Fechar
Evento

UFRB atua na preparação da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI)

07/03

Universidade Estadual de Feira de Santana - Feira de Santana

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e da Coordenação de Criação e Inovação (CINOVA), está atuando na elaboração e preparação da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), a ser realizada no dia 7 de março, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em Feira de Santana.  

A CINOVA tem participado de fóruns de preparação e quer reforçar a mobilização da comunidade acadêmica, notadamente, docentes, pesquisadores e pós graduandos a participarem da Conferencia Territorial de CT&I. Entre as atividades do Fórum estão previstas a realização da Plenária Macroterritorial do Recôncavo - e outras plenárias dos Territórios do Agreste, Litoral Norte e Portal do Sertão, no mesmo dia, na UEFS.

Os interessados em participar da Conferência e da Plenária Macrorregional do Recôncavo podem se inscrever no link https://bit.ly/4946tkv.

A 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), busca mobilizar o ecossistema de CT&I em prol do desenvolvimento científico, tecnológico e inovador de cada região. 

A 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é uma ação integrante da 5ª Conferência Nacional, que busca orientar políticas públicas estaduais. Com foco na elaboração da Estratégia Nacional de CT&I (2024-2035) e na formulação de uma Nova Política Estadual, a conferência irá abordar temas como recuperação do Sistema Nacional, inovação empresarial na reindustrialização e o papel estratégico da CT&I em programas nacionais. O evento visa reunir representantes de instituições científicas, empresas, empreendedores, sociedade civil e setor público.

Programação da plenária da 5ª CECTI, na UEFS, em Feira:

08h00 - 08h30: Entrega de Material, credenciamento presencial e café da manhã

09h00 – 09h30: Mesa de Abertura

09h30 - 10h00: Breve Balanço e Apresentação do Programa Bahia + Inovadora

10h00 - 10h20: Dinâmica Metodológica da 5ª CECTI

10h20 - 12h00: Início dos trabalhos nas salas por Eixo (I, II, III e IV)

12h00 - 13h30: Almoço

13h30 - 15h00: Retorno para finalizar os debates e as revisões das propostas por eixo.

15h00 - 15h40: Indicação dos Representantes dos Territórios de Identidade na Conferência Estadual. Durante esta fase, os participantes de cada território de identidade irão se reunir para indicar: 2 representantes do setor empresarial; 2 representantes da sociedade civil organizada; 2 representantes do poder público; 1 representante da CODETER.

15h40 - 16h30:  Retorno ao Auditório, agradecimentos, informes fotos e fim.

A CINOVA ressalta que a leitura do anexo Referência e do Documento de Referência do eixo em que o interessado se inscreveu é muito importante para as discussões na 5ª CECTI.

Para fazer sua inscrição acesse o link:  https://forms.gle/fqKfzJ7nosjbWUNXA.

Para saber mais:

https://ufrb.edu.br/portal/index.php?option=com_chronoforms5&chronoform=ver-evento&id=1933

http://www.secti.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=137

https://www.gov.br/mcti/pt-br/centrais-de-conteudo/v_conferencia_nacional_de_cti

 

5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) é um importante espaço de diálogo entre diferentes atores da sociedade para refletir sobre o papel da CT&I no país e seu rumo nos próximos anos. A 5ª CNCTI tem como tema: "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido". Seu objetivo consiste em analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, e os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo. Ou seja, 5ª CNCTI busca estabelecer as diretrizes estratégicas para as políticas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, com prioridades, programas e recursos para serem usados em pesquisa e desenvolvimento no Brasil para os 10 anos seguintes, de 2025 a 2035. 

Os debates da 5ª CNCTI se estruturam a partir dos quatro eixos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2023 a 2030, e que deverão orientar a atuação do MCTI: I - recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; II - reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; III - ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e IV - ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

A 5ª Conferência Nacional de CT& está marcada para os dias 4, 5 e 6 de junho, em Brasília, no Distrito Federal. Até lá, uma série de reuniões e conferências estão acontecer pelo Brasil. São as sessões temáticas, livres e conferências municipais e estaduais de CT&I por todo o país.

Mais informações em http://www.secti.ba.gov.br/.

Evento publicado em: 28/02/2024

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!