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Instituto Votorantim apóia Arranjo Local de Desenvolvimento Educacional no Recôncavo Baiano

16/09/09 13:39 , 13/01/16 15:37 | 2808
O Instituto Votorantim associou-se ao Movimento Todos pela Educação para uma ação especial no Recôncavo Baiano, que pode se tornar um modelo de articulação e fortalecimento da gestão para a melhoria dos índices educacionais dos municípios.

A iniciativa, denominada “Arranjos Locais de Desenvolvimento Educacional”, vem unir municípios de uma mesma região para pensar seus desafios na área e propor melhorias em regime de colaboração, tendo como referência os quatro eixos do PAR (Plano de Ações Articuladas): Gestão Educacional, Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. Desse modo, o PAR, que é o instrumento de diagnóstico da situação educacional local e uma valiosa ferramenta de gestão, pode ser potencializado regionalmente, impulsionando ações de melhoria da educação.

O primeiro encontro do “Arranjo Local de Desenvolvimento Educacional” no Recôncavo aconteceu no início de setembro, e reuniu prefeitos, secretários de educação e técnicos de 12 municípios: Amargosa, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Rafael Jambeiro, Santo Antonio de Jesus, Santo Estevão, São Félix e São Francisco do Conde.

Os resultados esperados dessa proposta são a melhoria do IDEB – Índice de Educação Básica dos municípios, o desenvolvimento de uma cultura de rede entre os municípios, com troca de experiências e informações, e a articulação em torno da causa da educação, com foco, liderança e unidade.

O projeto vem ao encontro dos princípios que norteiam o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que aponta a importância da relação direta entre educação e território, a fim de enfrentar estruturalmente a desigualdade de oportunidades educacionais. “O PDE pretende responder a esse desafio através de um acoplamento entre as dimensões educacional e territorial operado pelo conceito de arranjo educativo. Não é possível perseguir a eqüidade sem promover esse enlace”, diz o Plano.
Além de participar da iniciativa, o Instituto Votorantim desenvolvendo ações de mobilização local pela educação, por meio do projeto Parceria Votorantim pela Educação, em três municípios da região: São Felix, Governador Mangabeira e Cachoeira

Os “Arranjos Locais de Desenvolvimento da Educação” no Recôncavo contam uma rede de apoiadores integrada pelo Movimento Todos pela Educação, Ministério da Educação, Instituto Votorantim e UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Apóiam ainda o projeto a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a AMUR - Associação Municipalista do Recôncavo e o Canal Futura. O apoio técnico é feito pela consultoria Symnetics.

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é a base para uma boa gestãoNa abertura do evento, realizado no dia 04 de setembro na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus de Cachoeira (BA), Tatiana Motta, do Instituto Votorantim, enfatizou a importância das parcerias para um resultado positivo na melhoria da qualidade da educação básica nos municípios do Recôncavo Baiano. “Demos início hoje a um movimento regional tão importante quanto o que resultou na criação da UFRB”, completou o reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif. Maria Auxiliadora Amiden, da Symnetics, destacou ainda que a “educação é fator-chave de desenvolvimento; compartilhamento de conhecimentos, também”.

A proposta do encontro foi apresentar aos gestores o conceito de planejamento e de construção de redes como questões centrais para uma boa gestão pública, a partir do regime de colaboração e dos desdobramentos do PAR. Clélia Mara Silva, do Ministério da Educação, explicou aos presentes que o PAR é um instrumento de planejamento estratégico, construído de forma participativa. “Isso implica em responsabilização dos gestores públicos, a partir de acordo firmado entre o prefeito municipal e o Ministro da Educação, com transferência de recursos técnicos e financeiros e fiscalização pelo Tribunal de Contas”.

No encontro, os gestores públicos participaram de um trabalho em grupo a fim de definir os indicadores prioritários para uma gestão compartilhada. Esses indicadores foram selecionados a partir das 15 áreas do PAR - que engloba 52 indicadores - compondo um mapa estratégico para o desenvolvimento da educação. A ideia é dar prioridade para os indicadores que, no conjunto dos municípios, tiveram média menor de 2 ou 3, lembrando que a pontuação dos indicadores do PAR vai de 1 a 4 (sendo 1 o nível mais crítico). Esse trabalho conjunto do Arranjo Local não substitui, no entanto, o esforço individual das equipes municipais para a melhoria dos demais indicadores, conforme acordado no PAR com o MEC.

Gestores terão apoio da universidade para promover açõesEntre os indicadores priorizados pelos gestores dos 12 municípios do Recôncavo Baiano estão, por exemplo, a implementação ou fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação e o desenvolvimento de atividades socioeducativas no contraturno, com destaque para a valorização das manifestações culturais locais.

Outra proposta priorizada pelo grupo, na dimensão de “infraestrutura física e recursos pedagógicos”, é a implementação ou melhoria de condições das salas de aula, embora os menores indicadores apontassem para insuficiência de bibliotecas nas escolas.

A partir de agora, o grupo deverá se reunir bimestralmente, sob a liderança da UFRB, para compartilhar avanços e dificuldades na evolução dos indicadores. Estão previstas também reuniões semestrais, com a presença de todas as organizações apoiadoras, para sistematização de resultados e decisões estratégicas.

Fonte: http://www.blogeducacao.org.br/content/instituto-votorantim-ap%C3%B3ia-arranjo-local-de-desenvolvimento-educacional-no-rec%C3%B4ncavo-baiano
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