Página inicial Notícias Comemoração dos 5 anos da UFRB

Comemoração dos 5 anos da UFRB

30/07/10 10:07 , 13/01/16 15:39 | 2175

As comemorações aconteceram nos dias 29 e 30 de julho.

Na cerimônia de comemoração, no dia 29, as presenças do Reitor e Vice-Reitor  da UFBA, Naomar Monteiro e José Mesquita e da futura Reitora, Dora Leal Rosa, além da administração central da UFRB, com Reitor, Vice, Pró-Reitores, assessores, técnicos e professores da UFRB, além de lideranças políticas diversas. O Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif abriu a solenidade fazendo um balanço, em números, do quanto a Federal do Recôncavo cresceu nesses anos, tanto em cursos, quanto em número de estudantes, funcionários e professores. Ele enalteceu as iniciativas inovadoras implantadas na gestão do reitorado dos professores Naomar e Mesquita e reconheceu a liderança que exerceram em transformações importantes no ensino superior brasileiro dos últimos anos.

Professor Silvio Soglia falou dos desafios diários na construção e gestão de uma universidade e na responsabilidade social que a academia tem para com a população.

Professor Mesquita falou sobre o protagonismo do povo do Recôncavo, na mobilização histórica que resultou na criação da UFRB e se disse satisfeito ao ver a Federal do Recôncavo tão firme com apenas 5 anos de criada.

Professora Dora lembrou as parcerias entre a UFBA e UFRB e como futura Reitora, acredita que essas parcerias se solidificam cada vez mais. Ela não tem dúvidas dos pontos positivos que a UFRB trouxe não só para a região, mas para a educação superior da Bahia.

Professor Naomar fez um balanço do seu reitorado e afirmou que a UFBA e a UFRB devem inovar sempre para que as transformações sociais realmente aconteçam.

Professor Paulo Gabriel finalizou a solenidade agradecendo a todos, deixando claro que a concretização do sonho de uma instituição como a UFRB no interior só foi possível porque, antes de tudo, havia vontade política.

Ao final foram descerradas placas que celebram a parceria UFRB e UFBA.

No dia 30/07 aconteceu o Show comemorativo '5 anos de UFRB e 113 anos de Cruz das Almas', uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, Federal do Recôncavo, com apoio da Petrabrás, na Praça Multiuso em Cruz das Almas, com Aula cantada de Gerônimo e Banda Mont’Serrat.

Gerônimo é cantor, compositor e trombonista. Muitos de seus sucessos se tornaram hinos no carnaval e festas de largo. Canções como  'Jubiabá', 'Eu sou negão', 'Menino do pelô', "Oxossi" (incluída na trilha sonora do filme norte-americano "Orquídea Selvagem") e “É D’Oxum”, música que virou tema, nos anos 80, da minissérie “Tenda dos Milagres”, mas que acabou se tornando um símbolo da própria cidade de Salvador. Cantores como Maria Bethânia, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, e muitos outros, já interpretaram músicas do compositor.

{morfeo 25}

Na dúvida, fale conosco!