Fechar
Página inicial Imprensa Conteúdo Perfis de Autoridades

Perfis de Autoridades

Reitora

Georgina Gonçalves dos Santos

reitora2

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1992), mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutora em Sciences de l'Éducation - Université de Paris VIII (2006). Professora Associada da UFRB desde 2009, dirigiu o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), entre 2011 e 2015, foi vice-reitora da UFRB de 2015 a 2019 e reitora eleita da UFRB em 2019, mas não empossada pelo governo anterior. É consultora da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão e membro da Rede Internacional de Pesquisa sobre Avaliação pelo Estudante - Réseau International de Recherche sur l'Évaluation de l'Enseignement par les Étudiants. Professora do Programa de Pós-Graduação de Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, EISU da UFBA e do Programa de Pós-Graduação de Políticas Sociais e Território da UFRB. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, ações afirmativas, serviço social, políticas sociais e vida universitária.

Vice-Reitor

Fábio José Souza dos Santos

Possui Licenciatura em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Foi professor e coordenador pedagógico na escola básica (1998-2002). É Professor Adjunto III da UFRB, lotado no Centro de Formação de Professores / Campus Amargosa, onde já realizou atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação (licenciaturas) e na pós-graduação, além de atividades administrativas. Foi coordenador de área do Pibid Classes Multisseriadas? no curso de Pedagogia da UFRB. É membro do quadro permanente de docentes do curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO/UFRB), tendo sido seu coordenador entre 09/2015 e 10/2018. É líder do grupo de pesquisa Observatório da Educação do Campo no Recôncavo Vale do Jiquiriçá-Bahia (OBSERVALE/CFP/UFRB), onde coordena o projeto de pesquisa "Mapeamento da realidade da Educação do Campo nos territórios de identidade do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá-Bahia", financiado pelo Edital Nº 8/2015 - Jovem Cientista Baiano, da FAPESB. É membro do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). Foi vice-coordenador do projeto de pesquisa "Ruralidades diversas-diversas ruralidades: sujeitos, instituições e práticas pedagógicas nas escolas do campo, Bahia-Brasil" (2008-2014), coordenado pelo GRAFHO/UNEB, que contou com financiamento da FAPESB e do CNPq. É membro do projeto de pesquisa ?Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem?, coordenado pelo GRAFHO/UNEB e financiado pela FAPESB e CNPq. É membro do corpo editorial dos seguintes periódicos: Plurais Revista Multidisciplinar (UNEB/FOMPE), Revista Eletrônica de Culturas e Educação (UFRB). Foi avaliador ad hod de revistas nacionais e de trabalhos submetidos a eventos internacionais, nacionais e regionais. Foi membro do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd-Regional Nordeste (FORPREd-NE), do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação (FOMPE), da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRB e do Conselho Superior da UFRB (CONSUNI). Foi Diretor do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB, campus Amargosa, entre 15/10/2018 e 04/08/2019. Suas pesquisas e atividades de extensão dão ênfase à Educação do Campo, privilegiando os seguintes temas: currículo, didática, prática pedagógica, trabalho docente, formação de professores, escolas multisseriadas, multisseriação, iniciação à docência, história da educação e educação superior, políticas de educação superior, na interface com a escola do campo. Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), nomeado em 05/08/2019 para o mandato 2019-2023.

Pró-Reitor de Administração

Emerson Franco Santa Bárbara

Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2016), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS (1998), Especialista em Logística e Distribuição pela Universidade Católica do Salvador-BA(2004), Especialista em Gestão em Saúde pelo Centro Universitário FECAP-SP(2005). Desde 2009, atua como Servidor Público Federal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no cargo de Contador e desde 2011 ocupa a função de Coordenador de Licitação e Compras da Pró-Reitoria de Administração. Atuou como Professor de Contabilidade Pública do curso de graduação em Ciências Contábeis. Atuou como Professor do curso de Especialização de Licitações e Contratos e do curso de Especialização em Gestão Pública da Faculdade Maria Milza. Atuou como Professor da Especialização EAD Gestão em Saúde da UFRB. Atuou como Instrutor da Escola de Administração Fazendária - ESAF. Atua como instrutor na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. Tem experiência em Gestão Pública, atuando principalmente com os seguintes temas: planejamento, licitações, contratos, logística, compras sustentáveis e compras da agricultura familiar.

Pró-Reitor de Gestão de Pessoal

Wagner Tavares da Silva

Graduado em Administração Mercadológica pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Ciências Empresariais - FACEMP (2011) e em Gestão da Inovação e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Assistente em administração da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia desde 2007, tendo atuado sempre nas Pró-Reitorias de Gestão de Pessoal, PROGEP e de Graduação, PROGRAD; Atualmente responde pelo cargo de Pró-Reitor de Gestão de Pessoal, onde é responsável pelas áreas de RH, Desenvolvimento de Pessoal, Saúde e Segurança do Trabalho.

Pró-Reitora de Graduação

Carolina Fialho Silva

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1995), Especialização em Computação Gráfica pela Universidade Salvador (1999), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2017). Faz pesquisa sobre espaços da arte, arquitetura e cultura digital. Tem também experiência na área de Design e comunicação visual, com ênfase em projeto, design de interfaces e arquitetura de informação. Professora Adjunta no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB.

Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação

Maurício Ferreira da Silva

Cientista Político. Professor Associado da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). Atua no Centro de Artes, Humanidades e Letras em cursos de graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e Serviço Social, Políticas Sociais e Territórios (POSTERR). Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado, também na área de Ciências Sociais, pelo PPGCS da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Pós-Doutor pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com estágio de pesquisa na UNR (Universidad Nacional de Rosário - Argentina). Tem experiência como docente e pesquisador no campo da Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, Sociologia Política, Poder, Desenvolvimento e Política e Mídia. Coordenou o Bacharelado de Ciências Sociais, presidiu a Câmara de Graduação e foi Gestor de Ensino do CAHL-UFRB. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Política e Sociedade (GEPPS/UFRB). É Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI-UFRB).

Pró-Reitor de Planejamento

José Joaquim da Silva Ramos

Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2020). Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2012). Foi Coordenador de Orçamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Assessor de Planejamento na UFRB, exerce a docência no ensino superior na Faculdade Brasileira do Recôncavo e ocupa o cargo de Pró-Reitor de Planejamento da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB foi membro de comissão permanente de licitação e, adicionalmente atua em Comissões de Tomada de Contas Especial, possui experiência em orçamento público, prestação de contas de convênios e instrumentos congeneres.

Pró-Reitor de Extensão e Cultura

Danillo Silva Barata

Professor Associado do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas ( CECULT/UFRB), onde foi Diretor no período de 2013-2023. Possui Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia e Licenciatura em Desenho e Plástica pela mesma instituição. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM da UFRB e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV na Escola de Belas Artes da UFBA. Atua no campo da arte e mídia, das culturas digitais e na Governança Universitária. É Pró-reitor de Extensão e Cultura (PROEXC - UFRB). Artista, pesquisador e curador, é autor de uma obra que tem como centro a relação entre corpo e câmera, corpo e sistema da arte, corpo e mundo. Coordenou a pesquisa e a elaboração do Dossiê de registro e salvaguarda do Bembé do Mercado como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo IPHAN, em 2019. É curador e idealizador das quatro edições do Festival Paisagem Sonora ( Formação, Gestão e Difusão da Música). Autor dos livros Narrativas em Fluxo: corpo-imagem e do O Universo de J. Cunha (editora Currupio). Realizou a Curadoria Editorial e Organização do Livro Floresta Negra do artista Anderson Santos (EOSLIBER, 2021). Em 2016 recebe o Bayreuth International Junior Fellowship em reconhecimento a sua contribuição à pesquisa e ensino na área de estudos africanos pela University of Bayreuth, na Alemanha. Em 2013, foi comissionado pela Fundação Holandesa Prince Claus Fund para desenvolver o Projeto Paisagem de Luz, como parte de sua convocatória Rethinking Public Space. De 2008 a 2011 realizou projetos na Werkplaats Beeldende Kunst Vrije Academie no departamento de imagem da World Wide Visual Factory em Den Haag (Haia), Holanda. Membro do coletivo Xaréu Cardume Audiovisual. Possui obras em acervo no Museum der Weltkulturen Frankfurt na Alemanha, na World Wide Visual Factory (Holanda), no Museu de Arte Moderna da Bahia e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 2006, recebeu o prêmio aquisição no 13 Salão do MAM- Bahia e em 2007 o Prêmio Videobrasil WBK Vrije Academie no 16 Festival Internacional de Arte Eletrônica - Videobrasil. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior INEP-MEC, Membro da Câmara de Assessoramento - Linguagens e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB e Membro Titular da Comissão Gerenciadora do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural - FAZCULTURA, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Pró-Reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis

Carlos Alberto Santos de Paulo

Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde(CCS). Atualmente Pró Reitor da Pró Reitoria de Políticas de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da UFRB. Doutor(2014) e Mestre(2002) em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia com Especialização em Magistério pelas Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti (Curitiba/PR). É membro pesquisador do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Comunidade, Família e Saúde: Sujeitos, Contextos e Política Públicas (FASA) do Instituto de Saúde Coletiva ISC/UFBA. Foi professor na Universidade Católica de Brasília - UCB (2003 a 2012) Coordenou o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro - NEAFRO/UCB. Bolsista pesquisador nível II no Instituto de Pesquisa Aplicada - IPEA/DF(2014). Exerceu funções públicas como Diretor de Políticas para Comunidades Tradicionais na Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR (2003-2006). Coordenador de Enfrentamento ao Racismo da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos - Governo do Distrito Federal (2014). Secretário Adjunto de Estado de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos - Governo do Distrito Federal - Brasília.(2015 - 2016). Área de pesquisa: Estado; Políticas Sociais e Cidadania, Racismo e Poder.

Diretora do Hospital Universitário de Medicina Veterinária

Letícia Santos Rezende

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1991), Residência em Anestesiologia Veterinária pela UNESP -Botucatu (1992 e 1993), Mestrado em Imunologia (2003) e Doutorado em Ciência Animal nos Trópicos (2014) pela Universidade Federal da Bahia. Em 2006 ingressou na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, onde ministra as disciplinas de Farmacologia e Toxicologia Veterinária. Participou da criação do Curso de Medicina Veterinária da UFRB em 2007 e exerceu a função Coordenadora Pro-tempore deste curso nos três anos iniciais de implantação. Em 2015 retornou para cargo de Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, quando assumiu também a Presidência da Câmara de Graduação da UFRB. Desde então, assumiu diversas funções administrativas relacionadas ao ensino de graduação, incluindo a chefia do Núcleo de Gestão Acadêmica de Cursos e Currículos da Pró-Reitoria de Graduação. É professora visitante do Instituto Politécnico de Bragança - IPB, em Portugal. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Farmacologia, Terapêutica, Endocrinologia e Anestesiologia Animal.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!