Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/culturalsbpc

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias Programação cultural da SBPC mostrou a diversidade do Recôncavo

Programação cultural da SBPC mostrou a diversidade do Recôncavo

20/09/10 17:09 , 13/01/16 15:40 | 2317

A ciência é produto direto da cultura humana e o saber científico não é antagônico às manifestações culturais. Na verdade, ciência e cultura se complementam. Por isso, a Pró-Reitoria de Extensão da UFRB preparou uma programação cultural para reunião da SBPC, capaz de mostrar a diversidade e a riqueza dos saberes culturais do Território do Recôncavo.

Quem assistiu aos shows, oficinas e minucursos relizados no palco e na Tenda Cultural da Reunião Regional da SBPC, que ocorreu no campus da UFRB em Cruz das Almas entre os dias 14 a 17 de setembro, pode não ter se dado conta, mas atrás de cada nota musical das inúmeras canções entoadas, existe uma teoria matemática, uma ciência.

Para o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif, “estamos edificando uma universidade, obra que requer o respeito e o contato com a universalidades dos saberes. Nossa cultura é que nos dá o sentimento de identidade com o Território do Recôncavo, o idem sentire, este sentimento de pertencimento. Precisamos produzir ciência sem esquecer nossas subjetividades e o lugar em que estamos. Acho que a UFRB cumpre um papel importante de valorização e produção de cultura e de ciência. Mostramos isso na SBPC”, disse o reitor.

Mestre em Regência (UFBA) e professor de Regência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o regente Leandro de Magalhães Gazineo não vê barreiras entre a ciência e a cultura. O professor é maestro do Coral da UFRB, criado em 2008 e que reúne 40 cantores entre professores, alunos, servidores técnico-administrativos e membros da comunidade local.

Para o maestro Leandro Gazineo, é preciso lembrar que “a música e a ciência caminham juntos, e não só no campo da matemática”. Gazineo lembra que “Leonardo da Vinci era também músico e Einstein tocava violino”. Segundo o maestro “o Coral da UFRB está expandindo as suas atividades e está servindo como um portal para que a UFRB possa, futuramente, abrir cursos de música, absorvendo esta grande riqueza cultural do Recôncavo”.

A reunião da SBPC na UFRB foi marcada pela sua programação cultural. Logo na cerimônia de abertura, na terça-feira (14/09), o público se emocionou com o grupo musical Viola de Arame e teve contato com a “viola machete”, típica do Recôncavo Baiano.

Foi assim também ao longo de toda programação cultural do evento http://www.ufrb.edu.br/sbpc/index.php/programacao-cultural.

Para a coordenadora de cultura e educação da Pró-Reitoria de Extensão, Valdíria Rocha, a “Caminhada Cultural Recôncavo: caminhos do Massapé” se constitui num “momento histórico, um marco na unidade territorial a partir da cultura. O Fórum de Gestores Culturais do Território do Recôncavo foi o grande parceiro na construção dessa caminhada que expressa a diversidade étnica, cultural e econômica da região”. Para ela, foi “gratificante” ver os grupos culturais entrando na UFRB para um dialogo estético e rítmico, com a presença dos mestres e mestras da nossa cultura que, a despeito da idade, percorreram alegremente o trajeto”.

A inédita caminhada reuniu mais de mil artistas de todo o Recôncavo em um trajeto que percorreu as ruas de Cruz das Almas e foi recebida, no campus da UFRB, pelo Reitor Paulo Gabriel. “Entrem nesta universidade, ela foi feita para vocês”, disse o reitor em sua fala de agradecimento e boas vindas aos componentes dos grupos culturais, na Tenda Cultural.

“A ambição da Proext é que a caminhada se constitua numa atividade anual, cada vez em uma cidade diferente”, revelou a coordenadora Valdíria Rocha.

{gallery}noticias/culturalsbpc{/gallery}

Na dúvida, fale conosco!