Fechar
Página inicial Notícias UFRB vai receber, via intercâmbio, estudantes de Universidades associadas à CPLP

UFRB vai receber, via intercâmbio, estudantes de Universidades associadas à CPLP

28/06/07 11:13 , 13/01/16 15:25 | 2922
Em 2008, a UFRB já deve receber os primeiros estudantes de Universidades que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

O Reitor Paulo Gabriel Nacif, em viagem que fez a Pfotoortugal, do dia 14 a 18 de junho, esteve reunido com o Embaixador Luis Fonseca, Secretário-Executivo da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (foto).Imagem

Nesta reunião ficou acordado que a UFRB se associará à CPLP nos seus esforços para o fluxo de alunos entre as instituições de ensino superior de língua portuguesa. Neste sentido a expectativa é que já em 2008 a UFRB receba em todos os seus Centros, estudantes desses países.

O Embaixador Luis Fonseca considera relevante a escolha da UFRB para integrar o programa de intercâmbio, particularmente no que diz respeito aos estudantes dos países da África e Timor Leste, por dois aspectos positivos: as características culturais da região do Recôncavo e o baixo custo de vida nas cidades onde há Centros de Ensino da UFRB, quando comparado ao custo nas grandes cidades brasileiras.

Evidentemente, este acordo permitirá também a interação entre docentes das instituições.O Reitor da UFRB conversou ainda com Reitores e Dirigentes de diversas Instituições Portuguesas, de São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola, Moçambique e de Macau. Os desdobramentos desses contatos dependerão do interesse mútuo dos docentes das instituições, o que será estimulado pelos Dirigentes.

Em Portugal, o Reitor Paulo Gabriel Nacif visitou várias Instituições de Ensino Superior.  No dia 14 de junho, ele esteve na Universidade Técnica de Lisboa, onde foi recebido pelo Vice-Reitor, Prof. Luis Ferreira.  No dia 15 de junho esteve reunido com a Missão do Governo Brasileiro junto à CPLP, ocasião em que apresentou a intenção de instituir e consolidar a relação da UFRB com as instituições lusófonas de ensino superior. Ficou acertado que a UFRB apresentará um projeto sobre o assunto que contará com o apoio da missão.Nos dias 17 e 18, Professor Paulo Gabriel esteve no norte de Portugal, em Bragança, onde se reuniu com os dirigentes e docentes do Instituto Politécnico de Bragança, coordenado pelo seu Presidente João Alberto Sobrinho Texeira e também com o Vice-Governador da Província do Kwanza-Sul da República de Angola, Victor Pinto Silva.

Com as instituições portuguesas foram discutidos os aspectos relacionados a convênios que facilitem a movimentação de estudantes e professores da UFRB e essas instituições. Muito provavelmente, ainda este ano tais convênios serão assinados.Com o Vice- Governador de Kwanza-Sul discutiu-se formas da UFRB ajudar na criação de uma Escola Superior de Agricultura naquela província.
https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!