Fechar
Página inicial Notícias Cidades do Recôncavo reivindicam Centros ou Núcleos de Extensão da UFRB

Cidades do Recôncavo reivindicam Centros ou Núcleos de Extensão da UFRB

16/07/07 12:20 , 13/01/16 15:26 | 2934

Primeiro foi Valença, depois Santo Amaro, agora Salinas das Margaridas e São Francisco do Conde. O Prefeito de Salinas, Francisco José Santana, mandou ofício requisitando uma unidade da UFRB naquele município. Já São Francisco do Conde mandou uma comitiva ao Campus de Cruz das Almas (detalhe na foto). A comitiva foi recebida pelo Reitor Paulo Gabriel Nacif e pelo Diretor do CCAAB, Áureo Oliveira.  

foto2 A Comitiva de São Francisco do Conde contou com cerca de 60 pessoas.

Entre elas, professores, sindicalistas, estudantes do ensino médio, vereadores (Rilza Valentim, Sônia Batista, Mário Nogueira e Robson Portugal), o deputado estadual Bira Coroa e o deputado federal João Lemos.

Eles trouxeram um abaixo-assinado com mais de cinco mil assinaturas reivindicando um núcleo de extensão ou campus da UFRB naquela cidade. Hoje existem mais de mil estudantes que se deslocam de São Francisco do Conde para fazer curso superior em outras cidades. Para a vereadora Rilza Valentim a cidade merece uma unidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, já que foi a sede do Instituto Imperial de Agronomia, a primeira escola de ensino superior das áreas agrárias da América Latina e que depois deu origem a Escola de Agronomia da UFBA e, posteriormente, à UFRB.

O Reitor Paulo Gabriel Nacif, no discurso de recepção da comitiva, disse que na viagem que fez a Portugal, em junho último, descobriu que o Instituto Imperial foi também a primeira escola superior em ensino agrário do mundo lusófono, ou seja, de todos os países que falam a língua portuguesa. Professor Paulo salientou que é uma questão de honra ter uma unidade da UFRB em São Francisco do Conde, não só pela importância do Patrimônio físico das ruínas do Instituto, mas também pela relevância do Patrimônio Imaterial.

 Já no ofício do prefeito de Salinas das Margaridas havia um pedido de uma unidade, com os cursos de Biologia marinha ou Oceanografia, dadas as características do município, que vivenciou no mês de março, os efeitos da maré vermelha. O prefeito Francisco José destacou ainda a vocação turística da cidade e da população tão receptiva e ofereceu alguns prédios para que uma unidade da UFRB possa funcionar.

Valença, a primeira cidade a se mobilizar, esteve com uma comitiva em Cruz das Almas há cerca de dois meses, e já tem uma comissão, com pessoas da comunidade e professores da UFRB, para estudar de que forma o município pode ser inserido no Projeto de Expansão da Universidade.

 Santo Amaro (terra de Dona Canô) pediu que a UFRB estivesse inserida em projetos da área cultural e artística.

Em todos os casos, o Reitor Paulo Gabriel salientou que é importante as manifestações das comunidades em busca de uma Universidade plena  e integrada às necessidades do Recôncavo. Ele prometeu estudar, em conjunto com a comunidade acadêmica, a viabilidade de propor ao MEC a expansão dos Centros de Ensino. 

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!