Fechar
Página inicial Notícias Veja aqui novas oportunidades de captação de recursos para projetos de pesquisa

Veja aqui novas oportunidades de captação de recursos para projetos de pesquisa

02/07/07 06:17 , 13/01/16 15:25 | 2924
A FAPESB terá novas Câmaras e deverá abrir novos Editais em julho.

O Dr. Robert Verhine, Diretor Científico da FAPESB, em reunião com os Pró-Reitores e Diretores de Pesquisa, informou que será lançado edital para seleção de 22 bolsas PRODOC ainda este mês e que no próximo dia 16/07 será lançado o Edital Universal para projetos de pesquisa.

Verhine informou ainda que a Diretoria tem como meta a interiorização da pesquisa no Estado e que novas Câmaras de Assessoramento serão criadas, entre elas a Câmara Multidisciplinar.

Para Carlos Alfredo, Pró-reitor de Pesquisa, o Edital PRODOC será uma excelente oportunidade para atrair e agregar Pesquisadores Doutores aos Grupos de Pesquisa da UFRB, enquanto que o Edital Universal  será a oportunidade de captar recursos para a pesquisa.

O Pró-Reitor lembra que o Edital Universal também será importante para os projetos da Pós-Graduação, uma vez que não teremos mais o fluxo contínuo da FAPESB para projeto de pesquisa em 2007.

A FAPESB também está promovendo a divulgação do Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia – CYTED (Ciência y Tecnologia para o Desarrolo).

Com secretaria na Espanha e 22 anos de existência, o Programa CYTED dá apoio financeiro para a promoção da integração científica entre 21 países ibero-americanos, possibilitando acesso a programas da comunidade européia e a integração latino-americana.

Durante a reunião, a estrutura do Programa foi apresentada pelo Dr. Mitermayer Galvão do Reis (Diretor da FIOCRUZ no Estado da Bahia) e o Projeto CYTED-Grid pelo Dr. Josemar Rodrigues de Souza (Docente da UNEB).

Neste último caso o objetivo é criar infra-estrutura tecnológica e humana, entre diversos grupos ibero-americanos dedicados ao campo da informática e com experiência na área de aplicações científicas potencialmente usuárias da tecnologia Grid.

O valor de financiamento anual é da ordem de U$ 50.000 (Cinqüenta mil dólares anuais). Embora aparentemente baixo este valor é amplificado a partir da estruturação das redes e dos convênios efetuados com os diversos países envolvidos nas redes temáticas.

Atualmente são sete redes temáticas: 1) Agroalimentação; 2) Saúde; 3) Promoção do Desenvolvimento Industrial; 4) Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Globais e Ecossistemas; 5) Tecnologia da Informação e Comunicações; 6) Ciência e Sociedade; e 7) Energia.

De acordo com o Pró-Reitor Carlos Alfredo, o Programa CYTED é mais uma possibilidade de captação de recursos e internacionalização dos Grupos de Pesquisa da UFRB.

Em 2008 será lançado um novo edital e os Grupos devem se articular antecipadamente. As apresentações sobre o Programa, em PowerPoint, podem ser solicitadas à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (prppg@ufrb.edu.br). Maiores informações sobre o programa podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.cyted.org. 
https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!