A representação simbólica da Universidade busca valorizar o Recôncavo, através dos ideais de inclusão social e excelência acadêmica. Ela foi aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em 08 de outubro de 2012.
Análises históricas, geográficas, pesquisa de campo e avaliações com profissionais de diversos campos do conhecimento foram as etapas da construção da marca. Fruto de um trabalho de 18 meses, o resultado foi a elaboração de uma identidade única e representativa.
Os ideais da Universidade foram transmitidos na escolha das cores. O amarelo ouro, substituível, quando possível, pelo dourado, simboliza a excelência da instituição. Já o tom azul é a cor complementar ao amarelo da marca e representa a soma dos opostos no ciclo cromático, resultando assim em um forte contraste visual.
A marca utiliza tipografia serifada para compor a sigla. Nesta perspectiva, a história da UFRB é ressaltada em suas origens de idealização ainda no período imperial. Os caracteres, por sua vez, foram estilizados proporcionando um desenho exclusivo.
Contrapondo a sigla, a assinatura utiliza tipografia asserifada, o que confere características modernas à marca e uma leitura legível em casos de redução.
É importante destacar ainda na marca da UFRB o ícone, que remete a visualização de três elementos fundamentais:
a) O “R” estilizado, letra da palavra Recôncavo, é visualizada em conjunto com as demais letras, o que reforça a ideia de soma e colaboração.
b) O perfil representa a inclusão das pessoas como parte fundamental da UFRB.
c) A Baía de Todos os Santos é a identidade geográfica do Recôncavo da Bahia. Seus traços, que levam da parte inferior ao meio do símbolo, remetem à península Itapagipana e o restante, a uma linha imaginária entre as cidades-sede da UFRB.
Download do Manual de Aplicação da Marca institucional
Marcas de Pró-Reitorias, Superintendências e Centros de Ensino
Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!
https://marsbet-casino.com.br/