Página inicial Notícias O Processo de reconhecimento de cursos na UFRB

O Processo de reconhecimento de cursos na UFRB

27/04/09 12:52 , 13/01/16 15:35 | 3168
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia vivenciará em julho um momento impar no seu processo de consolidação: a avaliação dos seus cursos de Graduação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Caso alcancemos, no mínimo, 60 pontos nas dimensões avaliadas, teremos 16 cursos reconhecidos pelo MEC, possibilitando a emissão de diplomas aos graduados.
O Reconhecimento dos Cursos de Graduação é uma etapa da avaliação dos cursos superiores realizada pelo INEP, que após visita in loco de avaliadores que analisam o cumprimento do Projeto Pedagógico do Curso, bem como, à luz de instrumento avaliativo próprio observa as seguintes dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente, discente e técnico-administrativo e as instalações físicas. O pedido de reconhecimento se dá quando a primeira turma do curso entra na segunda metade do curso, este procedimento já foi realizado pela UFRB que protocolou o pedido de reconhecimento de 15 cursos de graduação (Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Zootecnia, Agronomia (renovação de reconhecimento), Engenharia Sanitária e Ambiental, Biologia, Comunicação, Museologia, História, Pedagogia, Física, Matemática, Enfermagem, Psicologia e Nutrição).

Os docentes devem se preparar para a visita dos avaliadores conhecendo os instrumentos avaliativos, auxiliando os Colegiados a reunir a documentação didático-pedagógica exigida, mantendo os seus currículos lattes atualizados, para que sejamos bem sucedidos no empreendimento. Os docentes, os servidores técnico-administrativos e os discentes devem estar cientes das responsabilidades que cada um tem nesse processo, visto caracterizar-se como mais uma etapa para a consolidação de nossa instituição.

Conheça a portaria emitida pela Reitora nº 225/09, sobre o assunto.

Cruz das Almas, 27 de Abril de 2009.

Paulo Gabriel Soledade Nacif

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!