Fechar
Evento

III Congresso Internacional do NEPPINS/UFRB/CCS - Psicologia e Saúde Mental: epistemologias negras, afrodiaspóricas e ameríndias

08/09 a 14/09

Canal do You Tube NEPPINS - Estudos em Psicanálise e Negritude - Online

Acessar Site do Evento

regina@ufrb.edu.br

O III Congresso Internacional do NEPPINS/UFRB/CCS, tem como tema Psicologia e Saúde Mental: epistemologias negras, afrodiasporicas e ameríndias.

As inscrições para o evento acontecem no link https://forms.gle/yPHvbxHySxnqE7pd8

O objetivo do evento é promover o acesso de profissionais da saúde mental e da psicologia em interseccionalidade com os campos das ciências humanas  no referente as realções etnico raciais, a etnicidade e os impactos e ressonâncias emocionais, afetivas e psíquicas na gestão política da vida de populações negras, indígenas, povos de terreiros, quilombolas, ribeirinhos, povos de florestas, raizeros enfim.

A preocupação dos organizadores do evento é ampliar as possibilidades tecnologicas do saber psi a partir de epistemes e enredos que convergem para o entendimento e compreensão do colonialismo social, histórico do escravismo, das políticas econômicas e sociais que sustentam o ocidente. 

As contraposições com o enredo liberal e capitalista que diminuem e asfixiam a possibilidade do equilibrio mental, a saúde física e os componentes estruturais da psique na contemporaneidadem, expostas a era digital, os comportamentos efêmeros, a vida líquida, o amor vazio, a solidão em meio a turbilhoes de corpos e imagens na rede da sociabilidade virtual. 

Tais princípios serão trazidos por mesas, conferencias ministratada exclusivamente por protagonistas negras. Mulheres pensadoras e intelectuais negras. Pesquisadoras da psicologia, das ciências humanas e tecnológicas. Os corpos historicamente rejeitados, serão na cena do congresso os corpos enaltecidos. Seus ensinamentos gravados, para conceber que na historia da Humanidade as mulheres, e sobretudo as mulheres negras e indígenas , a partir do exemplo do territóiro d Recôncavo e da Bahia, é o território da vida, do trabalho, do desenvolvimento  das mulheres e intelectuais que são presentes no contexto do Brasil e do mundo. 

No mundo, Mãe Menininha do Gantois é conhecida, na letra também de Jorge Amado. Igualmente Mãe Estela de Oxossi. 

Não sem razão, Neusa Santos Souza, psicanalista negra, nascida em Cachoeira, é reconhecida nos ambientes de pesquisa sobre psicanálise, saúde mental, e colonialismo de Frantz Fanon.

Temos na Bahia, grandes lideranças e pensadoras negras. Este congresso faz coro a esta necessidade, da psicologia brasileira,  e do mundo.

Confira a Programação:


- 08 DE SETEMBRO

- MESA DE ABERTURA

- Coordenação NEPPINS/UFRB/CCS e Autoridades (Reitoria, Diretora do CCS/UFRB, Diretor UNEB/Campus V).


- CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

PILÃO ANCESTRAL PARA A SAÚDE MENTAL NEGRA, INDÍGENA E AFRODIASPÓRICA

Presença Confirmada:

Profa. PhD. JOYE HARDIMAM (Evergreen State College-Tacoma, University in Washington , Estados Unidos da América – USA).

Momento de Homenagem: Entrega da COMENDA NEPPINS/UFRB 2021 – DRA. EDIALEDA SALGADO DO NASCIMENTO – Guardiã da Saúde Mental da População Negra. (Membros NEPPINS/UFRB/UNEB).

09 DE SETEMBRO (14:00 – 16:00)

- MESA-REDONDA

INTELECTUAIS NEGRAS NA PSICOLOGIA E ACADEMIA: AUTORIA E PROPRIEDADE INTELECTUAL

Palestrantes:

Profa. Dra. Luíza Oliveira (UFF)

Profa. Dra. Janaína Damaceno Gomes (UERJ)

Profa. Dra. Carla Liane Nascimento (UNEB)

Coordenação: Membro Neppins UFRB.

10 DE SETEMBRO (09:20 – 11:20)

- MESA-REDONDA

SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA: MANEJO E COMBATE AO RACISMO INSTITUCIONAL

Palestrantes:

Profa. Dra. Dolores Cristina Gomes Galindo (UFMT)

Psicóloga Yara Maria Alves da Cruz Martins (Conselheira do CRP/BA, Comissão de Orientação e Fiscalização) CRP 03-10210

Profa. Dra. Regina Marques de Souza Oliveira (UFRB)

Coordenação: Dra. Hayanna Silva (UnB).

 

14:00 – 16:00

- MESA-REDONDA

NECROPOLÍTICA: SAÚDE MENTAL, RELIGIOSIDADE NEGRA E FEMINISMO

Palestrantes:

Psicóloga, Mestre em Psicologia e Presidente da SPD – Pelourinho – Lígia Margarida de Jesus: Irmandade Nossa Senhora dos Homens Pretos do Pelourinho e Sociedade Proterora dos Desvalidos – Histórias de Pretos e Resistências negras.

Psicóloga, Especialista em Relações Raciais, Makota Sangô Louisa, Nzo Lemba Tateamoxicongo: Candomblé de Angola, raízes africanas e recriações da diáspora negra.

PhD. em Antropologia (UNICAMP), Professora Titular da UESB, Fundadora do Centro de Educação em Relações Étnicas da UESB, Fundadora do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade da UESB, Yalorixá, Mãe Marise de Oxum-Ewá, Profa. Dra. Marise de Santana: Economia e pedagogia de terreiros: políticas de gestão da vida por civilizações negras.

Advogada, Islâmica e Mestranda em Relações Étnicas e Contemporaneidade (UESB) Quézia Barreto dos Santos (ANAJI): o Islã como religiosidade negra no Brasil e no mundo.

Bel. Comunicação Social (UnB), mestre em História (USP), ex-militante do Movimento Negro Unificado do DF. Maria Luiza Junior: Movimento Negro Unificado e Lélia Gonzalez.

Coordenação: Profa. Mestranda Katiane Castro dos Santos (Membro NEPPINS/UFRB e UESB).

11 DE SETEMBRO (08:00 – 12:00)

- CURSO DE FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM SAÚDE

- MINICURSO – CLÍNICA PSICOLÓGICA DIASPÓRICA E AFROCÊNTRICA: MANEJO E INTERVENÇÃO

13 DE SETEMBRO (14:00 – 15:00)

- LANÇAMENTO DE LIVROS

Coordenação: Profa. Ms. Núbia Pinto (NEPPINS/UFRB).


- LIVROS

Saberes plurais e epistemologias aterradas: caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas, de Abrahão de Oliveira Santos (Org.), EdUFF, 2020.
O livro é o resultado do 3º Encontro do Laboratório Kitembo – Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-brasileira: Povos Afroindígenas, Saberes Tradicionais, Pesquisa e Diálogo na Universidade, da UFF. Os 19 artigos que compõem o livro se dedicam à interlocução entre referências indígenas e negras na pesquisa e na construção de práticas de cuidado em psicologia.

Cenários da saúde da população negra no Brasil: diálogos e pesquisas, 2a edição (E-book), de Regina Marques de Souza Oliveira (Org.), Editora UFRB, 2021.
O livro reúne artigos que tratam sobre questões históricas e sociais da construção do racismo brasileiro, bem como sua presença na constituição psíquica, corporal e sexual, na infância e na vida adulta de meninas e mulheres, pessoas negras e indígenas.

15:00 – 17:00 SIMPÓSIO COMUNICAÇÃO ORAL

- ETNICIDADE E PENSAMENTO RACIAL BRASILEIRO: INTERDISCIPLINARIEDADES

Coordenação:

Profa. Ms. Jaqueline Souza de Jesus (NEPPINS/UFRB, UESB)

Profa. Dra. Susana Rosa de Almeida (NEPPINS/UFRB, UNIFESP, UFBA)

14 DE SETEMBRO (18:00 – 20:00)

- CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

MULHER NEGRA, CARREIRA E VIOLÊNCIA: ASSÉDIO E RACISMO INSTITUCIONAL NO TRABALHO

Conferencista:

Dra. Lívia Sant’Anna Vaz (Mestre em Direito UFBA e Doutoranda em Direito, Universidade de Lisboa, Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia).

Convidadas:

Dra. Shirlei Fonseca Santos (CEPIR/OAB – Subseção Santo Antonio de Jesus).

Dra. Neusa Maria Alves (Primeira Desembargadora Negra do Brasil, Juíza Federal da Primeira Região).

Major Denice Santiago (Policial militar e psicóloga brasileira. Criadora da Ronda Maria da Penha).

Coordenação da mesa: Coordenação (NEPPINS/CCS/UFRB).

HONRARIA: Entrega da COMENDA INTERNACIONAL NEPPINS/UFRB 2021 – DRA. EDIALEDA SALGADO DO NASCIMENTO – Guardiãs da Justiça para as mulheres negras.

Performance: Algodão Doce

Autoria: do artista contemporâneo SAMUCA (Jorge Samuel), Bacharelando em Dança pela Unespar e Produções associadas a Fundação Cultural de Curitiba, FUNARTE e Centro Coreográfico do RJ.

Nas palavras do artista, “Algodão Doce é a temporal, recente e futurista. Esse solo é sobre as águas que naveguei até chegar aqui. Sobre como a partir do que se viveu e produziu em fazendas de cana de açúcar e algodão, hoje eu faço algodão doce. É pedindo licença pra entrar e pra sair que eu danço isso aqui” Jorge Samuel.


 

Evento publicado em: 26/08/2021

Dinheiro real e bônus para jogar como aviator estão aqui!

https://marsbet-casino.com.br/

Na dúvida, fale conosco!