Mestrado Profissional em Saúde da Família - Chamada de Seleção Pública 2019

Publicado: Quinta, 29 Agosto 2019 12:34

Com os objetivos de formar profissionais aptos a atuarem como preceptores para graduação e residência médica em Saúde da Família, com o intuito de contribuir para a melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); fortalecer as atividades educacionais de produção do conhecimento e de gestão na Saúde da Família nas diversas regiões do país; estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores, os estudantes na área de saúde e os usuários, o Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAUDE/MPSF anuncia a chamada de sua seleção. Segundo o edital, serão ofertadas seis (06) vagas para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. As inscrições serão de 02 a 30 de outubro.

O endereço de entrega dos documentos é o Centro de Ciências da Saúde - CCS em Santo Antônio de Jesus (endereço disponível no edital). A distribuição de vagas para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB será realizada de acordo com as Resoluções nº 017/2018 do CONAC e nº 02/2009 do CONSUNI da UFRB: uma vaga (20%) será destinada para candidatos autodeclarados negros, uma vaga (20%) será destinada para candidatos quilombolas, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência e uma vaga (10%) será destinada para servidores técnico-administrativos da UFRB (Anexo XIV do edital).

O ProfSaúde é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Oferecido na modalidade mestrado profissional, o curso tem estrutura semipresencial, aliando ferramentas de ensino a distância - EaD com a previsão de 09 (nove) encontros presenciais.

As vagas são destinadas a portadores de diploma de curso superior em Medicina(2 vagas), Enfermagem(2 vagas) ou Odontologia(2 vagas), devidamente registrado no Ministério da Educação e devem possuir registro no respectivo Conselho Regional e Federal.

A seleção conta com três etapas: prova de língua estrangeira (inglês), prova de conhecimentos específicos e prova oral com análise de currículo e da carta de intenção.

*Retificação:

Onde se lê: "g) A distribuição de vagas para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) será realizada de acordo com as Resoluções nº 017/2018 do CONAC e nº 02/2009 do CONSUNI da 6 PROFSAUDE/MPSF – Edital nº 01/2019 UFRB: uma vaga (20%) será destinada para candidatos autodeclarados negros, uma vaga (20%) será destinada para candidatos quilombolas, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência e uma vaga (10%) será destinada para servidores técnico-administrativos da UFRB (Anexo XIV)."

Leia-se: "A distribuição de vagas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia será realizada de acordo com a Resolução 033/2018 - CONAC - UFRB na qual fica estabelecido que a "reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas for igual ou superior a 3 (três)". Considerando-se que o número de vagas por núcleo profissional (Enfermagem, Medicina e Odontologia) é de 2 vagas, tal resolução não deverá ser aplicada."