Fechar
Página inicial Notícias Seminário Itinerário do Rio Paraguaçu

Seminário Itinerário do Rio Paraguaçu

11/06/09 09:34 , 13/01/16 15:36 | 2407
A Secretaria de Cultura do Estado, IPHAN e UFRB mobilizam comunidade do Recôncavo para a candidatura do “Itinerário do Rio Paraguaçu” como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Um Seminário acontece nos dias 15 e 16 de junho, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB.

Representantes da sociedade civil, governo e especialistas da UFRB, UFBA e IPHAN vão debater a proposta de transformar o “Itinerário do Rio Paraguaçu”, que abarca diversos municípios baianos, dentre eles as cidades históricas de São Felix, Cachoeira e Maragogipe, em Patrimônio Cultural da Humanidade.

O conceito de Itinerário Cultural se refere aos caminhos que exerceram influência cultural mediante o contato de culturas diferentes em determinada região. As crenças, celebrações, os costumes, a música, as manifestações religiosas e tradicionais, os modos de vida e até os sistemas produtivos são parte do legado imaterial desse itinerário cultural.

Esse título representa uma mudança qualitativa na noção de conservação do patrimônio. Para os especialistas, a partir do novo conceito, a amplitude territorial e a integridade cultural permitem ampliar a escala das vinculações entre povos, cidades, regiões e continente.

O evento, organizado pela Secretaria de Cultura do Estado com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), também vai discutir a proposta da PROEXT/CAHL/Superintendência de Cultura da UFRB de criar um Programa de Formação de Gestores em Educação Patrimonial e Ambiental nas cidades de Cachoeira e São Félix.

O seminário é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local do evento, no dia 15, a partir das 8h30.

DATA / HORÁRIO

ATIVIDADE

CONVIDADOS

15/06 - Segunda-feira

08h30

Credenciamento

09h30

Boas-vindas

Secretário de Cultura Márcio Meirelles

10h às 12h

Mesa de Abertura

Moderador: Frederico Mendonça – IPAC Carlos Amorim – IPHAN Bahia Paulo Gabriel Nacif – UFRB Fernando Pereira – Prefeito de Cachoeira Alex Sandro Brito – Prefeito de São Felix Silvio Ataliba – Prefeito de Maragogipe

2h às 14h

Intervalo Almoço

14h30 às 17h

Mesa I - Mudanças de paradigmas no reconhecimento de salvaguardas nos âmbitos local, nacional e internacional.

Moderador: Frederico Mendonça – IPAC Marcelo Brito – IPHAN Brasília Carlos Amorin – IPHAN Bahia

16/06 - Terça-feira

9h às 12h

Mesa II - Salvaguardas do Patrimônio cultural, material e imaterial

Moderador: Carlos Costa – UFRB Maria Cecília Londres – IPHAN Nivaldo Andrade – UFBA

12h às 14h

Intervalo Almoço

14h às 16h30

Mesa III - Educação Patrimonial. - Potencialidades turísticas no “Itinerário Cultural do Rio Paraguaçu”

Moderador: Xavier Vatin – UFRB Kátia Bogea – IPHAN Maranhão Lúcia Aquino – UFRB

17h

Encerramento

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!