Página inicial Notícias MEC prorroga prazo de inscrição no Sisu

MEC prorroga prazo de inscrição no Sisu

18/01/11 09:01 , 13/01/16 15:42 | 857

17/01/2011 - A Tarde

O prazo de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi prorrogado até às 23h59 dessa quinta-feira, 20. As inscrições se encerrariam nesta terça, 18, mas o prazo foi ampliado depois que centenas de estudantes tiveram dificuldades para acessar o site do MEC. Desde o domingo, 16, quando as inscrições foram abertas, alunos que tentaram se inscrever no sistema relataram dificuldades para acessar a página, que ficou sobrecarregada.

Com o novo calendário, o resultado da primeira chamada estará disponível para consulta dos candidatos no dia 24 de janeiro e os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro. O cronograma atualizado está disponível para consulta na página eletrônica do Sisu.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), além da prorrogação, foi determinado pela Justiça que o sistema de reserva de vagas para estudantes de escolas públicas utilizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) seja estendido a candidatos de todos os estados. Através do Sisu, estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC) decidiu também nesta segunda-feira, 17, limitar o tempo de navegação na página. Desde às 6h desta segunda, segundo dia de inscrições, os usuários têm 20 minutos para se cadastrar. Mas se eles ficarem 10 minutos sem movimentar o sistema, a página será fechada.

Apesar da medida, o site do Sisu continua lento nesta segunda e muitos estudantes enviaram e-mails para a redação do A TARDE On Line relatando dificuldade de fazer a inscrição. A média de cadastro durante a manhã foi de 400 por minuto, sendo que a capacidade é de 50 mil por hora. De acordo com o MEC, o sistema chegou a receber 47 mil acessos simultâneos neste domingo, quando 357 mil pessoas se cadastraram no Sisu.

Nota - Nesta segunda, os estudantes já podem visualizar as notas de cortes (nota mais baixa que permite a aprovação do aluno. Esse valor pode mudar diariamente) e sua classificação nos cursos em que estão cadastrados. A inscrição no Sisu pode ser feita apenas pelo site do sistema (clique aqui e acesse).

Na Bahia, os alunos podem concorrer a vagas na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Recôncavo Baiana (UFRB) e Instituto Federal da Bahia (IFBA), totalizando 2.755 vagas em 102 cursos. Em todo o Brasil são 83.125 vagas em 83 instituições públicas, sendo 39 universidades federais, cinco estaduais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, além de uma instituição isolada.

O cadastro no Sisu é permitido para estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. A nota nesta avaliação serve como critério de classificação nas vagas disponíveis no Sisu.

Na dúvida, fale conosco!