Página inicial Notícias Moção de Pesar

Moção de Pesar

21/05/10 11:01 , 13/01/16 15:39 | 1939
A UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia manifesta o seu pesar pelo falecimento de Damário Dacruz, fotógrafo e poeta de Cachoeira. Damário Dacruz faleceu na madrugada da sexta-feira (21/05), em Salvador.

A UFRB, gestada em consonância com os ideais de resgate e valorização da cultura do Recôncavo Baiano, tão brilhantemente perseguidos pelo poeta Damário Dacruz, manifesta aqui as suas homenagens a este homem que, com a sua obra, dignificou a si mesmo, a sua terra e a sua gente.

Damário Dacruz é universal porque cantou a sua aldeia, a heróica Cachoeira, e nossa gente. Seus versos e suas fotografias, admirados no país inteiro, são uma amostra do gênio criativo de nosso povo. Damário Dacruz, quer seja em suas fotografias, ou ainda em seus poemas, exprimiu com inigualável talento os anseios, as percepções, as inseguranças e os dilemas inerente à toda existência humana.

Damário Dacruz também falava do amor. Entretanto, nunca saberemos se o poeta deu-se conta de que, na verdade, ele escrevia sobre o que sentíamos por ele.

O Recôncavo Baiano aprendeu a amar este homem e tudo aquilo que ele representa. A UFRB, por sua vez, agradece ao poeta por todo esforço que ele empenhou para a tão sonhada implantação desta universidade e do quanto foi parceiro das atividades do CAHL.

Damário Dacruz sonhava com a emancipação do ser humano, o renascimento do Recôncavo Baiano e a valorização de nossa cultura, que ele representou tão dignamente. Por isso era forte, bravo e belo.

Em sua despedida, escreveu seu derradeiro poema.

As palavras, estas que sempre lhe acompanharam em vida, serviriam, mais uma vez, a expressar aquilo que o seu coração ansiava em dizer: adeus.

"Gran finale
Avise aos amigos
que preparo o último verso
A vida
dura menos que um poema
e no alvorecer mais próximo
saio de cena."
Damário Dacruz

A UFRB, em nome de sua comunidade universitária, apresenta as suas condolências aos familiares e amigos deste homem que, em vida, representou toda a beleza, sensibilidade e inteligência do homem do Recôncavo.

Adeus Damário, adeus poeta.

PAULO GABRIEL SOLEDADE NACIF
Reitor da UFRB