Credenciamento de docentes para o Mestrado em Saúde da População Negra e Indígena - CCS/UFRB

Publicado: Quarta, 09 Fevereiro 2022 16:59

- Edital

- Formulário de Inscrição* (Inscrições prorrogadas até 18/03/2022)

- Barema

- Plano de Trabalho

*A Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena comunica que foram prorrogadas as inscrições para credenciamento de docentes. O prazo foi estendido até o dia 18 de março de 2022.

PRORROGA

O Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena divulgou Edital 01/2022 que estabelece procedimentos para o Credenciamento Docente no Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Saúde da População Negra e Indígena do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

O credenciamento no Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena (PPGSPNI) UFRB tem como objetivo habilitar docentes a atuarem no campo do ensino, pesquisa, extensão e orientação de discentes, na área de concentração Políticas e Ações de Saúde e duas linhas de pesquisa:

- Epidemiologia, Planejamento, Gestão em Saúde, Racismo Institucional e Iniquidades em Saúde; e

- Conhecimentos tradicionais, adoecimento, cuidado, saberes e práticas de saúde e cura.

Poderão participar do processo de credenciamento docente para o Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena - UFRB, docentes efetivos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no mínimo, título de doutorado. O Colegiado se reserva o direito de deliberar sobre o enquadramento (permanente ou colaborador) mais apropriado para o professor, conforme critérios definidos pela CAPES.

DAS VAGAS

Com vista a atender as demandas do programa, estão sendo disponibilizadas 03 (três) vagas para credenciamento de docentes de acordo com o quadro abaixo:

CATEGORIA

LINHA DE PESQUISA

CONCENTRAÇÃO

COLABORADOR

Saberes e práticas de saúde da população indígena

COLABORADOR

Saberes e práticas de saúde da população negra

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser realizadas, exclusivamente, no período de 09/02/2022 a 11/03/2020 (Inscrições prorrogadas até 18/03/2022). As inscrições serão realizadas mediante preenchimento e envio do formulário de inscrição para credenciamento docente disponível no site do PPGSPNI disponível no endereço https://ufrb.edu.br/mprofsaudenein/

Para a inscrição, os docentes deverão preencher o formulário de inscrição e demais Anexos, que compreendem informações relativas a:

- Plano de trabalho com metas, para 48 meses;

- Barema para análise da produção dos candidatos.

O Formulário de Inscrição e os Anexos I e II encontram-se disponíveis, no formato Word, na página do PPGSPNI. No processo de candidatura, estes documentos devem ser anexados em formato PDF sendo encaminhados para o seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Requisitos para inscrição:

Para candidatura a seleção de credenciamento de docente permanente ou colaborador do Mestrado em Saúde da População Negra e Indígena - UFRB, será necessário:

• Ser portador de título de doutor legalmente reconhecido ou revalidado em nível nacional e atender a todos os preceitos da Portaria N° 2, de 4 de janeiro de 2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
  • Atuar no ensino de graduação ou pós-graduação nos termos da Lei de Diretrizes e Bases para Educação (LDB) vigente;
  • Liderar e/ou participar em grupo (s) de pesquisa com cadastro ativo no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq com linha de pesquisa compatível com a área de saúde coletiva;
  • Comprovar a publicação de artigos, livros e/ou capítulo de livros, no período de 2018 a 2021, de acordo com a classificação dos periódicos, na área de saúde coletiva;
  • O credenciamento deve considerar ainda pelo menos 1 (uma) das condições descritas abaixo:

I- Ter apresentação regular de trabalhos em eventos científicos relevantes, preferencialmente nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde da População Negra, Saúde da População Indígena (pelo menos um trabalho por ano).

II- Ter evidência de empenho para captar recursos humanos (bolsas de iniciação científica, orientações em Trabalhos de Conclusão do Curso, recém-doutor, professor visitante etc.) e recursos financeiros junto às agências de fomento.

III -Ter participação em projetos, de cooperação científica, relevantes para o Programa.

• Dispor de, no mínimo, 08 horas semanais para o desenvolvimento das atividades no Programa;
  • Não atuar, no ato do ingresso, como docente permanente em mais de dois (02) Programas de Pós-Graduação “Stricto Sensu” credenciados;
  • Apresentar um plano de trabalho para desenvolvimento nos próximos 48 meses (2022-2025), em atividades de ensino (indicação de disciplina (s) a ser (em) ministrada (s) de acordo com a matriz curricular do PPGSPNI, disponível em: https://ufrb.edu.br/mprofsaudenein/), pesquisa (perspectivas de execução de projeto (s) de pesquisa indicando sua viabilidade de execução e aderência às linhas de pesquisa do Programa) e/ou atividades de extensão que sejam compatíveis com as linhas do PPGSPNI e com as exigências para atuação como professor permanente.

Consulte o Edital para mais informações