Fechar
Página inicial Notícias UFRB aprova sete propostas no PROEXT 2009 MEC/SESu

UFRB aprova sete propostas no PROEXT 2009 MEC/SESu

25/08/09 07:04 , 13/01/16 15:37 | 3300


O PROEXT 2009 - MEC/SESu é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior.

Em 2009 o Edital é uma ação conjunta do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura, do Ministério do Trabalho e Emprego e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Veja as Propostas da UFRB, aprovadas:

PROGRAMAS

1. Programa de disseminação do software livre em escolas públicas do Recôncavo da Bahia - CAHL - Prof. Ricardo Augusto Silveira Orlando

2. Programa de desenvolvimento territorial solidário - PRODETES: estruturação e fortalecimento de empreendimentos de economia solidária do Recôncavo da Bahia - CCAAB - Profª Tatiana Ribeiro Velloso

PROJETOS:

1. Parto natural e bem-estar mãe-bebê: ações de intervenção com mulheres adolescentes e jovens de dois municípios da região do Recôncavo da Bahia - CCS. A Prof. Valéria Machado Rufino, do CCS, e o Prof. Balduino Guedes Fernandes da Cunha, do CAHL, são os docentes responsáveis pelo Projeto de Extensão “Parto natural e bem-estar mãe-bebê: ações de intervenção com mulheres adolescentes e jovens de dois municípios da Região do Recôncavo da Bahia”, aprovado no âmbito do Edital nº 6 do PROEXT 2009 – MEC/SESu e que está inserido na Linha Temática 1, “Educação, Desenvolvimento Social e Saúde”, subtema “promoção da saúde e/ou prevenção de doenças”.

A proposta de extensão levou em consideração o cenário de prevalência significativa de taxas elevadas de partos cesáreos no Brasil e das evidências apontadas na literatura científica especializada, nacional e internacional, das desvantagens físicas e psíquicas para mãe e bebê, com a utilização desnecessária deste tipo de intervenção cirúrgica e os conseqüentes impactos negativos diretos e indiretos à Saúde Pública daí advindos.

Diante dessa problemática, o projeto estipulou como meta principal “intervir socialmente em grupos de mulheres adolescentes e jovens da Região do Recôncavo da Bahia enfatizando as vantagens da adoção de uma via de parto vaginal para a saúde da puérpera e do neonato, de forma a torná-las ‘agentes multiplicadoras’ dessa intervenção”. É estimado um público total de 1.000 mulheres participantes, distribuídas nos dois municípios-alvos da intervenção: Santo Antônio de Jesus e Cachoeira.

As atividades e ações do previstas serão desenvolvidas em 3 etapas consecutivas e interdependentes: uma investigativa, com a utilização de uma abordagem multimétodo; uma interventiva, composta por oficinas e cursos; e uma generativa, com a produção de publicações acadêmicas e também especializadas para o público-alvo das ações extensionistas. Também são previstos mecanismos de avaliação tanto por parte das participantes, por meio do preenchimento de instrumentos (quantitativos e qualitativos) específicos a esse fim, como também por parte da Equipe Executora, por meio de um ReMA2Ext (Roteiro de Monitoramento das Atividades e Ações Extensionistas).

2. TECELENDO - CFP - Profª Andréia Barbosa dos Santos

O projeto TECELENDO se destina a atender jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ao processo de alfabetização e letramento na infancia. Trata-se de um projeto alicerçado no trabalho enquanto princípio educativo. Desenvolve suas atividades de leitura e escrita aliadas à inserção e consolidação da tecelagem enquanto fomento de geração de trabalho, de renda e propoulsora de situações desafiadoras para práticas sociais de leitura e escrita .

3. Cine Rapadura - Cinema Mambembe - CFP - Profª Alessandra Gomes

4. Ciclo de formação de professores em práticas artísticas e lúdicas - CFP - Profª Cilene Nascimento Canda

5. Metodologia de referência para a incubação de empreendimentos solidários na perspectiva de Paulo Freire - PROEXT - Ana Georgina Peixoto Rocha

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!