão (objetivos, Justificativas, metodologias, cronogramas, Recursos, etc)
  • Processo de multidisciplinaridade com os cursos de Ciências Sociais e Serviço Social. 

Comissão de Fundação da Empresa Jr. de Gestão Pública

sesso depoimentos - Cpia

 

 Uma emocionante sessão de depoimentos marcou o segundo dia do I Seminário sobre o Campo de Públicas. Os alunos Eluammi Matos, Iasminni Souza e Josenildo Moreira Junior apresentaram uma reflexão sobre suas experiências como bolsistas PROPAAE ou PIBIC e suas participações em projetos de pesquisa e de extensão como potencializadores de seus percursos formativos em Gestão Pública. Além disso, Junior falou um pouco sobre como sua vivência em Portugal, por meio do Programa de Mobilidade Internacional no Instituto Politécnico de Bragança, foi essencial para “abrir” sua visão sobre a Gestão. Parabéns aos três!

Convite para defesa de TCC

 

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública convida para a apresentação pública e avaliação de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), conforme agenda a seguir:

 

Dia 14 de maio de 2013

TÍTULO: Política Monetária versus Crescimento Econômico: uma análise do governo do Presidente Lula

AUTOR: Gilcimário Guedes Brito

BANCA EXAMINADORA:      

Profa. Sielia Barreto Brito (Orientadora)  

Profa. Ana Georgina Rocha   

Profº. Nelson Montenegro 

DATA: 14/05/2013              HORÁRIO: 14 horas              LOCAL: a confirmar

Dia 20 de maio de 2013

TÍTULO: Bolsa Família: possíveis impactos no desempenho escolar dos alunos beneficiados no municípios de Cruz das Almas

AUTORA: Joanna da Conceição Silva

BANCA EXAMINADORA:      

Profa. Maria Inês Caetano Ferreira (Orientadora)  

Profº Antonio Eduardo Alves de Oliveira

Profº. Clóvis Ezequiel dos Santos

DATA: 20/05/2013        HORÁRIO: 14 horas        LOCAL: CAHL        SALA: 03

TÍTULO: Bolsa Família e o impacto da escolaridade materna sobre o aproveitamento escolar das crianças beneficiárias no Recôncavo

AUTORA: Cleide Regina Santos dos Santos

BANCA EXAMINADORA:      

Profa. Maria Inês Caetano Ferreira (Orientadora)  

Profº Antonio Eduardo Alves de Oliveira

Profº. Clóvis Ezequiel dos Santos

DATA: 20/05/2013        HORÁRIO: 16 horas        LOCAL: CAHL        SALA: 03

TÍTULO: Os desafios à inclusão do portador de necessidades especiais auditivas em escolas do ensino regular

AUTORA: Carla Ravena Soares Araújo

BANCA EXAMINADORA:      

Profº Maurício Ferreira (Orientador) 

Profa. Maria Inês Caetano Ferreira (Co-orientadora)  

Profº Luís Flávio Godinho

Profº. Sérgio Armando Guerra.

DATA: 20/05/2013        HORÁRIO: 19 horas        LOCAL: CAHL        SALA: 19

Dia 21 de maio de 2013

TÍTULO: Lei de Responsabilidade Fiscal e o Sistema de controle interno municipal: Um estudo de caso na cidade de Cruz das Almas-ba.

AUTORA: Deise Carolina Santos Rodrigues        

BANCA EXAMINADORA:      

Profa. Sielia Barreto Brito (Orientadora)  

Profº Pedro Augusto Pessoa Lepikson

Profº. José Pereira Mascarenhas Bisneto

DATA: 21/05/2013        HORÁRIO: 17 horas        LOCAL: CAHL        SALA: 19

TÍTULO: Gestão pública e o desenvolvimento turístico: uma análise da experiência do município de Cachoeira.

AUTORA: Pamela Moura da Rocha

BANCA EXAMINADORA:      

Profa. Lucia Maria Aquino de Queiroz (Orientadora)  

Profa. Lys Maria Vinhaes Dantas   

Profº. José Pereira Mascarenhas Bisneto

DATA: 21/05/2013      HORÁRIO: 19 horas        LOCAL: CAHL         SALA: 19

TÍTULO: Software público: benefícios e dificuldades para a gestão pública.

AUTOR: Marinilson Sampaio de Souza Ramos      

BANCA EXAMINADORA:      

Profa. Lys Maria Vinhaes Dantas (Orientadora)  

Profa.  Sielia Barreto Brito

Profa. Ivana Tavares Muricy

DATA: 21/05/2013        HORÁRIO: 21 horas        LOCAL: CAHL        SALA: 19

Dia 22 de maio de 2013

TÍTULO: Dimensões administrativas do processo de gestão de uma política de saúde

AUTOR: Endric Passos Matos                    

BANCA EXAMINADORA:      

Profº. José Pereira Mascarenhas Bisneto (Orientador)  

Profa.  Sielia Barreto Brito

Profº.Pedro Augusto Pessoa Lepikson

DATA: 22/05/2013        HORÁRIO: 17 horas        LOCAL: CAHL        SALA: 19

TÍTULO: Consórcios intermunicipais, governança e desenvolvimento local

AUTORA: Ariadne da Silva                       

BANCA EXAMINADORA:      

Profº. Jorge Antonio Santos Silva (Orientador)  

Prof º. Edgilson Tavares de Araújo

Profº.Pedro Augusto Pessoa Lepikson

DATA: 22/05/2013        HORÁRIO: 17 horas        LOCAL: CAHL        SALA: 19

TÍTULO: Análise da Educação e o Crescimento Econômico de Cachoeira/Ba ( 2001-2010). AUTOR: Eduardo Lopes de Sousa                 

BANCA EXAMINADORA:      

Profº. Jorge Antonio Santos Silva (Orientador)  

Profa.  Sielia Barreto Brito

Profa. Lys Maria Vinhaes Dantas  

DATA: 22/05/2013        HORÁRIO: 19 horas        LOCAL: CAHL        SALA: 19

Dia 23 de maio de 2013

TÍTULO: Os problemas para o cumprimento da condicionalidade educação no Bolsa Família em Cruz das Almas

AUTORA: Daniela de Araújo Sampaio

BANCA EXAMINADORA:      

Profº Maurício Ferreira (Orientador) 

Profa. Maria Inês Caetano Ferreira (Co-orientadora)  

Profa. Albany Mendonça

Profa. Salete Nery

DATA: 23/05/2013        HORÁRIO: 19 horas        LOCAL: CAHL        SALA: 22

Dia 24 de maio de 2013

TÍTULO: O ProJovem Adolescente em Feira de Santana

AUTOR: Rafael dos Santos Gomes Estrela 

BANCA EXAMINADORA:      

Profa. Maria Inês Caetano Ferreira (Orientadora)  

Profa. Marta Mascarenhas Santos da Silva

Profº. Antonio Eduardo Alves de Oliveira

DATA: 24/05/2013        HORÁRIO: 10 horas      LOCAL: CAHL   SALA: 02

TÍTULO: Conselho do Bolsa Família em Cruz das Almas

AUTORA: Nailma Almeida Lima

BANCA EXAMINADORA:      

Profa. Maria Inês Caetano Ferreira (Orientadora)  

Profa. Albany Mendonça Silva

Profa. Lavínia Maria de Moura Ferreira

DATA: 24/05/2013          HORÁRIO: 14 horas         LOCAL: CAHL              SALA: 01

A Pró-Reitoria de Graduação publicou o Edital Nº 03/2013 - Edital Interno de Estágios Obrigatórios. O Programa Interno de Estágios objetiva favorecer a ampliação e diversificação dos campos de estágio para os discentes, oportunizando a realização de estágios obrigatórios nos setores da UFRB. Estudantes regularmente matriculados no componente curricular Estágio podem fazer a inscrição de 18 a 25 de fevereiro de 2013. A jornada do estágio não deve ultrapassar 6 horas diárias ou 30 horas semanais e será supervisionado por profissional com área de conhecimento relacionada ao estágio. O resultado será divulgado no dia 26 de fevereiro ou 1 de março e o estágio começa dia 4 de março. 

Mais informações no site www.ufrb.edu.br/estagio.

Fim do conteúdo da página